Griot

ISSN: 2178-1036

17 found

View year:

  1. (1 other version)Identidade Racial E Identificação Racial.Kwame Appiah & Gizele dos Santos Belmon - 2010 - Griot 2 (2):129-141.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Democracia E Literatura No Pragmatismo De Rorty: Democracy And Literature On Rorty’s Pragmatism.Tiago Medeiros Araújo - 2010 - Griot 2 (2):52-62.
    O pragmatismo de Richard Rorty possui como uma das suas peculiaridades o fato deatribuir plena relevância moral à literatura em detrimento da pretensiosa prescriçãofilosófica que põe a moral na linha reta da ética. Uma vez que as descrições filosóficas,de caráter universal, não são capazes de impelir indivíduos à progressão moral semsugerir uma dada concepção política indesejável, Rorty compreende que a literatura,cujo vocabulário pretende esboçar as faces do particular, atende, melhor do que a própriafilosofia, às nossas demandas éticas. Isso é possível (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. De Selvagem A Cidadão: Os Caminhos Percorridos Pelo Homem Até A Constituição Do Corpo Moral E Coletivo.: From Savage To Citizen: The Path Followed By Mankind Toward The Establishment Of The Moral And Collective Body.Caius Brandão - 2010 - Griot 2 (2):95-104.
    A partir do sistema político-filosófico de Jean-Jaques Rousseau, o objetivo desteartigo é iniciar uma possível compreensão genealógica acerca da relação entre o bemcomum e o bem de si mesmo. Através de uma análise parcial do arcabouço teóricoconceitualsobre a natureza humana e do modelo de soberania popular e deestruturação da sociedade civil proposto pelo filósofo, será posta em discussão arelação entre a vontade geral – que sempre quer o bem comum – e as vontadesparticulares – que sempre buscam o bem de (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. As Finalidades Da Arte: A Autonomia E A Liberdade Na Estética Hegeliana: The Purposes Of The Art: The Autonomy And The Freedom In Hegel's Aesthetics.Cilene Nascimento Canda - 2010 - Griot 2 (2):40-51.
    O objeto de estudo do presente texto assenta-se na discussão sobre as finalidades daarte referentes à liberdade e à autonomia humana, tendo como aporte teórico aestética hegeliana. O estudo pretende, ainda que de modo conciso, ser um caminhoreflexivo de suporte para a compreensão da estética, enquanto área de conhecimentohumano. A metodologia adotada refere-se ao estudo de cunho teórico sobre a arteenquanto expressão, forma de produção de conhecimento sensível e de criaçãohumana. Visa-se tecer argumentos acerca da filosofia da arte de Hegel, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Fundamentos Teóricos Da Ditáctica De Física: Algumas Reflexões A Partir Da Prática Docente: Theoretical Foundations Of Physics Of Didactic: Some Reflections From Teaching Practice.Jó. António Capece - 2010 - Griot 2 (2):64-73.
    A presente comunicação é o resultado de uma pesquisa bibliográfica e das constataçõesdo autor derivadas da sua experiência no processo de ensino e aprendizagem, mormentena disciplina de Didáctica de Física. Tomando como pressuposto de que a Didáctica deFísica ou a Prática de Ensino de Física, ocupa um papel preponderante no currículo deFormação do corpo discente e docente na Universidade Pedagógica, o autor trás à tonauma discussão teórica com vários autores que de algum tempo à esta parte se têmdebruçado sobre o (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. A Crise Na Educação Moderna Segundo Hannah Arendt: The Crisis In The Education Modern Second Hannah Arendt.João Loyola de Freitas - 2010 - Griot 2 (2):1-14.
    Na atualidade e em grau relevante, sobre o mais instruído ao mais desinformadohabitante do mundo ocidental, paira uma idéia, um conceito de educação. Aeducação, por estar essencialmente ligada às crianças ou a idéia de novo, sugere, emnossa imaginação, um caráter de renovação, de transformação das realidades sociaise políticas. Porém, depois de algumas décadas da presença do sistema modernoeducacional, em nossa sociedade, não se vê tanta transformação, quanto se esperava.Uma mente reflexiva que se arriscou a pensar a educação e seus problemas (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. O Útil E A Obra De Arte Em Marx E Heidegger: Utility And The Work Of Art In Marx And Heidegger.Eliane Santana De Mendonça - 2010 - Griot 2 (2):74-81.
    O trabalho elabora uma comparação entre os pensamentos de Karl Marx e MartinHeidegger no que tange à questão do útil. Em seguida propõe uma reflexão sobrecomo as diferenças entre os dois filósofos neste tema implica em distintosposicionamentos em relação à obra de arte. O objetivo do trabalho é apontar pontosde convergência e divergência entre os pensamentos destes filósofos em relação aostemas propostos.The following work compares the idea of utility in the thoughts of Martin Heideggerand Karl Marx. It, then, proposes a (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. O “direito Dos Povos”: Um Ideal DeJustiça Para Ser Aspirado Por Todas As Sociedades: The “Law Of Peoples”: An Ideal Of JusticeTo Be Aspired To By All Societies.Guilherme de Oliveira Feldens - 2010 - Griot 2 (2):82-94.
    A obra O direito dos povos fecha a trilogia de reflexões de Rawls sobre a justiça,sustentando que povos razoáveis podem conviver de maneira pacífica em um mundojusto. Seu objetivo fundamental é estudar as possibilidades de estender o conceito dejustiça como eqüidade para o âmbito externo denominado de Sociedade dos Povos.Elabora ideais e princípios para a política exterior de povos razoavelmente justos,instaurando um programa de direito internacional público. O presente artigo visaapresentar a importância de sua teoria para uma sociedade internacional caracterizadapela (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. (1 other version)O Interpelado.Jean-luc Marion & José Reinaldo Felipe Martins Filho - 2010 - Griot 2 (2):119-128.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. (1 other version)A Crítica Feuerbachiana Da Filosofia Especulativa E Sua Verdade Terrivelmente Séria Em “princípios Da Filosofia Do Futuro”: The Feuerbachian Critique To The Speculative Philosophy And His Terribly Serious Truth In “PRINCIPLES Of Philosophy Of The Future”.Marcos Fábio Alexandre Nicolau - 2010 - Griot 2 (2):15-28.
    Nosso intento aqui é o de expor os limites da filosofia especulativa a partir da análisecrítica de Feuerbach nos Princípios de Filosofia do Futuro. Nesta obra Feuerbachapresenta-nos os fundamentos da filosofia especulativa, a fim de levar-nos acompreendê-la como uma verdadeira teologia racional. Tal afirmação feuerbachianafunda-se na latente submissão dos filósofos especulativos a temas sugeridos nareflexão teológica, surgidos no período que vai desde a filosofia mosaica aosprimórdios do cristianismo, precisamente na filosofia neoplatônica. Analisamos emnosso trabalho o argumento do filósofo alemão para (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Walter Benjamin E Giorgio Agamben: Uma Análise Das Implicações Políticas Da Linguagem: Walter Benjamin And Giorgio Agamben: An Analysis Of The Political Implications Of The Language.Claudecir dos Santos - 2010 - Griot 2 (2):105-118.
    O presente artigo tem a pretensão de analisar os desdobramentos da dimensãopolítica da linguagem em Walter Benjamin e Giorgio Agamben, e observar como averdade e seus efeitos de poder se manifestam a partir das relações da linguagemcom os dispositivos que a tornam possível de ser vivenciada. Além disso, trazpresente a concepção própria de Benjamin acerca da linguagem, estabelecendo umarelação entre a filosofia da linguagem benjaminiana com alguns conceitos da teoriado filósofo italiano Giorgio Agamben.The present article has the purspose to analyse (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. A Estética Da Crueldade Nas Fronteiras Identitárias Em Mia Couto.: The Aesthetics Of Cruelty In The Borders Identities In Mia Couto.Jean Paul D'antony Costa Silva - 2010 - Griot 2 (2):29-39.
    presente trabalho pretende investigar as veredas da estética da crueldadenstruídas no romance Venenos de Deus, remédios do Diabo, de Mia Couto, a partirhibridização, desterriorização e dos percursos das identidades diaspóricas criadasfragmentadas nos discursos existentes na Vila Cacimba, cenário que documenta astória de Bartolomeu Sozinho, sua esposa Dona Munda, o médico Sidónio Rosa e aulher que este ama e busca reencontrar em Vila Cacimba, Deolinda. Nesse cenárioque os textos acerca da língua enquanto colonização, da suposta epidemia enquantoultietnicidade, da diáspora, das miscigenações (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Ensino Superior E Os Paradigmas Da Política Neoliberal.: Superior Education And The Paradigms Of The Neoliberal Politics.Hebert de Melo - 2010 - Griot 1 (1):24-31.
    Este artigo científico procurou investigar o processo de adaptação da UniversidadeBrasileira aos novos paradigmas impostos pelas políticas neoliberais. A análise se faza partir de breve histórico do liberalismo e de suas imbricações no ensino.Apontando também a relativização da suposta democratização e modernização doensino pelas novas perspectivas impostas pelo mercado. São levantadas tambémquestões como autonomia universitária e legitimação da instituição de ensinosuperior. Tthis article scientific looked to investigate the adaptation process of the BrazilianUniversity to the new paradigms imposed by the neoliberal (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Linguagem E Língua: Uma Reflexão Acerca Da Dialética Ensino-Aprendizagem: Language And Language: A Reflection On The Teaching-Learning Dialectic.Sérgio Gomes de Miranda - 2010 - Griot 1 (1):33-46.
    O conceito de linguagem é parte indispensável no complexo trabalho com a língua.Aqui, tem-se como referencial teórico a Teoria Histórico-Cultural para estruturaçãodialética ensino-aprendizagem, por considerar a relação existente entre a história, asociedade e a cultura na constituição dos conteúdos e dos sujeitos no seu contato comesses conteúdos, inseridos nesse contexto sócio-histórico-cultural. Então, tem-se aconcepção sociointeracionista da linguagem, como processo de interação e mediaçãona relação semiótica entre o mundo e o homem, e da língua, um construto históricoculturalcomo uma interface da sociedade (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. (1 other version)Outro, quem é ele? Considerações em torno da fenomenologia de Husserl, Heidegger e Lévinas.José Reinaldo Felipe Martins Filho - 2010 - Griot 1 (1):56-66.
    A proposta do presente artigo é apresentar, de modo sucinto, o papel que a figura dooutro ocupa nas diferentes concepções filosóficas da contemporaneidade. Para tal,serão eleitas as perspectivas de Husserl, Heidegger e Lévinas, como possíveisabordagens da questão. Partindo da fenomenologia e atendo-se nos níveis daontologia, poder-se-á compreender como se erige a proposta ética como autênticapossibilidade de abordagem da relação entre os seres humanos. Tomando como basea alusão ao eu transcendental realizada na quinta meditação de MeditaçõesCartesianas, será possível perceber como a (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. (1 other version)Natureza Humana E Totalitarismo: Human Nature and Totalitarianism.José João Neves Barbosa Vicente - 2010 - Griot 1 (1):47-56.
    Classificado pelo pensamento político contemporâneo como novidade singular nahistória da humanidade e considerado como exemplo emblemático da erosão dopolítico, o fenômeno totalitário provocou polêmicas em relação aos termos utilizados noprocesso da sua compreensão. Por exemplo, quando se afirmou que o seu objetivosupremo era “transformar a natureza humana”, essa expressão causou ruídodesconfortável aos ouvidos daqueles que, sintonizados à tradição metafísica, sempredefiniram a natureza humana como uma essência imutável. Este artigo discute e apontao significado e o alcance dessa expressão no pensamento político (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  17. A Consciência Da Existência Em Sêneca: The Conscience Of The Existence In Sêneca.Carlos Antonio Pereira & José João Neves Barbosa Vicente - 2010 - Griot 1:1-15.
    Não é indispensável para quem pretende compreender o sentido da definição da vidafeliz em Sêneca, ou melhor, da consciência da felicidade elaborada a partir de umarejeição do eudemonismo, sem passar por um desvelamento da consciência daexistência que se mostra a partir do conhecimento da morte – este é o assuntofundamental deste artigo, afinal, para Sêneca, não há escapatória, alcançar oconhecimento da vida é entender-se mortal.He is not indispensable for who it intends to understand the direction of thedefinition of the happy (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues