Aufklärung

ISSNs: 2358-8470, 2318-9428

14 found

View year:

  1.  6
    O que a linguagem do Terceiro Reich – como descrito por Klemperer – pode nos ensinar sobre certezas no sentido de Wittgenstein.José María Ariso - 2024 - Aufklärung 10 (3):21-36.
    Victor Klemperer (1881-1960) foi um professor alemão de línguas românicas que ficou famoso especialmente pelos escritos em que ele relatou como os nazis deformaram a língua alemã ao ponto de desenvolver o que ele chamou de “a língua do Terceiro Reich”. Neste artigo, pretendo explicar o que esta língua revela sobre certezas, compreendidas no sentido de Wittgenstein, o que, por sua vez, também pode contribuir para fornecer uma visão mais abrangente da medida em que a língua do Terceiro Reich foi (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  5
    O papel da cultura na hermenêutica jurídica.Juan Arcides Chirino Colina & Mauro Augusto Ponce de Leão Braga - 2024 - Aufklärung 10 (3):141-150.
    Este é um estudo sobre a mediação da cultura no processo de compreensão e interpretação das normas jurídicas na determinação de seu significado e alcance de sua aplicação concreta, com base no estudo da obra Verdade e Método, de Hans-Georg Gadamer, analisa-se o papel da cultura no procedimento hermenêutico jurídico, tanto do ponto de vista do intérprete, quanto do destinatário da norma jurídica, onde o jurista entra no jogo da interpretação da norma, com o conjunto de preconceitos proporcionado pela tradição, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  6
    Três objeções ao uso de violência em defesa de animais não-humanos e por que elas fracassam.Gabriel Garmendia da Trindade - 2024 - Aufklärung 10 (3):123-140.
    No presente artigo analisarei as três principais objeções comumente empregadas para rejeitar o uso de violência em defesa de animais não-humanos. Existe a ideia de que a violência é inerentemente errada e sempre deveria ser repudiada – eu chamo isso de ‘Objeção do Pacifista Absoluto’. Há também a perspectiva de que a utilização de violência por ativistas interespécies acaba alienando o grande público do movimento pelos direitos dos animais não-humanos como um todo – eu me refiro a esse argumento como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  6
    O fundo obscuro da alma: Baumgarten e os fundamentos metafísicos da Estética.Douglas Chaves de Souza - 2024 - Aufklärung 10 (3):37-54.
    Este artigo propõe um estudo sobre algumas reflexões filosóficas feitas por Alexander Baumgarten no contexto dos desdobramentos do racionalismo escolástico de Leibniz. Investigarei as teses metafísicas, sobretudo as que explicam a estrutura do conhecimento sensível, a psicologia empírica e as faculdades da gnosiologia inferior. Além disso, veremos de que maneira Baumgarten retoma as teorias clássicas da retórica e da poética para criar seu sistema das artes, examinando o papel das percepções da alma na produção e contemplação da beleza. Por fim, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  3
    A educação é uma ideia, segundo Kant: a unidade dos conceitos de doutrina e arte de educaar.Tomaz Martins da Silva Filho - 2024 - Aufklärung 10 (3):151-160.
    Nos escritos kantianos sobre o tema da educação (Erziehung), podemos perceber que o filósofo refere-se ao processo educativo de diversos modos, seja como sendo uma arte de educar (Erziehungskunst), como formação (Bildung), como doutrina da educação (Erziehungslehre) ou como sendo uma ideia (Idee). Essa multiplicidade de noções não é de modo algum arbitrária, mas cada uma se relaciona entre si e tem como ponto fulcral o conceito de educação como uma ideia, isto é, um conceito da razão que seja a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  9
    O conceito de contradição em Hegel e a Logica Difusa.Michele Borges Heldt - 2024 - Aufklärung 10 (3):101-108.
    Em minha tese de doutorado defendi que, para compreender como Hegel articula a passagem da contradição dialética à lógica, o conceito hegeliano de contradição deve ser analisado sob a perspectiva de uma antinomia. Para sustentar este argumento, propus uma atualização deste conceito a partir de uma estrutura antinômica. Essa atualização, porém, trouxe um outro problema: nessa reconstrução, a contradição, em Hegel, continua a se desenvolver de maneira gradativa, ao passo que a lógica tradicional trabalha apenas com valores de p e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  11
    A respeito da crítica de Schopenhauer à doutrina do direito de Kant.Antonio Alves P. Junior - 2024 - Aufklärung 10 (3):109-122.
    No presente artigo tenho o intento de demonstrar o motivo de Schopenhauer ser um crítico ferrenho da doutrina do direito de Kant, e para tal empreendimento, além das investigações na Metafísica dos costumes, obra capital onde se encontram os conteúdos sobre a doutrina do direito de Kant, restrinjo minhas explicações em relação aos textos de Schopenhauer, principalmente em Sobre o fundamento da moral (para nesse caso, expor a crítica da ética na forma legislativa-imperativa), ao § 62 do primeiro tomo de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  12
    Haití como no-lugar: la revolución racializada y la filosofía hegeliana de la historia.Angelo Narváez León - 2024 - Aufklärung 10 (3):55-66.
    En este artículo analizaremos los posibles criterios epistemológicos que, en el contexto de la filosofía hegeliana de la historia mundial, circunscriben el largo proceso revolucionario haitiano en un no-lugar narrativo. Contrario al imaginario político, económico y cultural europeo de fines del siglo XVIII y comienzos del siglo XIX, que vio en la Revolución haitiana un acontecimiento que directa o indirectamente repercute en las transformación geopolítica global, en los discursos abolicionistas y en la flujos comerciales a través del Atlántico, Hegel parece (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  8
    The reduction sentences are easy even within a Popperian view.Miguel López-Astorga - 2024 - Aufklärung 10 (3):89-100.
    Rudolf Carnap proposed three reduction rules to improve scientific language. Those rules indicate when it is correct to add a property in situations in which other properties are already had. Assuming the theory of mental models, it has been shown that the rules are not hard to use from the cognitive point of view. The key to argue that is to accept that the human mind works as dual-process theories claim. According to these theories, people can use two different systems. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  8
    Reinterpretando a pólis democrática: a tensão da justiça no inquérito de Édipo.Ricardo Manoel de Oliveira Morais & Patricio Tierno - 2024 - Aufklärung 10 (3):161-176.
    O objetivo é analisar algumas interpretações conexas que giram em torno da tensão entre duas concepções da díke em Édipo Rei. Como as tragédias ocupavam um papel privilegiado na pólis ateniense, pode-se dizer que as exibições e festividades trágicas eram uma verdadeira instituição política. Não por acaso se pode afirmar que as peças apontavam para um conflito entre os valores aristocráticos tradicionais e a nova ordem democrática. Tal tensão pode ser evidenciada na investigação promovida por Édipo que se manifesta em (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  14
    Fukuzawa Yukichi's conception of practical learning in "An encouragement of learning" and its historical significance.Nguyen Thanh Nam & Cao Xuan Long - 2024 - Aufklärung 10 (3):81-88.
    The book "An Encouragement of Learning" by Fukuzawa Yukichi (1834 - 1901) is among those that had a significant impact on Japan’s development in the late 19th century and early 20th century. It contains a wealth of original educational theory on a variety of topics, including the function of education, the subject, goal, content, and methodology of practical learning. Fukuzawa Yukichi's perspectives on practical learning still prove to have historical influence on the development of education today.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  12
    El arte y la filosofía como prevención y sanación. El caso de la violência en Guayaquil, Ecuador.Gerardo Miguel Nieves-Loja & Patricio Sánchez-Quinchuela - 2024 - Aufklärung 10 (3):11-20.
    En primer lugar, el presente artículo analiza la potencialidad que tienen las prácticas artísticas y manifestaciones culturales desarrolladas en zonas periféricas, urbano-marginales de la ciudad de Guayaquil como un mecanismo de integración y cohesión social para prevenir la violencia. Para ello, metodológicamente se propone un abordaje cualitativo de experiencias desarrolladas en este campo por instituciones de cooperación al desarrollo, que trabajan en articulación con la Universidad de las Artes. Se parte entonces de la recopilación de evidencia documentada de ejecución de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  11
    Raízes ultraconservadoras da direita na perspectiva adorniana.Mara Cristina Pereira - 2024 - Aufklärung 10 (3):179-184.
    Na palestra proferida no ano de 1967, Theodor W. Adorno, um dos grandes pensadores da Escola de Frankfurt, começa ressaltando que não intenciona apresentar uma visão da direita radical na completude que o tema exige, mas sim apontar algumas das características de uma nova direita mais radical do que ele havia abordado em uma palestra no ano de 1959. Dessa forma, frente aos novos elementos socioeconômicos da recente queda do nazifascism, o filósofo alemão considerou necessário abordar novos aspectos do que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  16
    Building the civic consciousness of the socialist rule of law in Vietnam nowadays.Dung Bui Xuan - 2024 - Aufklärung 10 (3):67-80.
    Vietnam is implementing global socio-economic integration, so the law must also be renovated to meet the requirements of international integration. Because the law is attached to the country's institutions, it shows the consistency in Vietnam's politics, economy, and diplomacy. In the world, the rule of law is a typical value that humanity aims for because it upholds the law, expressing our nation's aspiration for a democratic and equal society. Therefore, Vietnam has built a socialist rule of law. To achieve this, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues