21 found

Year:

  1.  5
    Comunidades de Leitores: Cultura Juvenil E Os Atos de Descolecionar.Maria da Penha Casado Alves & Roxane Helena Rodrigues Rojo - 2020 - Bakhtiniana 15 (2):145-162.
    RESUMO Este artigo se propõe discutir a constituição de comunidades de leitores, a partir de concepções advindas do Círculo de Bakhtin sobre linguagem, forças centrífugas e centrípetas; de Canclini sobre cultura/coleção; de reflexões de autores contemporâneos sobre juventudes e cultura juvenil e de Chartier sobre leitura. Interessa-nos problematizar como se constituem essas comunidades e como se dão as práticas leitoras em torno de obras que se colocam fora do cânone e da “boa leitura”. Investigamos, em uma pesquisamaior, como esses jovens (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  3
    O Discurso da Dança E o Conceito de Gênero - Alguns Elementos de Leitura.Marilia Amorim - 2020 - Bakhtiniana 15 (2):64-96.
    RESUMO O objetivo do presente artigo é tratar a dança como discurso visual e verbo-visual e identificar alguns de seus componentes que permitem a construção de sentido para um público sem formação específica e que seja mero amador e frequentador de espetáculos de dança. Na primeira parte, busca-se estabelecer as bases teórico-conceituais do trabalho e, para tanto, percorrem-se trechos da obra de Bakhtin, Medviédev e Volóshinov que convergem com o pensamento de Rudolf Laban, teórico da dança que a concebe como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  3
    A Produção Histórico-Discursiva Do Nome da Língua Apurinã.Diego Michel Nascimento Bezerra - 2020 - Bakhtiniana 15 (2):8-32.
    RESUMO Procuramos, neste trabalho, demonstrar o caráter material do sentido do nome da língua indígena Apurinã a partir dos traços do seu espaço de memória. Para a consecução deste gesto, observamos os pressupostos da Análise do Discurso francesa quanto à produção dos sentidos das palavras com valor lexical. Assumimos a noção de pré-construído para caracterizar esse valor diante da historicidade da palavra apurinã. O corpus constitui-se por textos que versam sobre a sociedade Apurinã que vão desde o século XIX até (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  2
    Marxismo E Filosofia da Linguagem: A Recepção de Bakhtin E o Círculo No Brasil.Beth Brait & Maria Helena Cruz Pistori - 2020 - Bakhtiniana 15 (2):33-63.
    RESUMO O objetivo deste artigo é analisar e avaliar um conjunto de textos aqui denominados textos-moldura presentes nas obras de Bakhtin e do Círculo traduzidas no Brasil desde 1979, com vistas a traçar um panorama nacional crítico do contexto de recepção da obra bakhtiniana e evidenciar algumas de suas especificidades, indiciadas nos diálogos que empreendem com os aspectos sociais, históricos e culturais. Pretende-se, ainda, contribuir para o aprofundamento dos estudos dialógicos e sua incontestável dimensão interdisciplinar. Além da perspectiva dialógica, as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  3
    Bakhtin e o Círculo: línguas, discursos, gêneros e produção de sentido.Beth Brait, Maria Helena Cruz Pistori, Bruna Lopes-Dugnani & Orison Marden Bandeira de Melo Júnior - 2020 - Bakhtiniana 15 (2):2-7.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  3
    GUILHERME, Alexandre Anselmo; MORGAN, W. John. Philosophy, Dialogue, and Education. Nine Modern European Philosophers [Filosofia, Diálogo E Educação: Nove Filósofos Europeus Modernos]. London: Routledge, 2018. 190 P. [REVIEW]Cibele Cheron - 2020 - Bakhtiniana 15 (2):238-247.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  3
    Um Brinde Ao Entrecruzamento de Vozes.Eliete Hugueney de Figueiredo Costa & Simone de Jesus Padilha - 2020 - Bakhtiniana 15 (2):163-184.
    RESUMO Este estudo constitui um recorte de pesquisa doutoral que teve por objetivo compreender, na dimensão verbo-visual da revista cuiabana A Violeta, como se constitui discursivamente o entrecruzamento de vozes. Tomamos o enunciado Chronica, da edição de 31 de dezembro de 1937, a fim de desvelar as tensões discursivo-ideológicas por meio da análise de estratégias linguístico-discursivas e de mobilização do plano de expressão verbo-visual. Baseamo-nos na teoria de Bakhtin e o Círculo, quanto às questões que envolvem as relações dialógicas entre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  4
    O Meme Em Material Didático: Considerações Sobre Ensino/Aprendizagem de Gêneros Do Discurso.Marina Totina de Almeida Lara & Marina Célia Mendonça - 2020 - Bakhtiniana 15 (2):185-209.
    RESUMO Este artigo tem como objetivo discutir a presença do gênero meme em materiais didáticos, seja como objeto de ensino, seja como prática de linguagem. Para tanto, partindo dos documentos oficiais, que norteiam as práticas de ensino/aprendizagem brasileiras, o artigo apresenta reflexão sobre estudos discursivos acerca do trabalho com gêneros do discurso no campo escolar. Por fim, apresenta uma análise da presença do referido gênero em um livro que circula na rede particular de ensino, destinado ao 9° ano, em atividades (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  2
    BAKHTIN, M. Teoria do romance III: o romance como gênero literário. Tradução, posfácio e notas Paulo Bezerra; organização da edição russa de Serguei Botcharov e Vadim Kójinov. São Paulo: Editora 34, 2019. 144p. [REVIEW]Orison Marden Bandeira de Melo Júnior - 2020 - Bakhtiniana 15 (2):229-237.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  3
    Autobiografia E (Res)Significação.Yuri Andrei Batista Santos & Vânia Lúcia Menezes Torga - 2020 - Bakhtiniana 15 (2):119-144.
    RESUMO É cada vez mais sensível a grande profusão de distintas formas de narratividade biográfica na sociedade contemporânea. A partir do que apresentam pesquisas em diferentes campos dos estudos em linguagem, faz-se incontestável a heterogenericidade com que diversas formas de narração do eu em diferentes tons de autorreferência têm insurgido numa sociedade altamente midiatizada e globalizada. Nesse entrever, ancorados no edifício teórico da análise dialógica do discurso em confluência com estudos que se debruçam sobre as escritas de si, propomo-nos a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  4
    A Constituição da Subjetividade Na Criança Com Diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção E Hiperatividade.Rita de Cassia Fernandes Signor & Ana Paula de Oliveira Santana - 2020 - Bakhtiniana 15 (2):210-228.
    RESUMO O objetivo deste trabalho é analisar implicações subjetivas decorrentes do processo de patologização da educação. Para tanto, foram realizadas entrevistas com duas crianças com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, seus pais e professores, observação em sala de aula, avaliação fonoaudiológica individual e pesquisa documental. Os resultados do estudo apontam que os discursos que se instauram em torno do aluno considerado resistente ao que a escola propõe terminam por comprometer a formação da sua subjetividade, uma vez que ele (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  4
    Hibridização E Gêneros Do Discurso Em Recife Frio, de Kleber Mendonça Filho.Adriana Pucci Penteado de Faria E. Silva - 2020 - Bakhtiniana 15 (2):97-118.
    RESUMO Neste trabalho, proponho uma leitura de aspectos discursivos do curta-metragem de ficção Recife frio, de Kleber Mendonça Filho, com o objetivo de refletir sobre como a hibridização de gêneros na obra, decorrente da presença de gêneros intercalados no filme, cria sentidos e provoca determinada postura na interlocução com os espectadores. Para tanto, discuto alguns conceitos-chave da teoria bakhtiniana, descrevo momentos específicos do curta-metragem e proponho análises pontuais de determinadas cenas ou sequências. A forma de diálogo com o corpus segue (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  6
    “É Verdade Este Bilete”: Relações Dialógicas E Discurso No Ciberespaço.Eliane Fernandes Azzari, Maria de Fátima Silva Amarante & Eliane Righi de Andrade - 2020 - Bakhtiniana 15 (1):7-32.
    RESUMO Este artigo contempla nosso estudo de práticas socioculturais que demonstram que/como o sujeito contemporâneo dialoga online com enunciados advindos de acontecimentos do universo off-line. Nosso corpus apresenta postagens circuladas publicamente em páginas diversas no Facebook em que se lê: “É verdade esse bilete”. A afirmativa, proveniente de um bilhete escrito por uma criança em sua esfera familiar e divulgado em redes sociais, foi apropriada por múltiplos interlocutores no ciberespaço a fim de produzir efeitos de humor e dizeres contraditórios em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  5
    Entre Polêmicas Abertas E Veladas.Beth Brait, Maria Helena Cruz Pistori, Bruna Lopes-Dugnani & Orison Marden Bandeira de Melo Júnior - 2020 - Bakhtiniana 15 (1):2-6.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  5
    Entre Acidentes E Explosões: Indeterminação E Estesia No Devir da História.Paolo Demuru - 2020 - Bakhtiniana 15 (1):81-106.
    RESUMO O artigo propõe uma releitura cruzada dos conceitos de acidente, desenvolvido por Landowski no âmbito de sua teoria sociossemiótica da interação, e explosão, elaborado por Lotman em seus últimos escritos de semiótica da cultura. Longe de ser um fim em si mesmo, este confronto almeja esboçar uma síntese teórico-epistemológica que possa contribuir à análise dos processos comunicacionais-discursivos que regem o devir dos sistemas socioculturais, bem como ao seu enquadramento conceitual. A minha hipótese é que a cifra desta articulação resida (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  6
    Thomas Fink Entrevista Lakshmi Bandlamudi: Difference, Dialogue and Development: A Bakhtinian World.Anselmo Lima & Miriam Ruffini - 2020 - Bakhtiniana 15 (1):180-197.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  17.  4
    Refrações Do Discurso Citado Como Episteme Discursiva Na Criatividade Verbal.Irene Machado - 2020 - Bakhtiniana 15 (1):154-179.
    RESUMO O ensaio revê a análise crítica de V. N. Volóchinov a respeito dos processos de transmissão discursiva, questionando estudos consagrados das categorias estilísticas e impressionistas. Ao descobrir formas em que o discurso citado tensiona a citação fazendo emergir um discurso quase direto, que tanto pode ser do narrador como da personagem, Volóchinov entende ter encontrado uma outra história do discurso, muito mais favorável à manifestação da bivocalidade como reação ativa ao discurso de outrem e como plena manifestação do ideologema. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  6
    Entre o Digno E o Precário: Enquadramento Biopolítico de Mulheres Em Fotografias Jornalísticas Sobre o Programa Bolsa-Família.Ângela Cristina Salgueiro Marques & Luís Mauro Sá Martino - 2020 - Bakhtiniana 15 (1):33-60.
    RESUMO Este texto delineia, a partir de Foucault, Fassin, Rancière e Butler, a existência de um enquadramento biopolítico de cidadãs e mulheres empobrecidas no contexto da implementação de políticas sociais. A reflexão aqui desenvolvida apresenta resultados parciais de projeto de pesquisa desenvolvido com apoio do CNPq, no qual são analisadas 150 imagens relacionadas ao Programa Bolsa Família, reunidas entre os anos de 2003 a 2015, publicadas nos veículos Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, O Globo, Veja e IstoÉ. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  4
    Formação de Leitores Literários: Diálogos Possíveis Entre Concepções Do Círculo de Bakhtin E Atividades de Livros Didáticos.Débora Ventura Klayn Nascimento - 2020 - Bakhtiniana 15 (1):127-153.
    RESUMO Este artigo convoca as concepções do Círculo de Bakhtin para redesenhar atividades de leitura literária propostas em livro didático brasileiro, tornando-as mais responsivas à vida contemporânea. Tem como base os conceitos de dialogismo e de responsividade, evocados para contribuírem com a percepção da infecundidade do uso do modelo de atividades vigente na formação de leitores e para apontar possibilidades na elaboração de atividades abertas ao diálogo das vivências dos alunos/leitores com os textos literários, bem como convidativas à expressão das (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  5
    Outros Quixotes - Notas Sobre o Discurso Em Cervantes E Borges.Newton de Castro Pontes & Edson Soares Martins - 2020 - Bakhtiniana 15 (1):107-126.
    RESUMO O presente artigo parte de várias considerações de Bakhtin a respeito do discurso romanesco a fim de compreender alguns aspectos discursivos do Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. Procede-se, então, a uma comparação com o discurso de outra obra que reproduz parcialmente o Dom Quixote: o conto Pierre Menard, autor do Quixote, de Jorge Luis Borges. Por fim, discute-se brevemente o problema da quase ausência do Dom Quixote nas discussões de Bakhtin sobre o romance, apresentando-se a hipótese de Walter (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  4
    O Conceito de Aspas Verbo-Visuais E Suas Classificações.Rodolfo Vianna - 2020 - Bakhtiniana 15 (1):61-80.
    RESUMO Este artigo tem por objetivo apresentar o conceito de aspas verbo-visuais e suas classificações. O fenômeno deve ser entendido como um desdobramento metaenunciativo opacificante, resultante de determinadas relações entre elementos verbais e visuais constitutivos de um mesmo enunciado, uma vez tomada sua dimensão verbo-visual. São três as classificações do fenômeno: aspas verbo-visuais de relação direta entre elementos verbais e visuais, aspas verbo-visuais de opacificação de elementos verbais no plano visual e aspas verbo-visuais de alegoria verbo-visual opacificante. A contribuição pretendida (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues