View year:

  1.  4
    Fatores psicossociais protetivos e de risco relacionados ao trabalho docente da Educação Básica em Nampula, Moçambique.Gildo Aliante, Jussara Maria Rosa Mendes & Coutinho Maurício José - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 31:134-157.
    A docência figura na lista das profissões nobres e de extrema importância social, pois é responsável pela formação acadêmica de pessoas e outros profissionais. No entanto, a ação de ensinar é, igualmente, considerada na atualidade, como uma atividade extremamente estressante. Neste estudo exploratório e qualitativo objetivou-se explorar os fatores psicossociais protetivos e de risco relacionados ao trabalho docente da educação geral da rede pública em Nampula, Moçambique. Aplicou-se um roteiro de entrevista semiestruturada a 22 profissionais de educação e oito de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  2
    Condições de trabalho e impactos na saúde de professores da Educação Fisica escolar de uma cidade do norte de Minas Gerais.Luis Felipe Cantuária, Fernanda de Souza Cardoso & Saulo Daniel Mendes Cunha - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 31:176-189.
    RESUMO: As condições de trabalho dos professores de Educação Física da educação básica têm impactado negativamente essa classe de trabalhadores, com fortes repercussões na vida cotidiana e na saúde. O presente estudo teve como objetivo investigar as percepções dos (as) professores (as) de Educação Física da rede básica sobre a saúde biopsicossocial e a relação com as condições de trabalho. Caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, de corte transversal e abordagem qualitativa dos dados, com foco na análise de categorias. A amostra (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  1
    Mal-estar de professores e pandemia: um espaço de escuta frente à morte na escola.Cristiana Carneiro, Mariana Scrinzi, Larissa Costa Beber Scherer & Lila Souza - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 31:295-308.
    Os tempos pandêmicos forçaram a escola em relação ao encontro com a morte. Cenas narradas ou encenadas convocaram os educadores a se confrontarem com os desdobramentos desse encontro disruptivo. Coube aos professores se ocuparem dos efeitos mortíferos produzidos pela pandemia de Covid-19. Diante da morte, o silêncio costuma ser uma saída e, em relação aos educadores, não saber sobre o que fazer com ela na escola produz mal-estar, pois educar supõe uma posição de saber a ser sustentada. A partir de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  5
    Relação entre bem-estar subjetivo e ansiedade: análise da influência do gênero e faixa etária em estudantes.Janaina Chnaider, Laís Santos-Vitti & Tatiana de Cassia Nakano - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 31:353-366.
    Composto por uma dimensão afetiva (afetos) e uma cognitiva (satisfação com a vida), o bem-estar subjetivo é apontado como um fator que impacta a saúde mental, sendo prejudicado pela presença de ansiedade. Diante disso, a pesquisa avaliou os níveis de ansiedade e bem-estar em uma amostra composta por 172 estudantes de Ensino Técnico, com idades entre 15 e 51 anos (M=19,51; DP=6,70), 68% do sexo feminino. A Escala de Afetos Positivos e Negativos, Escala de Satisfação com a Vida e a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  1
    Aproximações - Arqueologias e Psicofisiologia: Freud, Nietzsche e as transposições sobre o bem e mal-estar na vida docente.Angela Cilento - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 31:44-59.
    À luz de algumas ideias de Freud e Nietzsche pretendemos criar algumas transposições que nos ajudam a pensar sobre o bem ou mal-estar docente, ressaltando que estes estados de ânimo não estão dissociados de nossa condição humana, nem apartados das políticas públicas que norteiam as diretrizes da educação e do status do ofício docente em nosso país. Buscamos extrair destes teóricos da cultura algumas ideias-chave: a arqueologia da cidade de Roma realizada por Freud em O Mal-estar da Civilização para refletirmos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  2
    O bem-estar docente: um estudo exploratório com escolas portuguesas no estrangeiro.Ana Costa & Paulo César Dias - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 31:204-215.
    O bem-estar dos docentes é um tema particularmente relevante e tem vindo a receber um interesse crescente. Contudo, são escassos os estudos em escolas no estrangeiro, motivo pelo qual se apresenta este trabalho que pretende explorar do bem-estar destes professores, em particular, descrever o seu bem-estar subjetivo e o bem-estar na escola, explorando o papel de variáveis pessoais e profissionais no bem-estar dos professores. Para isso, foi recolhida uma amostra de 58 docentes a lecionar em escolas portuguesas no estrangeiro, na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  2
    Estresse em professores do ensino médio: manifestação atual do mal-estar docente?Cleyton Costa & Cássio Eduardo Miranda - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 31:190-203.
    Objetivou-se avaliar a vulnerabilidade ao estresse laboral em professores do ensino médio. Trata-se de um estudo transversal realizado com 316 professores do ensino médio regular da cidade de Teresina-Piauí. Os dados foram coletados por meio da Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho - EVENT e um questionário sociodemográfico. Os resultados demonstram que ainda que docentes no geral não apresentem indicativos de vulnerabilidade ao estresse, existe um grupo em estado de vulnerabilidade. Sobre as situações desencadeantes da vulnerabilidade ao estresse há (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  2
    A experiência de viver a pós-graduação no Brasil e suas interseções com a sociedade do cansaço.Bruno Neves da Silva, Valéria Gomes Fernandes da Silva, Nilba Lima de Souza & Erika Simone Galvão Pinto - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 31:343-352.
    Este estudo objetivou refletir sobre o contexto da pós-graduação à luz dos argumentos que compõem a obra sociedade do cansaço, de Byung-Chul Han. Nas duas categorias de análise desenvolvidas, que relacionaram as vivências e as reflexões dos autores no âmbito da pós-graduação com os pressupostos de Han, ponderou-se que diversos aspectos inerentes desse cenário contribuem para ocasionar prejuízos à saúde biopsicossocial daqueles que o constituem. São exemplos a violência neuronal, o excesso de positividade, e o status, que confluem para transformar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  4
    O entusiasmo pelo trabalho docente e o burnout profissional.Dartel Ferrari de Lima, Dayane Cristina de Souza & Adelar Sampaio - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 31.
    Estudos anteriores indicaram que o esgotamento docente pode ser potencializado pelo entusiasmo excessivo ao trabalho. No entanto, a maioria dos métodos investigativos medem o esgotamento balizado pelos sintomas subjetivos informados, havendo poucas evidências que indiquem a causa dos sintomas e a amplitude da participação do entusiasmo do professor pelo trabalho. O objetivo deste manuscrito foi apresentar, as peculiaridades da relação entre o engajamento do docente pelo trabalho e o esgotamento profissional. Este ensaio acadêmico foi organizado a partir de uma revisão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  4
    O cuidado ao professor universitário e o ato de cuidar na prática educativa: revisão sistemática da literatura.Clara Maria Miranda de Sousa & Marilena Ristum - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 31:216-232.
    O artigo trata de uma revisão sistemática de literatura, com o objetivo de analisar os estudos existentes sobre o cuidado institucional ao professor universitário e o cuidado praticado pelo professor nas suas ações educativas. Foi feito um levantamento de artigos e teses no portal de periódicos da CAPES, publicados no período de 2010 a 2023, com os seguintes termos de busca: cuidado, educação, ensino superior, professor universitário, qualidade de vida, trabalho, saúde mental, saúde docente, bem-estar docente, acolhimento e promoção de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  2
    Trabalho docente e Covid-19: revisão da produção científica sobre repercussões da pandemia na saúde mental de docentes do ensino superior.Júlia Laughton Durante D’Angelis, Giovanni Campos Fonseca, Stanley Schettino & Rose Elizabeth Cabral Barbosa - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 31:269-282.
    O distanciamento social necessário para o enfrentamento à pandemia da Covid-19 impôs a interrupção de aulas presenciais e a adoção do ensino remoto, resultando em mudanças significativas para a docência. Baseando-se no histórico documentado na literatura relacionado à alta prevalência de acometimentos à saúde mental de professoras e professoras e seu possível agravamento no período pandêmico, este estudo teve como objetivo revisar a produção científica acerca das repercussões do trabalho na saúde mental de docentes do ensino superior durante a pandemia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  1
    Perspectivas de professoras sobre os desafios da docência na Educação Infantil.Walquíria de Souza Euzébio & Iza Rodrigues da Luz - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 31:158-175.
    RESUMO: Este artigo trata da docência e de seus desafios a partir da escuta de seis professoras de uma Escola Municipal de Educação Infantil - EMEI, de Belo Horizonte, proporcionada por uma pesquisa realizada em 2017. Os resultados indicam que as professoras têm clareza da importância do trabalho de cuidado e educação das crianças, assim como percebem a sua desvalorização social. Como desafios indicaram questões relacionadas aos comportamentos das crianças e às relações com as famílias. Ressalta-se a necessidade de políticas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. O bem-estar docente e a afetividade entre professor/aluno: percepção das estagiárias nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Eliane Terezinha Tulio Ferronatto - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 31:122-133.
    Este trabalho trata sobre a importância da afetividade entre professores e alunos para o bem-estar docente. Tem como objetivo compreender a percepção de cinco estagiárias do Curso de Pedagogia sobre o relacionamento entre professores e alunos observados no Estágio Supervisionado obrigatório nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia se deu por meio de análise dos relatórios finais, para compreender quais foram as percepções destas estagiárias nas observações realizadas nas escolas municipais do município de Maracaju/MS. Verificamos que os docentes, para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  1
    Experiências de escuta do mal-estar e do sofrimento docente frente à racionalidade neoliberal: construindo políticas de cuidado e de resistência.Danilo Peres Bemgochea Junior, Gabriela Oliveira Guerra, Samara Silva dos Santos, Silvana Maia Borges & Tais Fim Alberti - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 31.
    Este artigo contempla reflexões sobre o mal-estar e o sofrimento docente na contemporaneidade, a partir de experiências de escuta no âmbito da pesquisa e extensão universitárias. Apresentamos duas pesquisas, onde propusemos espaços de escuta por meio de entrevistas e escritas da experiência, ambas com docentes de instituições educacionais públicas. O método que embasa o texto é a pesquisa-intervenção de orientação clínica e a discussão pauta-se na análise clínica do discurso, que possibilitou recolher das pesquisas significantes que se entrelaçam, dando nomes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  2
    Violência, educação e sociedade: do que se queixa a escola?Pablo Lima & Marcelo Ricardo Pereira - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 31:15-30.
    Refletimos sobre a violência que frequenta as instituições escolares partindo do pressuposto de que ao se apresentar na escola de maneira molecular, a violência evidencia o reflexo do que já se encontra posto na sociedade. No que se refere à escola, é necessário pensar o fenômeno violento como uma realidade que cada dia mais toma o cenário escolar e demanda de educadores, alunos e famílias respostas novas e inventivas aos problemas advindos da complexa relação a que a violência os expõem. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  2
    Ainda, a pandemia… - Observações sobre a docência.Leonardo Maia - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 31:309-323.
    O Acontecimento transformador da pandemia não parece ter ainda sido de todo dimensionado, no Brasil, e talvez por toda parte. Um dos sinais mais explícitos dessa negligência analítica se revela no plano da Educação. Os efeitos pandêmicos aí persistem, e de maneira preocupante – um sem-número de levantamentos, pesquisas o tem evidenciado, em sua constância. Claramente, no campo formativo, a pandemia ainda não passou. Contudo, mostram-se precárias, incertamente eficazes as formas de enfrentamento em curso, ou até agora cogitadas. Em especial, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  1
    Mal-estar docente: o que há de (inter) dito na escola na contemporaneidade?Ademir Henrique Manfre - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 31.
    O presente estudo aborda a temática mal-estar docente. Trata-se de um recorte de uma pesquisa teórica desenvolvida em nossos estudos de Pós-graduação em educação. O objetivo geral foi pensar o mal-estar docente como elemento intrínseco à subjetividade e à prática docente. Metodologicamente, do ponto de vista filosófico e psicanalítico, propomos uma análise reflexiva a partir da via da crítica e da ressignificação. Os resultados apontaram que o mal-estar docente é um traço do ser professor, como um elemento que está no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  1
    Condições de trabalho de professores de uma escola do ensino fundamental da rede pública municipal de Vitória da Conquista-BA.Coriolano Ferreira de Moraes Neto & Benedito Eugenio - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 31:324-342.
    Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as condições de trabalho dos professores no cotidiano da escola no contexto da prática em uma escola urbana do ensino fundamental da rede pública municipal de Vitória da Conquista - Ba. A metodologia utilizada é a abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Para a produção dos dados fizemos o emprego de questionário. A pesquisa está fundamentada na proposta do ciclo de política desenvolvida por Stephen Ball e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  2
    O mal-estar e adoecimento: os impactos da pandemia na vida dos/as professores/as.Maria Izabel Alves dos Reis - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 31.
    Este artigo trata-se do tema mal-estar e adoecimento e tem como objetivo analisar os impactos da pandemia por covid-19 na vida dos/as professores/as. O estudo parte de uma pesquisa bibliográfica e documental das produções sobre o tema. O período da pandemia demarca um momento na história da educação brasileira que modificou os modos de trabalho e ao mesmo tempo, trouxe impactos na vida dos/as professores/as. Os resultados deste estudo, apontam para os impactos relacionados à saúde, como o mal-estar e a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  2
    Diferença entre os níveis dos perfis da síndrome de burnout em professores da Educação Básica: um estudo comparativo por sexo.Karine David Andrade Santos, Emile Santos de Almeida, Francisco Vitor Soldá de Souza, Calila Mireia Pereira Caldas & Joilson Pereira da Silva - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 31:89-102.
    Este estudo teve como objetivo comparar os perfis da síndrome de burnout, em professores da Educação Básica, por sexo. Foi realizado um estudo transversal com amostra de 184 participantes. Foram utilizados o Questionnaire Burnout Clinical Subtype e o questionário sociodemográfico. Os resultados apontaram que não houve diferenças estatisticamente significativas para os perfis “Frenético”, na comparação ao sexo. Por outro lado, as análises sinalizaram uma diferença estatisticamente significativa para o perfil “Subdesafiado”. A ausência de diferença no perfil Frenético, em relação ao (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  1
    Apresentação - Dossiê 'Bem-estar / Mal-estar do alunado e do professorado: saúde do corpo e da mente no ambiente formativo' - Parte 2: Docentes.Zamara Araujo dos Santos - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 31:10-14.
    Apresentação do Dossiê 'Bem-estar / Mal-estar do alunado e do professorado: saúde do corpo e da mente no ambiente formativo' - Parte 2: Docentes. Editorial do número 31, v. 2, Ano XVIiI, Jan-Jul, 2024. Artigos fluxo contínuo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  2
    Síndrome de burnout em professores de Educação Física na pandemia de Covid-19.Laiana Dall’Oglio Schlindwein, Adelar Sampaio, Dayane Cristina de Souza Souza, Daiana Machado & Arestides Pereira da Silva Junior - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 31.
    O estudo objetivou investigar a Síndrome de Burnout em professores de Educação Física no período de pandemia de Covid-19. Trata-se de uma pesquisa exploratória, na qual a amostra foi constituída por 31 professores de Educação Física do município de Marechal Cândido Rondon/PR. Foram utilizados questionário sociodemográfico e Maslach Burnout Inventory para educadores. Os dados foram analisados de forma descritiva (média e desvio padrão). Os resultados demonstraram que os índices das dimensões foram classificados como alto para exaustão emocional e médio para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  1
    Mal-estar docente na universidade mercantilista: novo negócio e antigo apartheid.Isael de Jesus Sena, Leandro de Lajonquière & Marcelo Ricardo Pereira - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 31:250-268.
    Os desafios evidenciados pela universalização dos direitos por meio do acesso à universidade mercantilista, que excede a questão da origem popular e/ou da tradicional oposição homogeneidade cultural versus heterogeneidade, colocam um conjunto de vicissitudes para o professor, que interroga a si mesmo e que considera digno ou ignóbil endereçar sua palavra professoral aos destinatários com o objetivo de possibilitar a vivência de uma experiência formativa. O nosso problema, como sociedade brasileira, consiste no fato de que instalamos nacionalmente o imaginário de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  2
    Mal-estar docente na universidade em tempos neoliberais: uma discussão psicanalítica e interseccional.Beatriz Almeida Gabardo Traldi, Caroline Heloisa Sapatini, Sabrina Gurita Lima & Kelly Cristina Brandão da Silva - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 31:233-249.
    Este trabalho, pautado na interface Educação e Psicanálise, em interlocução com autores contemporâneos das Ciências Humanas que discutem os efeitos do neoliberalismo no campo da Educação, tem por objetivo discutir teoricamente sobre o mal-estar na universidade, mais especificamente no que diz respeito ao sofrimento psíquico de docentes de universidades públicas brasileiras. As demandas desses professores, nos âmbitos do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, a partir de uma lógica neoliberal, estão sob a égide do produtivismo acadêmico. Para a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues