View year:

  1. A import'ncia de algumas concepções de Husserl para a Psicopatologia.Elso Arruda - 2024 - Phenomenology, Humanities and Sciences 5 (2):139-145.
    O autor destaca a necessidade de uma atitude rigorosamente fenomenológica em psicopatologia. Os conceitos estabelecidos por Husserl devem ser seguidos tanto quanto possível. Então o autor mostra as desvantagens da multiplicidade de "fenomenologias" e o perigo de misturar regras científicas clássicas nos estudos de psicologia fenomenológica e psicopatologia. O autor diferencia a fenomenologia transcendental da psicologia fenomenológica e da psicopatologia, como ciências positivas, ao mesmo tempo que mostra a possibilidade de uma orientação genética e dinâmica da psicopatologia fenomenológica. O autor (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. A exibição das palavras: uma (política) ideia do teatro.Denis Guénon & Duane H. Davis - 2024 - Phenomenology, Humanities and Sciences 5 (2):68-82.
    É com grande prazer que realizo este projeto. Não apenas por realizar um trabalho de um trabalho de amor para um amigo querido, Denis Guénoun, mas também por oferecer um presente para todos os anglófonos. Desde Sartre, não surgiu uma voz tão original no cenário francês. Guénoun escreve com autoridade em várias disciplinas, na grande tradição dos intelectuais franceses: filosofia, teatro, literatura, literatura de arte e literatura de arte; no entanto, ele escreve com a voz irreverente e poderosa irreverente e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Impureza Crítica e a Disputa por uma Fenomenologia Crítica.Mariana Ortega, Guilherme Augusto da Silva & Adriano Furtado Holanda - 2024 - Phenomenology, Humanities and Sciences 5 (2):147-160.
    A fenomenologia encontra-se em um momento crítico, enquanto investigadores reinterpretam textos canônicos e reverenciados de Edmund Husserl, Martin Heidegger e Maurice Merleau-Ponty para tentar demonstrar sua importância política e ética. Mais especificamente, os fenomenólogos desejam demonstrar a relevância da fenomenologia para as análises críticas das diversas identidades sociais. Devido aos compromissos metodológicos com o método transcendental, uma predileção por evidências apodíticas, o apelo para a suspensão da atitude natural e a busca por categorias ontológicas gerais, os investigadores contemporâneos não reconheceram (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  1
    Sobre o sentimento do sublime.Marc Richir & Jeison Andrés Suárez-Astaiza - 2024 - Phenomenology, Humanities and Sciences 5 (2):61-66.
    ¿En qué consiste el sentimiento de lo sublime? ¿Cual es su naturaleza, su estatuto? ¿Qué tipo de relaciones teje con la imaginación y la intuición intelectual del “elemento de lo inteligible”? ¿Cómo están presentes allí afectividad y Gemüt? ¿Cómo entender su relación con los afectos, lo afectivo, el sentir y el sentimiento? Las respuestas a estas cuestiones son empren didas por Richir en este corto texto en el que comenta y analiza detalladamente algunos de los parágrafos más notables de la (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues