Filosofia E História da Biologia

ISSNs: 1983-053X, 2178-6224

4 found

View year:

  1.  2
    Edward Jenner e a origem da inoculação vacinal.João Pedro Ocanha Krizek - 2024 - Filosofia E História da Biologia 19 (1):31-44.
    Edward Jenner (1749-1823) figura como um dos nomes relacionados à inoculação vacinal. Ele realizou uma vacinação bem-sucedida. Em uma série de publicações, apresentou os procedimentos e resultados da vacinação tornando a imunização artificial conhecida em vários países. Inicialmente apresentamos uma breve introdução sobre o assunto seguida da tradução para a língua portuguesa de uma dessas publicações (Jenner, 1801). Em uma linguagem bastante acessível, ele apresentou um breve relato sobre a origem da inoculação vacinal e de suas investigações acerca da varíola (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  1
    William Harvey e a circulação sanguínea: um diálogo com seus antecessores.Luana Beatriz Xavier Nunes - 2024 - Filosofia E História da Biologia 19 (1):45-63.
    William Harvey (1578-1656) presented his conceptions on blood circulation in Exercitatio anatomica de motu cordis e sanguinis em animalibus (Anatomical study on the heart and blood movement in animals) in 1628. His most relevant work was the treatise De motu cordis, as it is better known, which resulted from more than nine years of observations and anatomical demonstrations in animals and humans. It greatly impacted the period's physicians, philosophers, and anatomists, generating several comments and criticisms. Harvey's ideas concerning blood circulation (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  3
    Contribuições de uma leitura fleckiana do movimento Anti-Vaxx para a compreensão do negacionismo científico.Marllon Moreti de Souza Rosa & Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade - 2024 - Filosofia E História da Biologia 19 (1):65-83.
    Este artigo aborda a carreira, interesses profissionais e o contexto sócio-político em que viveu Ludwik Fleck A seguir, foca nos conceitos de “estilo de pensamento” e “coletivo de pensamento” que fazem parte de sua epistemologia. O objetivo é a partir deles e de outros elementos da epistemologia de Fleck compreender o processo histórico-cultural envolvido no negacionismo científico em relação à vacina. Para isso, utilizaremos alguns exemplos históricos. Consideramos que o movimento antivacinas é representado por um grupo de pessoas que pertencem, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  1
    “Do Jaborandi”: o estudo das produções vegetais brasileiras por Joaquim Monteiro Caminhoá (1875).Alex Gonçalves Varela - 2024 - Filosofia E História da Biologia 19 (1):9-29.
    Joaquim Monteiro Caminhoá (1836-1896) foi um ativo cientista que atuou no Império do Brasil, tendo produzido farto conhecimento que foi publicado em revistas e anais. Dentre os artigos redigidos encontra-se Do Jaborandi, publicado nos Annaes Brasiliensis de Medicina, no ano de 1875. O objetivo do artigo consiste em realizar uma análise do supracitado texto e a sua contribuição para o processo de emergência e consolidação das ciências naturais no oitocentos em nosso país. Os autores que estudaram e classificaram o jaborandi, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues