49 found

Year:

  1. Notas Sobre a Lógica de Estar Informado de Floridi.Bernardo Alonso - 2018 - Dissertatio 47:135-153.
    Neste artigo, o trabalho seminal de Luciano Floridi “A Lógica de Estar Informado” é examinado em detalhes, em especial quais aspectos tornam tal lógica relevante para que a mesma não colapse em sistemas lógicos epistêmicos ou doxásticos conhecidos. Ao final, é apresentado um cenário para demonstrar que a refletividade da relação de acessibilidade não é necessária, e desse modo os axiomas de introspecção positiva e negativa podem ser descartados, e.g. quando se afirma que um agente pode deter uma informação sem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Corti, L. Ritratti Hegeliani. Um Capitolo Della Filosofia Americana Contemporanea. Roma: Carocci Editore, 2014, 295 Pp. [REVIEW]Agemir Bavaresco - 2018 - Dissertatio 47:333-336.
    O autor, Luca Corti, tem a seguinte trajetória intelectual: Obteve sua graduação e o mestrado em filosofia na Universidade de Florença. O doutorado realizou-se na Universidade de Pádua, tendo como tema de tese Mind and Method in Hegel’s Philosophy of Subjective Spirit, sendo o orientador o Prof. Luca Illetterati. Corti tem em seu currículo vários pós-doutorados em universidades europeias, além de desenvolver uma ampla pesquisa expressa em artigos, livros e traduções.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Morte Cerebrale E Trapianto di Organi.Paolo Becchi - 2018 - Dissertatio 47 (S7):7-22.
    O tema da nova definição da morte de acordo com critérios neurológicos e em conexão com este tema, aquele do transplante de órgãos com o coração ainda em atividade, foi um cavalo de batalha de Jonas. O artigo reconstrói em detalhes todos os escritos que Jonas dedicou a este tema, enfocando não apenas os mais conhecidos. Também é mostrado como Jonas antecipa com suas críticas muitas daquelas atualmente sempre mais difundidas no campo filosófico e no campo médico-científico.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  5
    Desafios À Sensibilização Para Os Direitos Humanos No Brasil.Keberson Bresolin & Gilberto Starck - 2018 - Dissertatio 47:253-269.
    O presente artigo tem por objetivo analisar os desafios para a sensibilização aos direitos humanos no Brasil. A pesquisa será realizada através de pesquisa bibliográfica e do método dedutivo. Num primeiro momento, será apresentada brevemente a formação eurocêntrica dos direitos humanos no pós II Guerra Mundial. Em seguida, como o discurso dos direitos humanos chega ao Brasil, no pré-ditadura militar até a promulgação da Constituição de 1988. Por fim, serão apresentados os desafios para a sensibilização dos direitos humanos partindo de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Metafora e realtà nell'ermeneutica di Paul Ricoeur.Vereno Brugiatelli - 2018 - Dissertatio 47 (S8):171-183.
    In questo saggio prenderò in esame la valenza conoscitiva che Ricoeur assegna all’enunciato metaforico. Nella prima parte analizzerò la relazione che M. Heidegger e J. Derrida stabiliscono tra il movimento del pensiero metafisico con il meccanismo di costruzione della metafora per poi soffermarmi sulle obiezioni di Ricouer alle loro argomentazioni. Nella seconda parte, muovendo dal punto di vista ermeneutico di Ricoeur, passerò all’esposizione delle potenzialità dell’enunciato metaforico di svelare nuove dimensioni del reale, di mettere sotto gli occhi del lettore nuove (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  4
    Causação Mental Completude da Física.Renato Cesar Cani - 2018 - Dissertatio 47:187-202.
    O tema deste artigo é o problema da causação mental e, de modo particular, o argumento da exclusão em favor do fisicalismo. O argumento da exclusão, Conforme a formulação de Kim, estabelece que a eficácia causal das propriedades mentais só é compreensível se admitirmos que elas são redutíveis às propriedades físicas. Meu objetivo é apresentar uma objeção ao argumento da exclusão por meio da crítica a uma de suas premissas, a saber, a completude causal da física. Segundo essa hipótese, todos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  4
    Ética No Plural: Uma Bioética Reflexiva Atravessada Na "Pequena Ética" de Paul Ricoeur.José Vanderlei Carneiro - 2018 - Dissertatio 47 (S8):84-99.
    Este artigo tem o objetivo de percorrer a reflexão do pensamento ético de Paul Ricoeur através da sua “pequena ética” orientada para uma concepção de bioética. A questão fundamental desta abordagem ética será o seguinte: como resolver os conflitos provocados pelos hard cases? Tomaremos como materialidade textual as obras de Paul Ricoeur: O Si-Mesmo como Outro e O Justo II. E dela os conceitos de estima de si, solicitude e cuidado atravessados neste estudo como visada para uma deliberação sensata à (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  5
    Por Que o Expressivismo Puro Não Funciona Para Injúrias?Rogério Corrêa - 2018 - Dissertatio 47 (S6):106-127.
    O expressivismo puro divide as expressões entre as que possuem apenas conteúdo descritivo e as que possuem apenas conteúdo expressivo. As primeiras, mas não as segundas, são aptas à verdade e à falsidade. Hedger aplica esta distinção às injúrias e, como resultado, elas são consideradas termos com conteúdo puramente expressivo. O seu argumento geral baseia-se no teste de projeção de comportamento de injúrias e em quatro evidências. Nesse sentido, se é verdade que injúrias raciais não são expressões com conteúdo puramente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  5
    Moral Objectivity, Convergence, and Desires: Two Objections to Michael Smith's Constitutivism.Lucas Mateus Dalsotto - 2018 - Dissertatio 47:68-83.
    A fim de explicar como é possível haver objetividade moral, Michael Smith tem sugerido que o moralmente correto deve ser compreendido em termos de razões para ação, onde isto significa o que um agente plenamente racional e coerente desejaria idealmente fazer. Para explicar esta ideia, ele tem defendido uma abordagem constitutivista segundo a qual existiriam certos desejos que são constitutivos da agência ideal, tais como os desejos de ajudar a garantir e de não intervir no exercício da capacidade deliberativa de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Decolonial Philosophy and the Historical-Sociological Blindness of the Theories of Modernity: A New Way to Latin-American Philosophy.Leno Francisco Danner - 2018 - Dissertatio 47:222-252.
    O artigo reflete sobre a filosofia latino-americana enquanto uma práxis decolonial que desvela e supera a cegueira histórico-sociológica das teorias da modernidade, que é caracterizada pela separação entre a cultura europeia e a moderna Realpolitik do colonialismo como momentos não-dependentes e pela reconstrução do processo de constituição da modernidade europeia enquanto um movimento de evolução endógeno, autorreferencial e basicamente interno que, entretanto, assume um sentido, um alcance e um movimento universalistas. Aqui, o papel crítico e emancipatório do paradigma normativo da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  6
    Vida, Vulnerabilidade, Animalidade E Virtudes Em Jonas E MacIntyre: Conversação Torno de Uma Ética Para a Sociedade Tecnológica.Helder Buenos Aires de Carvalho - 2018 - Dissertatio 47 (S7):23-38.
    Proponho aqui uma conversação inicial entre uma ética da responsabilidade, de matriz jonasiana, com uma ética das virtudes, de matriz macintyriana, como passos fundamentais para se poder pensar uma ética para uma sociedade tecnológica a partir das categorias de “vida”, “animalidade”, “vulnerabilidade” e “virtudes”. Parto da premissa macintyriana de que as tradições de pesquisa moral, por mais diferentes que sejam seus pressupostos e fundamentos, tem como um de seus deveres a conversação filosófica com as demais, de modo que se torne (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  4
    A Responsabilidade Como Princípio Ético.Jelson R. de Oliveira - 2018 - Dissertatio 47 (S7):93-105.
    Pretende-se nesse artigo analisar como a responsabilidade se apresenta como um princípio central da ética jonasiana e, nessa medida, como uma alternativa ao niilismo ético. Para tanto, faz-se necessário reconhecer a proposta de Hans Jonas tanto em seu viés principialista quanto consequencialista, dado que seu fundamento ontológico conduz ao metaprincípio ético “Dass eine Menschheit sei” e à capacidade de previsão como “primeiro dever” da ética do futuro.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  7
    Apresentação: Hans Jonas E a Bioética.Robinson dos Santos - 2018 - Dissertatio 47 (S7):1-6.
    No âmbito da pesquisa em Filosofia, tanto no Brasil como também no exterior, o pensamento de Hans Jonas continua sendo objeto de investigações, bem como de debates, em eventos de maior ou menor abrangência, dedicados aos mais diversos aspectos de sua obra. Um destes aspectos é a relação de sua ética da responsabilidade com questões práticas no âmbito da pesquisa em medicina e nas demais áreas das ciências naturais. Neste sentido, também no campo da bioética é possível refletir filosoficamente a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  4
    Paul Ricoeur, Ética E Vida Urbana: Leituras Cruzadas.Hélio Salles Gentil - 2018 - Dissertatio 47 (S8):74-82.
    O artigo procura formular algumas questões iniciais sobre as relações entre as condições contemporâneas da vida urbana e a reflexão ética. Toma como referência as elaborações de Paul Ricoeur sobre o ser humano e suas dimensões éticas, interrogando-as por sua vez a partir dessas condições de vida.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Paul Ricoeur e a efetivação da liberdade: Contribuições para a educação.Gomercindo Ghiggi, Neiva Afonso Oliveira & Fausto dos Santos Amaral - 2018 - Dissertatio 47 (S8):45-53.
    O artigo visa discutir o papel da educação na efetivação da liberdade no mundo contemporâneo, a partir de um suporte conceitual proveniente da filosofia de Paul Ricoeur. Em primeiro lugar, discute a ideia de descentração antropocêntrica e a dificuldade de se estabelecer uma adequada relação entre homem e natureza. Em seguida, concentra-se no tema da relação necessidade-liberdade e das dimensões éticas da liberdade, em diálogo com Ricoeur. Por fim, conclui que a partir da filosofia de Paul Ricoeur é possível levantar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  16.  3
    Sobre a Dignidade.Lilian Godoy - 2018 - Dissertatio 47 (S7):29-50.
    O objetivo do texto foi abordar o tema partindo dos conceitos de dignidade humana propostos por Pico della Mirandola, Immanuel Kant e Hans Jonas, buscando esboçar uma concepção ampliada de dignidade, sem a circunscrita qualificação de humana; visando expandir seus limites além do antropocentrismo, seguindo o trajeto sugerido por Jonas em distintos momentos de sua obra. Admite-se, porém, que, dado o seu caráter arriscado e ainda incipiente, talvez o empreendimento não tenha alcançado seu objetivo. Mesmo assim, com sua publicação, espera-se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  6
    A Formação Inicial Do Pensamento de John Dewey.Thiago Gomes - 2018 - Dissertatio 47:270-286.
    O pensamento filosófico de Dewey pode ser dividido em três períodos. O primeiro corresponde ao período das publicações de seus primeiros artigos, ainda sob influência do transcendentalismo americano, até aproximadamente a publicação de Studies in Logical Theory. A segunda fase corresponde às duas décadas seguintes, período em que Dewey desenvolveu sua filosofia da educação, pela qual ele é mais conhecido, e seu pragmatismo instrumentalista. O início da terceira fase é demarcado pela publicação de Experience and Nature. Este artigo se concentra (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  4
    O Perdão Difícil: Ricoeur Sobre a Relação Entre Vingança, Justiça E Reconhecimento.Paulo Gilberto Gubert - 2018 - Dissertatio 47 (S8):140-154.
    O objetivo do artigo é apresentar a inter-relação entre os conceitos de vingança, de justiça e de reconhecimento e investigar se é possível oferecer uma resposta à questão da vingança que não se circunscreva meramente ao justo; isto é, se o perdão pode contribuir para experiências de reconhecimento positivo, não obstante os inevitáveis conflitos do cotidiano social e político.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Inferência da Melhor Explicação.Gilbert Harman - 2018 - Dissertatio 47:325-332.
    Pretendo mostrar que a indução enumerativa não deve, por si só, ser considerada uma forma garantida de inferência não-dedutiva. Eu afirmo que, nos casos em que uma inferência garantida aparentemente é um caso da indução enumerativa, a inferência deve ser descrita como um caso especial de outra forma de inferência, a qual eu denominarei “inferência da melhor explicação”.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  6
    Dimensiones de la Antropologia Jonasiana.Gabriel Insaurralde - 2018 - Dissertatio 47 (S7):51-68.
    A antropologia jonasiana parte das funções orgânicas do ser humano, como percepção, movimento e imaginação, para derivar delas as questões espirituais que foram moldadas em três objetos arcaicos: a ferramenta, a imagem eo túmulo. Deste modo, é possível conceituar o transanimal do ser humano, dentro de uma visão integradora do psicofísico, onde a subjetividade influencia decisivamente o corpóreo; um ser humano que ainda pertence ao reino animal, à ordem dos seres vivos e ao cosmos em geral.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. O Sentido Histórico Nas Fases Intermediária E Tardia Do Pensamento de Nietzsche.José Nicolao Julião - 2018 - Dissertatio 47:42-67.
    Neste estudo apresentamos resultados preliminares da nossa investigação a respeito das considerações de Nietzsche sobre história, focando principalmente a sua expressão “sentido histórico” nos períodos, intermediário e de amadurecimento do seu processo de desenvolvimento intelectual. Inicialmente, abordamos o tema em seu deslocamento paradigmático do jovem Nietzsche para o intermediário, focando a análise através de uma crítica da moral pela ciência em substituição a crítica da metafísica pela arte e, consequentemente, para o refinamento da crítica à moral sob a égide avaliativa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Traduction et raison pratique: Entre Ricœur et Granger.Philippe Lacour - 2018 - Dissertatio 47 (S8):155-170.
    Placer la pensée de la traduction entre Ricœur et Granger ne revient pas à abandonner la réflexion traductologique empirique au profit de spéculations philosophiques abstraites et vagues. Il s’agit plutôt d’insister sur le rôle la traduction dans la définition contemporaine de la rationalité, en soulignant plusieurs aspects souvent négligés, sinon oubliés, de la philosophie du langage. Rétablir la place fondamentale de la traduction au sein de la linguistique, là où la tradition ne lui a, le plus souvent, réservé qu’une fonction (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  4
    A Crítica de Hans Jonas Ao Enhancement Humano.Wendell E. S. Lopes - 2018 - Dissertatio 47 (S7):69-92.
    Neste ensaio, o autor apresenta a crítica de Hans Jonas ao enhancement humano, especificamente nos termos de uma possível manipulação genética. Para tanto, oferece-se, inicialmente, uma análise da imagem de homem que serve de base para a consideração crítica de Jonas. Tendo essa imagem de homem, que se caracteriza por destacar a abertura radical do ser humano em relação ao mundo, apresenta-se, em seguida, como a manipulação genética, enquanto técnica futurista, mas possível, pode levar à desfiguração da imagem de homem, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Da Sabedoria Prática À Toler'ncia Como Virtude Hermenêutica.Fernando Luiz do Nascimento - 2018 - Dissertatio 47 (S8):31-44.
    Neste artigo, proponho uma análise do conceito de tolerância a partir de um diálogo entre ética e hermenêutica. Argumento que podemos encontrar um aspecto importante do homem tolerante através de um olhar hermenêutico para a sabedoria prática e seu processo deliberativo. Desde sua origem trágica, a sabedoria prática está relacionada a um determinado modo de deliberação que leva em conta tanto aspectos quanto possível de uma dada situação para decidir pela melhor alternativa prática. Para analisar esse processo deliberativo, gostaria de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. A Psicologia entre o longo passado e a curta história.Marcio Luiz - 2018 - Dissertatio 47:95-134.
    O presente trabalho pretende inserir a História da Psicologia dentro de um debate mais alargado, em torno das Histórias da Filosofia e das Ciências. Para isso, o objeto de análise é a célebre frase de Ebbinghaus, 'A Psicologia tem um longo passado, mas uma curta história', e toda a tradição de livros e textbooks decorrente dela, muito popular nos séculos XX e XXI. O trabalho analisará o texto de Ebbinghaus e seus compromissos decorrentes. Então realizará uma crítica a essa tradição, (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  3
    Ricoeur E a Tarefa Filosófica de Uma Crítica da Razão.Gonçalo Marcelo - 2018 - Dissertatio 47 (S8):54-73.
    Este artigo apresenta a crítica da razão como sendo uma das mais importantes tarefas filosóficas. Argumentando que é hoje necessário retomar esta tarefa, para operar uma crítica da “razão miserável”, aqui entendida como o exercício dominante da razão que a mantém ao nível dos reducionismos técnico-científico e económico, o artigo mostra até que ponto a filosofia de Paul Ricoeur contém contribuições que permitem encetar esta crítica.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. A Mediação Em Paul Ricoeur: Aproximações Com Hegel.Adriane da Silva Machado Möbbs - 2018 - Dissertatio 47 (S8):7-15.
    Trata-se de um estudo acerca da mediação de Paul Ricoeur e a sua aproximação com a dialética de Hegel e dos hegelianos, no qual se pretende apresentar em que medida a dialética de Paul Ricoeur é hegeliana. Defende-se que, a dialética ricoeuriana tem, ao menos, três pontos de aproximação com a proposta de Hegel, a saber: a necessidade de mediação; a rejeição à permanência na dicotomia e a visão teleológica da mediação. Contudo, embora próximas, as duas propostas são bastante distintas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Apresentação.Adriane da Silva Machado Möbbs, Luiz Rohden & Paulo Gilberto Gubert - 2018 - Dissertatio 47 (S8):3-6.
    É com grande satisfação que apresentamos o “Dossiê Paul Ricoeur: hermenêutica e ética” e manifestamos a nossa gratidão a todos os colaboradores deste volume e, em especial, a ASIER, à Capes, à Unisinos pelo fomento à pesquisa e a realização dos congressos Paul Ricoeur. Nossa gratidão também aos leitores, lembrando que – como nos ensina Ricoeur – a leitura é um exercício de alteridade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  1
    Towards a Brazilian Critical Theory of Justice: Social Liberation, Public Justification, and Normative Reconstruction.Nythamar Fernandes Oliveira & Delamar Volpato Dutra - 2018 - Dissertatio 47:3-25.
    Neste ensaio, defendemos uma recepção brasileira da teoria crítica que busca a emancipação política por meio de seus movimentos sociais, promovendo reivindicações normativas e formas de libertação, de modo a permitir uma justificação pública e uma reconstrução da justiça social em uma democracia emergente. Uma teoria crítica da justiça brasileira mostra-se emergente da realidade social e conflituosa de suas reivindicações identitárias e lutas pelo reconhecimento, dentro de um processo contínuo de democratização que, desde o seu início há mais de trinta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  7
    A Reconhecibilidade Precede o Reconhecimento? Acerca Das Críticas de Judith Butler a Axel Honneth.Mariana Fischer Pacheco - 2018 - Dissertatio 47:203-221.
    Buscaremos, neste artigo, investigar o debate entre Axel Honneth e Judith Butler, que, cada vez mais, ganha importância para a filosofia política contemporânea. A filósofa e o filósofo discutem a ligação entre reconhecimento e lutas sociais, especialmente, o papel de identidades nestes conflitos. O fundamento da polêmica reside nas divergentes leituras de Hegel: Honneth enfatiza o papel da intersubjetividade e do amor e, a partir daí, escreve sobre a afirmação de identidades em lutas por reconhecimento; já Butler lê Hegel com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  6
    A Probreza da Análise.David Papineau - 2018 - Dissertatio 47:287-313.
    Muitas ideias diferentes desfilam sob a bandeira do naturalismo filosófico. Entre elas, uma tese sobre método filosófico. A filosofia investiga a realidade do mesmo modo que a ciência. Seus métodos são semelhantes aos métodos científicos, e o conhecimento que ela produz é semelhante ao conhecimento científico. Este “naturalismo metodológico” deve ser distinguido do “naturalismo ontológico”, entendido como uma visão geral sobre os conteúdos da realidade. O naturalismo ontológico sustenta que a realidade envolve nada mais do que as entidades estudadas nas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. "Secundum pareconceptionem intellectus divini": Ideias divinas e noção de verdade em Summa Theologiae, I, 16, 1.Matheus Pazos - 2018 - Dissertatio 47:173-186.
    Esse artigo tem por escopo analisar os problemas concernentes à fundamentação da noção de verdade presentes em Summa Theologiae, I, q. 16, a. 1, de Tomás de Aquino. Para tanto, o artigo se divide em duas partes: investigação do modo pelo qual Tomás sustenta a relação existente entra o intelecto divino e a noção de verdade e a justificativa de como a discussão sobre ideias divinas também é mobilizada por Tomás como critério para se estabelecer um discurso sobre a fundamentação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  1
    La bioética de la responsabilidad de Hans Jonas, una articulación filosófica.Francisco Quesada-Rodríguez - 2018 - Dissertatio 47 (S7):106-119.
    Este artículo realiza una articulación hermenéutica de la filosofía de Hans Jonas para explicar sistemáticamente la bioética de la responsabilidad, desde la categoría ontológica organismo-metabolismo en el marco de la biología filosófica, pasando por la fundamentación ontológica de la ética de la responsabilidad, según la dimensión de la vida y la muerte, la natalidad y la mortalidad, la utilización de la ciencia y la tecnología en la naturaleza y en el cuerpo del ser humano, hasta la ética médica. El artículo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Narração como meta-gênero.Cláudio Reichert do Nascimento - 2018 - Dissertatio 47 (S8):16-30.
    O objetivo do presente texto é caracterizar a narração como meta-gênero em Paul Ricoeur, buscando apontar de que modo o campo do narrativo em geral exprime sua função na organização dos acontecimentos, das ações, em uma história narrada. Expor a noção de meta-gênero requer que se considere a narração como possuidora de uma historicidade própria, decorrente de um princípio formal de composição da trama narrativa, derivada do mythos de Aristóteles. Ademais, se entende que existam certos modos de composição próprios à (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Realismo E Inferência da Melhor Explicação.Marcos Rodrigues da Silva, Alexandre Meyer Luz, Miriele Sicote de Lima & Daiane Camila Castilho - 2018 - Dissertatio 47:314-324.
    Publicado em 1965 no número 1 do volume 74 de The Journal of Philosophy, “Inference to the Best Explanation” trata basicamente da proposta de Gilbert Harman de compreender as inferências em termos do que ele denomina de “inferência da melhor explicação”, ao invés de compreendê-las como inferências de indução enumerativa. Entretanto o artigo não foi lido apenas em função de tal proposta, senão que foi também recepcionado como apontando uma regra que, se seguida, mostraria que uma inferência pode oferecer justificação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  4
    Hermenêutica Entre Filosofia E Literatura; Funções Éticas da Imaginação.Luiz Rohden & Valdinei Vincente de Jesus - 2018 - Dissertatio 47 (S8):100-123.
    Partindo de uma suspeita, em geral negativa, que pesa sobre a imaginação, pretendemos, em primeiro lugar, aqui justificar a dignidade e a importância filosófica da imaginação na elaboração de textos literários. Em segundo lugar, vamos fundamentar algumas funções éticas que o texto literário comporta realizar e corporificar experimentos mentais sobre ideias, valores. E, por fim, atestar a contribuição impar que o jogo da imaginação exerce na solução dos hard cases da filosofia moral a partir de Ricoeur. Faremos isto, num primeiro (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Radically Enactive High Cognition.Giovanni Rolla - 2018 - Dissertatio 47:26-41.
    Eu avanço o programa da Cognição Radicalmente Enativa desenvolvendo a ideia de Hutto & Satne e Hutto & Myin de que a cognição com conteúdo emerge de atividades socioculturais, que demandam uma forma de intencionalidade desprovida de conteúdo. Proponentes de CRE então enfrentam um desafio funcional: qual é a função de habilidades de cognição superior, dadas as descobertas empíricas segundo as quais o engajamento em atividades de cognição superior não é correlato com melhoras cognitivas? Eu respondo ao desafio funcional argumentando (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  7
    O Respeito Ao Outro Na Ética de Paul Ricoeur.Noeli Dutra Rossatto - 2018 - Dissertatio 47 (S8):125-139.
    No artigo Simpatia e respeito, Paul Ricoeur delimita o campo da ética da segunda pessoa aos sentimentos de simpatia, luta e respeito. Mais tarde, em O si-mesmo como um outro, o esquema será modificado com a introdução da amizade e da solicitude em lugar da simpatia. O respeito permanecerá como categoria moral. Algumas questões parecem ficar em aberto. Primeiro, por que Ricoeur assume a ética do respeito no tratamento da segunda pessoa? Em segundo, por que substitui a simpatia pela amizade-solicitude? (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. A Procura Por Uma Nova Teoria da Subjetividade Em Wilhelm Dilthey Mediante a Tarefa de Fundamentação Das Ciências Do Espírito.Guilherme José Santini - 2018 - Dissertatio 47:154-172.
    O psicologismo é um tópico na História da Filosofia alemã do século XIX. A tese sobre a qual se sustenta o psicologismo é a tese do princípio de imanência como ponto de partida para uma fundamentação epistemológica do conhecimento. Concentrar-nos-emos em apenas um dos filósofos que farão essa abordagem nesse viés, o filósofo alemão Wilhelm Dilthey, conhecido como referência da chamada Filosofia da Vida. Com efeito, em busca de uma resposta para a pergunta sobre as condições de possibilidade do conhecimento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Diagramas Para o Antilogismo de Ladd.Frank Thomas Sautter - 2018 - Dissertatio 47:84-94.
    Christine Ladd propôs, em 1881, um tratamento da Silogística Categórica, conhecido como “Antilogismo”, que consiste no teste de inconsistência da tríade de proposições categóricas formada pelas premissas e pela negação da conclusão de um Silogismo. A vantagem desse tratamento consiste em utilizar uma única forma válida, se o Antilogismo é expresso em termos algébricos. Utilizo ideias incorporadas em métodos diagramáticos que desenvolvi para a Silogística Categórica – o Método de Gardner e o Método de Gardner-Peirce – para fornecer uma expressão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  41.  3
    As Origens Do Expressivismo E o Ponto de Geach.César Schirmer dos Santos - 2018 - Dissertatio 47 (S6):3-26.
    O expressivismo sobre autoatribuição de estados mentais tem respostas aos desafios semânticos que costumam ser aglomerados de “o ponto de Geach”? Nossa proposta, nesse artigo, é empregar o princípio de caridade interpretativa para apresentar o expressivismo como uma posição maximamente plausível. A partir dessa postura, esperamos dar evidências suficientes de que o expressivismo tem uma explicação plausível para o acesso que cada um tem aos seus próprios estados mentais conscientes presentes.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  5
    Hans Jonas E a Ética Em Pesquisa.Anor Sganzerla & Geovani Viola Moretto - 2018 - Dissertatio 47 (S7):120-136.
    O convite para ministrar uma conferência sobre os problemas dos experimentos em seres humanos provocou grande mudança no modo de Hans Jonas fazer filosofia. Se inicialmente sua preocupação filosófica se voltava para tratar dos problemas da filosofia teórica, a partir da conferência, e, de seus desdobramentos, o filósofo passou a fazer uma filosofia prática. Essa mudança no modo de fazer filosofia deu a Jonas uma inesperada notoriedade, e com isso, o convite para fazer parte do Hastings Center. O tema da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  3
    Can Film Show What Philosophy Won't Say? The "Film as Philosophy" Debate, and a Reading of Rashomon.Jônadas Techio - 2018 - Dissertatio 47 (S6):69-105.
    Seguindo os passos de Stanley Cavell e de Stephen Mulhall, argumentarei neste artigo que o cinema pode oferecer contribuições genuínas para a filosofia. Para tanto procurarei mostrar que os principais obstáculos para considerar o cinema como capaz de fazer filosofia derivam de pontos de vista bastante restritivos sobre a natureza da racionalidade, da cognição, do significado - e, finalmente, da filosofia e do cinema eles mesmos. Apresentarei alguns desses obstáculos e indicarei formas de removê-los, adotando uma interpretação mais ampla dessas (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  4
    Hans Jonas E o Princípio Responsabilidade.Antonio Valverde - 2018 - Dissertatio 47 (S7):137-150.
    O ensaio circunscreve e investiga a urgência ética do princípio responsabilidade jonasiano para a civilização tecnológica, - entre o dever e o Ser; os avanços da “engenharia humana”, como registro da ausência de limites à tecnociência; o lugar da ética jonasiana frente a profusão de discursos éticos surgidos desde a Modernidade e a irrupção de desastres ecológicos a destruir a natureza.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  4
    Hans Jonas Contra o Animalismo.Wellistony C. Viana - 2018 - Dissertatio 47 (S7).
    A filosofia biológica de Jonas combate o dualismo cartesiano com seu monismo integral: corpo e espírito constituem duas dimensões de um mesmo organismo animal. Esta tese não deve ser confundida com o chamado “animalismo” que reduz a pessoa humana ao organismo animal. O objetivo do artigo é mostrar a diferença entre as duas posições. Em confronto com o Animalismo, Jonas precisa defender duas teses: 1) que há uma dimensão espiritual no ser humano irredutível à dimensão material e 2) que esta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  3
    Teorias Híbridas Em Metaética E Folk Psychology.Eduardo Vicentini de Medeiros - 2018 - Dissertatio 47 (S6):27-48.
    O artigo argumenta por um paralelismo entre o surgimento de teorias híbridas na Metaética e novas propostas de categorização para estados mentais que tomam como base conceitos da folk psychology. São discutidos três propostas de teorias híbridas e três propostas de categorizações. Esse paralelo não é acidental, antes indica uma direção profícua para a solução do confronto entre cognitivismo e não cognitivismo, desde que os novas categorizações propostas estejam integradas em teorias da psicologia ou neurociências que apresentem suporte de evidência (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Racismo E Emoções.Flavio Williges - 2018 - Dissertatio 47 (S6):49-68.
    Apesar do racismo ser um fenômeno social amplo, seu estudo filosófico ainda está longe de constituir uma tradição de pesquisa no Brasil. Esse ensaio pretende contribuir para a superação desse estado de coisas a partir de uma análise filosófico-moral do racismo. Partindo da identificação das reações emocionais relatadas em entrevistas por jogadores de futebol brasileiros e da análise da obra Recordações do Escrivão Isaías Caminha do escritor Lima Barreto, eu identifico um conjunto de emoções comuns em contextos de ofensa racial, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Schechtman, M. Staying Alive: Personal Identity, Pratical Concerns, and the Unity of a Life. Oxford University Press, 2014, 214P. [REVIEW]Alexandre Ziani de Borba - 2018 - Dissertatio 47:337-341.
    Nesta resenha, eu apresento as ideias desenvolvidas por Marya Schechtman em seu livro recente a respeito da identidade pessoal e tento aprofundar o conceito por ela introduzido de "person-space".
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. As origens do expressivismo e o ponto de Geach.César Schirmer Dos Santos - 2018 - Dissertatio:3-26.
    Our question, in this paper, is about the plausibility of the expressivist account of one’s self- attribution of mental states. More to the point, we will strictly follow the principle of charity as a mean to show that an expressivist philosopher can have good and reasonable answers to the set of objections put together in so called “Geach’s point”. Using this method, we hope to give enough evidences that an expressivist philosopher has enough resources to build a plausible explanation for (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues