Revista de Filosofia Aurora

ISSNs: 2965-1557, 2965-1565

21 found

View year:

  1.  12
    Violência, reconhecimento e crítica ao humanismo no prefácio de Jean-Paul Sartre para Os condenados da terra, de Frantz Fanon | Violence, recognition, and critique of humanism in Jean-Paul Sartre's Preface to "The Wretched of the Earth", by Frantz Fanon.Judikael Castelo Branco - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    O artigo analisa os argumentos de Sartre em torno da violência e do reconhecimento de novos sujeitos na política e a sua crítica ao formalismo dos discursos humanistas a partir do “Prefácio” que ele escreveu para Os condenados da terra, de Frantz Fanon. Para isso, o texto se divide em três partes. A primeira, mais histórica, apresenta o trabalho de Sartre como prefaciador e trata das condições que cercam a redação do “Prefácio” para Fanon; a segunda aborda o problema do (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  2
    A situação dos insetos: o quão importante é essa questão? | The situation of insects: how important is this subject?Luciano Carlos Cunha - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    O uso de insetos para consumo por vezes é defendido alegando-se que tais animais: (1) são menos capazes de sofrer; (2) são pouco prejudicados com a morte; ou (3) deveriam ter um status moral menor (isto é, que deveriam receber uma menor consideração diante de danos equivalentes). Neste artigo desafiarei essas três alegações. Defenderei também que, mesmo que essas alegações fizessem sentido, delas não se segue que a exploração sobre insetos é justificável. Por fim, discutirei sobre o grau de importância (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  7
    A busca por reconhecimento e as demandas da justiça social: uma defesa do liberalismo de Rawls | The quest for recognition and the demands of social justice: a defense of Rawls’ liberalism.Lucas Mateus Dalsotto - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    A questão que o presente texto visa avaliar é em que medida duas objeções dirigidas contra o liberalismo criam dificuldades para a versão rawlsiana dessa teoria. A primeira objeção diz que as partes responsáveis pela escolha dos princípios de justiça são demasiadamente individualistas e que o raciocínio prático delas é amplamente instrumental. A segunda afirma que o método rawlsiano de justificação da justiça por meio de princípios enfraquece a prioridade de seu formalismo kantiano ao pressupor um compromisso substantivo com uma (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  9
    Editorial: Festschrift em homenagem ao Professor Antonio José Romera Valverde | Festschrift in honor of Professor Antonio José Romera Valverde.Jelson Roberto de Oliveira & Léo Peruzzo Júnior - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  5
    Resenha: Filosofia como Modo de Vida – Ensaios Escolhidos. FAUSTINO, M., TESTA, F. (Orgs.) – Lisboa: Edições 70, 2022. | Book review: Filosofia como Modo de Vida – Ensaios Escolhidos. FAUSTINO, M., TESTA, F. (Orgs.) – Lisboa: Edições 70, 2022. [REVIEW]Pedro Nagem de Souza - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    O Volume Filosofia como modo de vida – Ensaios Escolhidos, organizado por Federico Testa e Marta Faustino, é um compêndio acadêmico com uma seleção de treze ensaios sobre o tema-título. Sua proposta principal é de apresentar ao mundo lusófono uma visão panorâmica do debate acadêmico, feito majoritariamente em língua inglesa, centralizado no tema hadotiano-foucaultiano da “filosofia como modo de vida”. Ou ainda, nos termos dos próprios organizadores, uma “cartografia do debate” (Pg. 44), muito bem-vinda no contexto brasileiro.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  7
    Imagem e percepção no pensamento de Hans Jonas | Image and perception in Hans Jonas’ thought.Michelle Bobsin Duarte - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    O presente artigo tem o objetivo de tratar a questão da imagem na filosofia de Hans Jonas com a finalidade de compreender a função que a capacidade imaginativa exerce na experiência fenomenológica de apreensão da realidade. A investigação da relação entre imagem e percepção humana no pensamento de Jonas se mostra profícua na medida em que o tema da imagem possui um papel muito significativo em sua filosofia, pois, é justamente na capacidade de criar imagens e reconhecê-las como representações do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  5
    As Formas de Descrição da Vida e da Filosofia | The Ways of Describing Life and Philosophy.Ericson Sávio Falabretti - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    Esse artigo, instigado sobretudo pelas interpretações de Merleau-Ponty sobre Sócrates e Montaigne e pelo artigo Biografia e autobiografia: tangências e secâncias de Antonio Valverde, discute a relação entre vida e obra, considerando duas perspectivas: a importância da obra para a permanência – memória – de uma existência individual; o alcance e a validade filosófica da estratégia metodológica de recorrer ao exame de biografias e autobiografias para interpretar uma determinada obra.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  4
    Da crítica à defesa da mnemotécnica: Nietzsche e a escrita | From critic to defense of mnemotechnique: Nietzsche and the writing.Adilson Felicio Feiler - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    A partir do momento em que a recordação dos fatos deixa de estar vinculada a elementos internos a estes para se associar a signos externos, o esquecimento passa a se instalar. Eis o nascimento da escrita. Com isso, as técnicas de memória são ameaçadas. Nietzsche vê nesta ameaça à mnemotécnica um ganho significativo, pois permite um alívio e higienização mental de toda aquela carga moral que não permite esquecer. Ao perseguirmos este objetivo de desobstruir a mente das suas técnicas de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  11
    Guerra, terrorismo de Estado e condição (des)humana | War, state terrorism and the (in)human condition.Lilian Simone Godoy Fonseca - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    Sob a inspiração do texto “Guerra, Terrorismo e Condição Humana”, de Antonio Valverde, o presente artigo busca discutir a questão da guerra, apontando as disparidades de gênero e de classe que ela comporta; tratando-a como um tipo de terrorismo de Estado e discutindo a condição desumana decorrente de todas as guerras, exemplificada por dois clássicos do cinema mundial.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  8
    Origin of man and the presence of myth in the metaphysics of expression: an attack to the unthought in Eduardo Nicol.Roberto Andrés González Hinojosa - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    The present investigation aims to elucidate the presence of myth in the work of Eduardo Nicol. This inquiry of course, is something not thought about, since the author in question from the beginning of his philosophy has recognized that the path of thought is beyond myth, that is, it is nuanced by reason and by conceptual rigor. In other words, for him philosophy is about what is phenomenologically accessible and about what is rationally intelligible. Precisely for this reason, one of (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  7
    Sobre Ontologia das Leis Naturais: Algumas Afinidades Teóricas entre Berkeley e Peirce | On the Ontology of Natural Laws: Some Theoretical Affinities between Berkeley and Peirce.Ivo Assad Ibri & Caique Marra de Melo - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    Este texto procura apontar na ontologia das leis naturais de George Berkeley elementos teóricos afeitos à Semiótica e ao Pragmatismo clássico de Charles S. Peirce, tendo por base a possível identidade de propósitos entre os idealismos subjetivo berkeleyano e o de teor objetivo peirciano, ambos comungando a refutação de um dualismo mente-matéria de extração cartesiana. Por outro lado, reflete-se, também, sobre o papel da experiência nestes autores, em que a percepção em Berkeley, fundamental para sua epistemologia encontraria sua condição homóloga (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  9
    Hugh Lacey e a busca por uma epistemologia engajada | Hugh Lacey and the search for an engaged epistemology.Léo Peruzzo Júnior & Hugh Lacey - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    Hugh Lacey (1939) é pesquisador emérito na Swarthmore College, Pennsylvania, Estados Unidos, onde começou a lecionar em 1972. É Doutor em História e Filosofia da Ciência pela Universidade de Indiana (EUA), tendosido professor visitante na Universidade de São Paulo em diversas ocasiões (1973, 1996, 2000 e 2004). Seus trabalhos atribuem lugares próprios aos valores dentro da tecnociência, procurando mostrar que a abordagem científica materialista precisa assumir também o lugar que as coisas ocupam em sistemas ecológicos e sociais. Lacey é autor (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  7
    Reflexões sobre biopolítica: subjetivação, vida nua e formas de vida | Reflections on Biopolitics: Subjectivation, Bare Life and Life Forms.Oswaldo Giacóia Junior - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    O objetivo principal deste artigo consiste em explicitar a significação dos conceitos de biopolítica e biopoder na obra de Giorgio Agamben, com apoio em noções cardinais como exceptio, vida nua, sujeito e forma-de-vida. Para tanto, serão mobilizados estratégicos recursos teóricos e metodológicos na filosofia jurídico-política deste pensador, de modo a possibilitar uma adequada compreensão de suas semelhanças e diferenças relativamente a elementos congêneres definidos por Michel Foucault.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  4
    La causalidad formal y del ser (esse) en las etapas de constitución del ente.Manuel Alejandro Serra Pérez - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    En este artículo se pretende explicar cómo debe ser comprendida la relación entre la causalidad formal y del esse en las etapas de constitución del ente según el pensamiento de Tomás de Aquino. Forma y esse, que son acto en su respectivo orden, se relacionan como acto y potencia, lo cual obliga a un detallado análisis que explique cómo es esta relación y cómo su interpretación condiciona el modo de entender la constitución metafísica del ente. Llevaremos a cabo este propósito (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  8
    Indicações a partir de Tempo e Ser para pensar o Acontecimento [das Ereignis] | Indications from Time and Being to think about the Event [das Ereignis].Manuela Saadeh - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    O texto utilizado aqui, o qual corresponde ao período final do pensamento heideggeriano, tem o intuito de propor uma breve iluminação do que Heidegger supõe sobre o sentido do Ser enquanto Ser a partir da analítica existencial do Dasein lograda em Ser e Tempo enquanto fenômeno de compreensão do Ser temporal. O artigo é uma tentativa de pormenorizar os problemas investigados na obra Tempo e Ser enquanto problemas decorrentes da questão em Ser e Tempo. Estará pressuposto, portanto, ao longo do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  15
    Nietzsche, as forças e a psicanálise | Nietzsche, the forces and the psychoanalysis.Joao Perci Schiavon & Peter Pál Pelbart - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    Investiga-se o conceito de força, tal como aparece em Nietzsche e na psicanálise. Objetiva-se esclarecer e potencializar seu uso clínico. A pesquisa se justifica porque se trata de conceber o processo clínico como explicitação da força pulsional, uma vez que a tipologia das forças proposta por Nietzsche e a precisão analítica, de caráter ético e clínico, convergem inteiramente. Uma ética nietzschiana da força ativa (o amor fati) torna-se providencial para se pensar a retomada do conceito de força na psicanálise. Objeções (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  9
    Solidão como consequência do Caos em Francis Bacon e Nietzsche | Loneliness as a consequence of Chaos in Francis Bacon and Nietzsche.Micael Rosa Silva - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    Deleuze, em Francis Bacon – Lógica da sensação, destaca três elementos pictóricos como características fundamentais das pinturas de Bacon: a estrutura material, a figura e o contorno que isola a figura. Esses elementos revelam que o tema do pintor é o sofrimento do homem moderno, sozinho em seu quarto. Sofrimento entendido como o tormento interior de um corpo imerso no caos, em um universo sem sentido. O artista exprime o “corpo vivido” em meio ao desmoronamento da ordem das coisas. A (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  11
    A pobreza a partir da perspectiva utilitarista de Singer e da ética kantiana em O’Neill | Poverty from Singer's utilitarian perspective and O'Neill’s Kantian ethics.Milene Tonetto & Sandra Eloisa Pisa Bazzanella - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    O presente artigo analisa as concepções desenvolvidas por Peter Singer e Onora O’Neill sobre o alívio da pobreza. Para atingir esse objetivo, são apresentadas possíveis formas de entender a pobreza, seguidas de uma comparação das visões dos autores. As proposições de Singer são examinadas à luz do utilitarismo de preferências, visando compreender o desenvolvimento da teoria do autor até a elaboração do altruísmo eficaz. A revisão da teoria de O’Neill, por sua vez, é feita a partir da ética kantiana, tradição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  8
    A questão de Deus nos seminários de Jacques Lacan | The question of God In Jacques Lacan Seminars.Fabiano Veliq - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    O artigo tem como objetivo traçar uma visão panorâmica sobre como Lacan trabalha a questão de Deus em seus seminários. Tendo em vista a importância da questão de Deus para Lacan, nosso artigo se mostra como uma tentativa de mapear tal problema nos seminários e evidenciar que o tema sobre Deus perpassa toda a obra de Jacques Lacan, que vai alterando as suas formulações sobre Deus à medida que seu ensino avança.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  9
    Acting in light of the facts: an ecological approach.Rafael Graebin Vogelmann - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    We conceive of ourselves as capable of acting in response to normative reasons. Given that normative reasons are facts, this self-conception entails that we are capable of acting in response to facts. Arguments from error cases might seem to force us to deflate this self-conception, for they seem to show that to act in light of a fact must simply be a way of acting in light of a belief. The starting point of this paper is the rejection of this (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  4
    Rethinking limits: ecology and intergenerational ethics.Irene Gomez-Franco - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    The focus of this work is to explore the idea of limits within certain scopes where they arguably matter most: those of intergenerational justice and a prospective ethics of the future. When limits are conceived in a nuanced and emancipatory way – as the autonomy and capability to place limits in the current context of environmental crisis, while taking into account our finite nature – the possibility arises to build a concept of responsibility that cares for the well-being of present (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues