Year:

  1.  2
    Contribuições críticas sobre a produção científica na atualidade.Aline Accorssi, Julia Clasen & Anelise Fernandes Silveira - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:207-221.
    O teórico Michael Löwy afirmou que o campo científico é social e politicamente condicionado, não sendo viável estabelecer um distanciamento entre ciência e ideologia. No atual momento, é possível visualizar a clareza dessa afirmação, na medida em que o campo científico se demonstra obstruído diante do cenário político vivenciado. O pensamento crítico e problematizador é tido como um perigo eminente perante a conjuntura conservadora e antidemocrática que se acentua. Com isso, a produção de pensamento crítico e o posicionamento de resistência, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  1
    Gênese do complexo da arte: um estudo fundamentado na estética Lukacsiana / Genesis of the art complex: a study based on lukacsian aesthetics.Adele Cristina Braga Araujo & Josefa Jackline Rabelo - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020006.
    Este artigo tem como objetivo apresentar como se estabelecem os estudos do filósofo húngaro Georg Lukács sobre a origem do complexo da arte a partir das formas abstratas do reflexo estético da realidade, a saber: ritmo, simetria e proporção e ornamentística. Tais categorias configuram-se, conforme os estudos de Lukács, em princípios; em elementos estruturais da produção artística, os quais são diversos, orientados por funções as mais variadas e já bastante evoluídas e que, de forma excepcional, no caso da ornamentística, mantiveram (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  2
    Entre dois niilismos: uma arte acrobática para repontecializar a invenção na pesquisa sobre inf'ncia / Between two nihilisms: an acrobatic art to repotinalize the invention in research on childhood.Luiz Guilherme Augsburger, Celso Kraemer & Helena Almeida E. Silva Sampaio - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020002.
    As muitas verdades sobre a infância de nosso tempo, das mais catedráticas às mais “inovadoras”, encontram-se compiladas em livros e artigos dentro e fora de nossas bibliotecas. Grosso modo, elas constroem dois tipos de niilismo. Um niilismo de tipo universalista, que suga a criança para fora da imanência da vida e da histórica e a torna refém de estereótipos universais. Outro niilismo de tipo relativista, que esquece a criança e apenas acusa os estudos da infância como mera invenção. Evitar esses (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  2
    Superintelligenze digitali / Superinteligências digitais.Astro Calisi - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020007.
    Lo sviluppo di tecnologie legate all’intelligenza artificiale ha portato grandi cambiamenti nella nostra vita, e ancora più ne prospetta nei prossimi anni. C’è tuttavia un aspetto su cui alcuni studiosi hanno cominciato a metterci in guardia da qualche tempo, e riguarda la possibilità che i sistemi basati sull’intelligenza artificiale divengano un giorno più intelligenti di noi, acquisendo anche una loro autonomia di scelta e di decisione. Da quel momento in poi essi potrebbero sfuggire al nostro controllo e agire in modo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  1
    As Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violências Escolares na rede pública estadual de Viamão: desafios e perspectivas.Cibele Cheron - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:119-141.
    Dado o crescente aumento da ocorrência e da gravidade dos conflitos em ambientes escolares, o presente estudo dedica-se a observar como tem sido conduzida a iniciativa das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violências Escolares, tendo por cenário as escolas da rede pública estadual de Viamão, Rio Grande do Sul. A observação do aumento e do agravamento dos conflitos não se restringe aos ambientes escolares. De forma generalizada, é possível verificar que a sociedade tem sofrido crescentemente com situações de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  1
    Cartografia social: produção de experiências de uma estética da educação.Bernadete Maria Dalmolin, Robert Filipe dos Passos & Silvana Ribeiro - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:171-186.
    Este artigo aborda o conceito de Cartografia Social no contexto da Educação, compreendendo que essa pode ser uma ferramenta potente neste campo. Ainda: interessa compreender de que modo a Arte e a dimensão estética são capazes de ser utilizadas como ferramenta nesse mesmo contexto. Assim, o objetivo deste texto é entender de que modo a cartografia social é capaz de potencializar a construção de uma Estética da Educação. A discussão é apresentada a partir de três seções distintas que irão explorar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  2
    Interpretação do modelo social de deficiência a partir do conceito de normalidade de Canguilhem.Naim Rodrigues de Araújo & Charles Moreira Cunha - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:308-331.
    Este estudo apresenta uma abordagem aproximativa entre as discussões propostas pelo modelo social de deficiência e as concepções filosóficas do médico e filósofo Georges Canguilhem. A partir dos conceitos de doença, patologia, anomalia, normalidade e anormalidade, busca-se aqui, atualizar a discussão dialogando com as preposições do modelo social de deficiência. Elegemos como referencial teórico a obra O normal e o patológico, de Georges Canguilhem e as contribuições de Débora Diniz na obra O que é deficiência; além disso, uma busca na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  1
    Uma boa educação para além do aprenderismo: considerações acerca do pensamento de Gert Biesta.Ana Lúcia Souza de Freitas & Ana Paula Bopp de Mello - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:78-89.
    O artigo apresenta um estudo teórico sobre o pensamento de Gert Biesta, filósofo e educador holandês, internacionalmente reconhecido como referência no campo da Pedagogia Crítica. Tem como objetivo pôr em discussão o conceito learnification, criado pelo autor e posteriormente traduzido por aprenderismo, considerando ser esse uma importante referência para orientar estudos e práticas na perspectiva de problematizar o discurso educacional dominante. Como método, apresenta um procedimento complementar aos estudos bibliográficos, qual seja, a análise de vídeos referentes a palestras disponibilizadas pelo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  1
    O Conceito de “Subst'ncia” na Metafísica e nas Categorias de Aristóteles / The concept of substance in Metaphysics and Categories of Aristotle.Paulo Alexandre E. Castro - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020005.
    Resumo: Procurar analisar um conceito como o de Substância é, por si mesmo, entrar no coração da metafísica. Quando este conceito se situa no Corpus Aristotelicum a tarefa ganha outra dimensão pois implica uma leitura conjunta das suas obras principais, a saber, As Categorias e a Metafísica. Tal leitura conjunta levanta desde logo vários problemas: a autenticidade, a articulação entre os seus próprios livros, e sobretudo, a questão fundamental: se é possível fazer uma tal leitura. O propósito do nosso ensaio (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  2
    Sobre um possível contexto filosófico de descoberta da intuição heurística: uma interpretação a partir da Estrutura das Revoluções Científicas de Thomas Kuhn / About a possible discovery context of heuristics intuition: an interpretation of The Structure of Scientific Revolutions by Thomas Kuhn.Onorato Jonas Fagherazzi & Paul Correa Henning - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020004.
    Na análise do desenvolvimento da história e filosofia das ciências, deparamo-nos com uma questão: haveria um contexto favorável à possível emergência de uma intuição ou a mesma seria completamente desprovida de qualquer espaço que pudesse fomentá-la? Deixando de lado antigas teorias que defendiam a intuição ser proveniente dos deuses, ou outras que não exploravam espaços pelos quais ela pudesse ser favorecida, defendemos, com Kuhn, uma possível vinculação a ela favorecedora. Trata-se de uma conjuntura de fatores apresentados como elementos centrais da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  2
    O pensamento arqueológico de Michel Foucault sobre materialidade e referencial / Michel Foucault’s archaeological thinking on materiality and referential.Evelyn Fernandes Azevedo Faheina - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020001.
    Este texto reflete sobre o modo como Foucault aborda as noções de materialidade e referencial em seu livro A arqueologia do Saber. De modo mais específico, procura-se identificar séries de signos, isto é, frases ou palavras escritas e registradas na referida obra sobre materialidade e referencial, a fim de conhecer o entendimento de Foucault sobre elas. Do ponto de vista teórico-metodológico, opera-se em uma perspectiva analítico-argumentativa que objetiva percorrer, no terreno da linguagem, o conjunto de coisas ditas por Michel Foucault (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  1
    Razão crítica e emancipação no contexto da Educação do Campo: contribuições filosóficas.Maurício Fernandes - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:258-273.
    O conceito de emancipação é central à práxis formativa da Licenciatura em Educação do Campo e expresso em seus documentos fundacionais, ainda no marco das exigências dos movimentos sociais. A Educação possui potenciais emancipatórios que apresentam dificuldades nas sociedades contemporâneas devido a uma reificação gradativa da própria Educação, porém, aqui defendemos que, no âmbito da Educação do Campo, esses potenciais permanecem não reificados e latentes, dadas a condição de irrupção de uma subjetividade campesina e a relação intrínseca entre uma razão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  2
    Diálogos entre neoliberalismo, política e educação: docência em pauta na América Latina.Viviane Klaus & João Abel Pasini Leandro - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:240-257.
    Neste artigo, compreende-se o neoliberalismo como um fenômeno complexo, em constante transformação, dotado de racionalidade. Defendese a Educação como um dos elementos centrais para aplicação e atuação de tecnologias políticas constituintes da racionalidade neoliberal. O artigo resulta da articulação dos achados de duas pesquisas, no sentido de compor uma trama analítica de discursos sobre docência, divulgadas veiculados na contemporaneidade. Trata-se de uma análise macro – campanhas e projetos com foco na docência divulgadas pela Rede Latino-Americana pela Educação – e de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  1
    Dispositivos de disciplinamento e controle na formação de professores / Disciplinary and control devices in teacher training.Robson Carlos Loureiro & Luciana de Lima - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020008.
    A formação docente pode ser analisada sob várias perspectivas. Neste artigo procura-se enfocar a formação docente como um instrumento político de manipulação e de controle das racionalidades e subjetividades dos sujeitos em formação. Procura-se entender essa dominação sobre seus alunos. Trata-se de um exercício estratégico de biopoder exercido por uma governamentalidade dominante. Este papel das formações parece ser um dos principais elementos motivadores das licenciaturas e das formações continuadas de docentes no Brasil. A mobilização das racionalidades e subjetividades esperada pela (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  2
    A estética de Georg Lukács: pressupostos para a prática escolar.Carlos Henrique Ferreira Magalhães - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:142-154.
    Este ensaio teórico tem a finalidade de caracterizar os pressupostos antropomorfização e realismo na Estética de Lukács. A tensão que a objetividade promove na subjetividade do ser social, proporcionada pela arte realista, possibilita ao homem se aproximar dos ritmos das contradições da realidade. Isso permite ao homem aguçar sua crítica e buscar sua emancipação. Acreditamos que uma prática escolar sustentada pela necessidade de se apropriar da cultura clássica com as múltiplas contradições da realidade constitui-se numa alternativa para proporcionar uma Educação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  2
    Os usos da biopolítica em Esposito e Agamben: tensionando a (agro)ecopedagogia / Los usos de la biopolítica en Esposito y Agamben: tensando la (agro)ecopedagogía.Óscar Emerson Zuñiga Mosquera - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020003.
    O presente trabalho trata dos usos que destacados filósofos italianos têm dado à noção de biopolítica. O estudo é a continuação do diálogo transdisciplinar entre a filosofia da educação e a agroecologia. P arte da pesquisa de doutorado na área de educação, onde se analisaram as práticas pedagógicas da agroecologia, o qual denominamos como agroecopedagogia. Utilizando a ferramenta arqueogenealógica, a pesquisa indagou pelas relações de poder veiculadas em ditas práticas. Aqui apresentamos parte dessa discussão, incorporando também a chamada ecopedagogia. Como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  3
    Educação para a universalidade e para a não violência segundo Eric Weil.Paulo César Nodari & Marcelo Larger Carneiro - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:90-118.
    O presente artigo tem o objetivo de analisar como Eric Weil entende a Educação com vistas à compreensão do ser humano no mundo. Pretende-se demonstrar que a Educação Moral, defendida por Eric Weil, é um caminho privilegiado, sine qua non, que auxilia o ser humano no enfrentamento da violência. Evidencia que o educador toma lugar de destaque nessa discussão, pois lhe cabe a responsabilidade de indicar os meios e os caminhos para a universalização, para que a não violência possa subsidiar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  1
    Educação, estética e metamorfoses pedagógicas.Helenara Plaszewski & Mirela Ribeiro Meira - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:155-170.
    Versamos sobre um projeto de extensão que busca qualificar processos pedagógicos no fazer docente, oportunizando espaços de crescimento, criação, prazer, auto e heteropercepção de contextos físicos, sociais, sensíveis e artísticos, além de redefinir concepções pedagógicas, cognitivas e existenciais. Ao fruir e interagir com processos de arte, essa, na dimensão constitutiva do humano, passa de área de conhecimento a evento configurador de sentidos e, nessa perspectiva, proporciona transformações, reavaliação de escolhas, abertura a novas possibilidades e olhares. O real não se deixa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  2
    Are We Living the End of Democracy? A Defence of the ‘Free’ Time of the University and School in an Era of Authoritarian Capitalism.Carl Anders Säfström - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:1-16.
    In this article I address education beyond individualism, elitism and instrumentalism and instead understand education as central for a democratic way of life. I discuss the role of education in the making of democratic forms of life in the university, in the school as well as in other contexts outside institutions. I argue for the importance of defending the “free time” of the university and school against a “time of production” as a defining characteristic of university and school. I will (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  2
    Discussões sobre o genocídio da juventude negra brasileira à luz de Frantz Fanton.Cristiane Silveira Santos & Alexandre Anselmo Guilherme - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:222-239.
    O presente trabalho reflete sobre a significativa e desigual morte de jovens negros no País. Para tanto, a produção traz uma discussão sobre o teórico martinicano Frantz Fanon que, com suas ideias sobre racismo e colonialismo, nos ajuda a reconhecer o racismo brasileiro e a condição em que vivem os jovens negros do Brasil. Apesar de Fanon afirmar que suas considerações se referem apenas ao momento histórico em que escreve e aos estudos de colonialismo, acreditamos ser fácil fazer um paralelo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  1
    Trajetórias biográficas de mulheres feministas atuantes em movimentos sociais.Márcia Alves Silva & Adriana Lessa Cardoso - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:294-307.
    O artigo busca refletir sobre a trajetória de mulheres feministas na cidade de Pelotas – RS, a partir de suas narrativas que, de certa forma, foram precursoras, visibilizando suas experiências no ativismo político. Entendemos que todo movimento social atua na formação humana, portanto, é um ato educativo. Utilizamos o referencial feminista descolonial, como perspectiva vinculada à resistência do sistema capitalista mundial-globalizado. Buscamos nossas bases teóricas especialmente nas autoras Heleieth Saffioti, Ochy Curiel, Marcela Lagarde y de los Ríos, Patricia Hill Collins (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  1
    As Ciências Humanas em tempos de mercantilização da educação.Paulo Sérgio Gomes Soares - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:34-54.
    Com o rápido desenvolvimento da técnica e da tecnologia, o campo educacional tem se mostrado estratégico para transformar a racionalidade humana em racionalidade tecnológica, alterando a consecução dos fins da própria Educação. O objetivo do artigo é analisar as contradições entre o processo de reprodução da vida material nas sociedades capitalistas e a perda de liberdade dos indivíduos inseridos e ajustados aos seus critérios e, da mesma forma, o ajustamento dos estudantes às demandas socialmente úteis ao sistema em decorrência da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  3
    Apresentação / Presentation.Nilda Stecanela & Marcia Speguen de Quadros Piccoli - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:274-293.
    O texto se debruça sobre os princípios constantes no Plano de Desenvolvimento Institucional de quatro Instituições Comunitárias de Ensino Superior, duas localizadas no Rio Grande do Sul e duas situadas em Santa Catarina. O propósito é analisá-los segundo três categorias analíticas tomadas das obras de Paulo Freire: abertura para o diálogo; autonomia; e emancipação. A análise documental retrata os procedimentos adotados na construção dos dados empíricos, segundo a abordagem de Bacellar. O estudo observa o atual cenário da Educação Superior, que (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  2
    A Pedagogia Crítica segundo Nietzsche.Anderson Luiz Tedesco & Jordan Vilar - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:187-206.
    A reflexão tem como objetivo identificar aspectos de um pensamento educacional no conjunto das obras, em Nietzsche, como uma perspectiva de autotransformação. Defende a tese de que a perspectiva educacional do filósofo é crítica e se apresenta como uma antieducação, na medida em que se contrapõe ao modelo educativo tradicional. Tendo como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, recorreu-se à seleção de textos e obras que abordaram a temática da Educação nas três fases do pensamento de Nietzsche. Na primeira fase, consideram-se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  1
    Moralidade, biopolítica e educação em tempos de pós-verdade.Amarildo Luiz Trevisan - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:17-33.
    O artigo pretende abordar o tema da moralidade no campo da Educação a par tir da transição da discussão de Freud a Adorno, potencializada pela compreensão da biopolítica de Foucault e Agamben. O objetivo é fazer a crítica ao ato de discriminar e direcionar o destino das verbas públicas não para a Educação, e sim em prol de valores do mercado. O tema da moralidade está sendo utilizado largamente como expediente de formação de massas com características fascistas no Brasil atual, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues