Year:

  1. Vladimir Jankélévitch, Le Pardon (Présentation de Laure Barillas). (Paris: Flammarion – Col. Champs Essais, 2019), 283pp. ISBN­‑13: 978­‑2­‑0814­‑7385­‑0. [REVIEW]José Manuel Beato - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 29 (57):289-290.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  1
    Por Um Novo Espírito Alter­‑Mundialista (I) Do Cosmopolitismo (Kant) À «Nova Internacional».Fernanda Bernardo - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 29 (57):19-58.
    Este texto começou por estruturar uma conferência proferida no IX Ciclo ECATI sob o título A Constelação do Planetário – estava em questão referir como o cosmopolitismo repensado por Jacques Derrida tenta responder à exigência de se «pensar sob o modo da constelação», salientando as implicações desta exigência no plano do instituído. Desenvolvido e fundamentado, este texto tenta agora mostrar como, salientando os limites, as impotências e as graves deficiências do cosmopolitismo, a partir do levantamento dos seus pressupostos teórico-‑filosóficos de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  1
    Exposição metafísica do espaço­‑tempo imaginários em Pedro da Fonseca e Manuel de Góis.Mário Santiago De Carvalho - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 29 (57):131-146.
    Sem querer ser uma aproximação histórica e cultural ao tema indicado no título, este artigo visa discutir o seu quadro metafísico a fim de, em diálogo com uma interpretação de Miguel B. Pereira, fazer repercutir tal quadro mais na linhagem futura da análise leibniziana e menos na do apriori kantiano.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. El Largo Presente Del Dolor Físico. Cinco Leyes de la Temporalidad Adolorida.Agustín Serrano De Haro - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 29 (57):153-168.
    O artigo pretende formular cinco leis essenciais que possam servir para caracterizar a temporalidade imanente peculiar da dor física. As três primeiras leis são comuns a inúmeras experiências de consciência: natureza cursiva da dor, ou não instantaneidade do fenómeno; natureza atual da dor, no sentido em que o decurso anterior de retenção não é adicionado de forma cumulativa à impressão de sofrimento; caráter mutável de todo processo doloroso, que nunca pára. A quarta lei refere-‑se a como o presente doloroso não (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Henrique Jales Ribeiro, Argumentação, Pensamento Crítico E Filosofia – E Outros Ensaios – (Lisboa: Edições Esgotadas, 2019); 155 Pp. ISBN: 978­‑989­‑8911­‑71­‑1. [REVIEW]Miguel Gouveia De Oliveira - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 29 (57):265-270.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. From Pure Reason to Human Spirit. Fichte’s Philosophical Exploration of a New Semantic Field.Luis Fellipe Garcia - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 29 (57):89-106.
    Este artigo argumenta que Fichte, nas primeiras formulações de seu projeto filosófico, apreende a tarefa da filosofia não tanto como uma Crítica da Razão, mas antes como um Autoconhecimento do Espírito, trazendo assim a noção de Espírito para o centro da discussão filosófica. Exploramos o que Fichte entende por Espírito e argumentamos que essa noção, ainda que ela não seja usada de modo consistente ao longo de sua obra, cobre um espaço conceitual fundamental do projeto filosófico fichtiano. O argumento será (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Más Allá Del Naturalismo y Del Constructivismo Social: La Función de la Fenomenología En la Investigación Sobre El Dolor.Saulius Geniusas - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 29 (57):179-200.
    Este artigo tem como objetivo situar a pesquisa contemporânea sobre a dor e delimitar as diferentes metodologias aplicadas na análise deste tema. O objetivo deste estudo é argumentar contra a posição que defende que o naturalismo e o construtivismo social são os únicos possíveis pontos de partida no campo da pesquisa da dor. Pretende-‑se mostrar que essas duas correntes se baseiam em pressupostos cuja explicação filosófica requer uma fenomenologia da dor. Dado que esses pressupostos dizem respeito ao conceito de dor, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Phenomenology of Vertigo and Dizziness.Joan González Guardiola - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 29 (57):221-242.
    O que surge de uma descrição fenomenológica das experiências de tontura e vertigem para uma teoria fenomenológica geral da constituição do mundo? O que surge dessa contribuição para o projeto geral de uma fenomenologia da dor? Neste artigo, tentamos responder a ambas as perguntas, mostrando as suas ligações íntimas. Para isto, será necessário fazer uma descrição fenomenológica de ambos os fenómenos que permita mostrar as possíveis limitações de respetiva determinação clínica, recentemente estabelecidas por autores como Bisdorff, Von Brevern, Lempert e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Fenomenología Del Dolor.Ariela Battán Horenstein - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 29 (57):149-152.
    Neste breve texto é apresentado o conjunto de trabalhos de pesquisa que se publicam aqui em uma seção especial dedicada aos resultados da pesquisa do Projeto Internacional de Investigação “Fenomenología del Cuerpo y Análisis del dolor II”.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Fenomenología Del Cuerpo y Análisis Del Dolor. Entrevista a Agustín Serrano de Haro.Ariela Battan Horenstein & Luís António Umbelino - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 29 (57):169-178.
    O trabalho desenvolvido ao longos dos últimos anos por Agustin Serrano de Haro, nomeadamente no contexto das investigações fenomenológicas sobre o tema da corporeidade e, mais especificamente, sobre a questão da dor física, colocaram o seu nome entre os grandes especialistas mundiais nestas matérias. Ao importante número de ensaios publicados sobre os temas referidos, juntam-‑se alguns títulos de rara originalidade que vieram confirmar a qualidade do investigador do CSIC de Madrid. O objetivo da presente entrevista a Agustín Serrano de Haro (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Espinosa. Ética. Tradução do latim, introdução e notas de Diogo Pires Aurélio (Lisboa: Relógio d’Água – Colecção Filosofia, 2020), 401 pp. ISBN: 9789896419561. [REVIEW]João Diogo R. P. G. Loureiro - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 29 (57):271-279.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Testemunho E Interpretação Na Filosofia de P. Ricoeur.Maria Luísa Portocarrero - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 29 (57):107-130.
    Procura-‑se compreender com este artigo os motivos da hermenêutica do testemunho em P. Ricoeur. Tentamos mostrar como esta categoria, de cariz eminentemente ético, é importante numa reflexão sobre o existir que não parte já da pura espontaneidade do cogito, mas da necessidade de uma reflexão mediata sobre a condição humana, isto é, sobre as suas ações, decisões e modos de estar-‑no-‑mundo. Não há para o filósofo qualquer compreensão que o sujeito possa ter de si mesmo que não esteja mediada por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Cuerpo y Afectividad En Los Estudios Acerca de la Estructura de la Conciencia de Husserl.Antonio Zirión Quijano - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 29 (57):201-220.
    O trabalho consiste no relatório, acabado de elaborar, de uma leitura da seção dedicada à vida afetiva e avaliativa dos Estudos sobre a estrutura da consciência, de Husserl, orientada pelo tema do corpo e da corporalidade. Trata-‑se de encontrar, nesses escritos que constituem a primeira abordagem fenomenológica de Husserl à consciência emocional após alusões e abordagens subdesenvolvidas às investigações lógicas, as primeiras descobertas do lugar do corpo nos diferentes níveis da Vida afetiva.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Kant E a Filosofia Analítica Contempor'nea.Henrique Jales Ribeiro - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 29 (57):59-88.
    O autor estuda o impacto de Kant na filosofia analítica contemporânea e na respetiva historiografia, desde Frege, Russell e o positivismo lógico vienense, até a algumas reformulações mais recentes do problema kantiano sobre a distinção entre o analítico e o sintético, e a possibilidade do sintético a priori, como é o caso, entre outras, da de Quine e da de Kripke. Discute as razões que estão na origem do retorno a Kant na filosofia analítica desde os anos cinquenta do século (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  1
    El Dolor En Los Escritos de Patočka de Los Años 40: Intencionalidad Negativa y Experiencia Del Mal.Iván Ortega Rodríguez - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 29 (57):243-262.
    Neste artigo apresentamos as análises fenomenológicas sobre a dor que Jan Patočka desenvolveu nos anos 40. Nelas, o filósofo aponta para uma posição interessante sobre a dor como uma experiência do mal. Em particular, a dor é uma intenção negativa, onde existe um objeto peculiar que aniquila todos os objetos possíveis aos quais os desejos humanos aspiram. Esta tese do filósofo checo, além de esclarecer todo o seu trabalho, enquadra-‑se plenamente nos atuais debates filosóficos e interdisciplinares sobre a dor.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Escuchar Voces. Fantasmas Auditivos y Escenografías Sonoras.Domingo Hernández Sánchez - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 29 (57):7-18.
    Este artigo pretende investigar que tipo de escuta é a de quem “ouve vozes”. Tenta-‑se mostrar, com ele, os efeitos que a análise de certas alucinações auditivas e espectros sonoros teria, se fosse realizada do ponto de vista da escuta, não do conteúdo do que é ouvido. Para isso, o artigo conecta o estudo de certos “fantasmas auditivos” com a análise – no território da ficção, especificamente um romance de Robert Silverberg – da perda do poder de um telepata. Pretende-‑se, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Peter van Inwagen, Thinking About Free Will (Cambridge: Cambridge University Press, 2017), 232 Pp. ISBN: 9781316617656. [REVIEW]José Guilherme B. A. Sutil - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 29 (57):280-288.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Nota Editorial.Luís António Umbelino - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 29 (57):3-4.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. L’Inconditionnalité D’Un Acte de Foi Dans L’Avenir.Fernanda Bernardo - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 26 (52):255-280.
    Texto de uma conferência proferida na abertura do Colóquio internacional Derrida Lectures – 2016, In memoriam Jacques Derrida: A Universidade por vir – Soberania, Solidariedade, Hospitalidade, onde se defende que, «eminentemente criativo e libertador» e animado de justiça, o pensamento desconstrutivo de Jacques Derrida é talvez o único à altura de responder responsavelmente às urgências e aos desafios do nosso hoje sombrio: nele se mostra como, em nome da incondicionalidade, singularmente distinta da soberania, ele apela a Universidade à responsabilidade de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  1
    Lógica Formal, Transcendental E Especulativa.Michela Bordignon - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 26 (52):311-338.
    Este artigo visa esclarecer a relação entre a lógica formal e a lógica especulativa. Esta relação é tal que entre os dois tipos de lógica há um desenvolvimento interno na direção de uma única noção, ou seja, a de forma lógica. Tomarei como ponto de partida a análise da lógica de Wolff e mostrarei que esta é já uma lógica que vai além do sentido meramente formalista dessa disciplina, na medida em que está já voltada para a objetividade. Na viragem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  1
    Filosofia, Psicologia E Psiquiatria.Rui Gabriel Da Silva Caldeira - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 26 (52):339-384.
    Partindo de definições de Filosofia, Psicologia e Psiquiatria procura-‑se mostrar que na Antropologia de Hegel há a) a resolução do dualismo clássico corpo/mente, b) uma resposta ao problema dos universais, c) uma filosofia da corporalidade que compreende um inconsciente pulsional que – sui generis do pensamento de Hegel – através do trabalho dialético da razão é integrado na estrutura da psique. Finalmente, d) partindo da liberdade dialético-‑especulativa imanente ao Espírito e das investigações contemporâneas comprova-‑se a irredutibilidade da vida da consciência, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Nota Editorial.Mário Santiago De Carvalho - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 26 (52):227-229.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Alain de Benoist. Le Moment Populiste: Droite­‑Gauche C’Est Fini!. Paris: Pierre­‑Guillaume de Roux, 2017.Alexandre Franco De Sá - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 26 (52):409-413.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Epicuro: Tranquilidade da Prudência.João Emanuel Diogo - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 26 (52):281-290.
    Apresentamos as linhas gerais da teoria epicurista tentando dar consistência ao conceito de ataraxia como meio de encontrar quer o conhecimento, quer a felicidade, e como isso se reflecte na vida em comunidade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Tomás de Aquino E a Metafísica.Carlos Arthur Ribeiro Do Nascimento - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 26 (52):233-254.
    O presente texto é uma exposição do proêmio do Comentário de Tomás de Aquino à Metafísica de Aristóteles. Segue pari passu o texto do proêmio, mostrando sua articulação lógica e esclarecendo alguns conceitos utilizados no mesmo. Contém em anexo uma tradução em português do texto do proêmio, o plano do mesmo e o detalhamento deste quanto ao item referente “ao que é inteligível ao máximo segundo o conhecimento intelectual”, isto é, “de acordo com a separação da matéria”.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Montserrat Herrero, La Política Revolucionaria de John Locke, Madrid: Tecnos, 2015, 239 Pp. ISBN: 978­‑84­‑309­‑6664­‑6. [REVIEW]António Horta Fernandes - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 26 (52):401-408.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Na Senda da Razão: Filosofia E Ciência No Medievo Judaico, Por Rosalie Helena de Souza Pereira.Ana Paula Tavares Magalhães - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 26 (52):387-309.
    A Idade Média foi cenário de manifestações variadas do conhecimento produzidas por letrados judeus, especialmente no campo da filosofia. O intervalo temporal predominante, os séculos XI, XII, XIII e XIV, coincide com a consolidação de uma tradição filosófica aristotélica sobre a base da língua e da cultura árabe. Uma tal riqueza em termos de produção do saber é, também, atestada por reconhecidos estudiosos de língua, cultura, religião, filosofia e história judaicas. Há um importante processo de encontro e desencontro, interação e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Filosofia Do Corpo E Inventário da Dor.Luís António Umbelino - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 26 (52):291-310.
    Um aspeto fundamental do modo de ser da nossa corporeidade complexa, sugerido na primeira parte deste trabalho pelo alinhamento da experiência do amputado com a experiência do luto, permaneceu aí implícito e não enfrentado, sendo agora o momento de o retomar: trata-‑se de saber que papel desempenha o corpo na própria origem da relação intersubjetiva -‑ ou, se quisermos, como pode contribuir para resolver o “problema da existência de outras mentes”. Voltando ao horizonte do projeto fenomenológico merleau-‑pontyano, a nossa questão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues