Cadernos Espinosanos

ISSN: 1413-6651

19 found

View year:

  1. Igualdade e liberdade.Gonzalo Ricci Cernadas - 2024 - Cadernos Espinosanos 51:37-60.
    O artigo procura elucidar se van den Enden moldou de alguma forma as teorias que Spinoza desenvolveu mais tarde. Para o fazer, começaremos por analisar a vida de van den Enden e a forma como Spinoza lidou com ele. Em seguida, examinaremos a teoria política de van den Enden, a fim de a sistematizar em pontos-chave que permitam uma comparação com Spinoza. Por fim, analisaremos se se pode argumentar que existe uma proximidade ou um distanciamento entre as abordagens dos dois (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  2
    Marilena Chaui.Rodolfo Alves de Macedo - 2024 - Cadernos Espinosanos 51:219-225.
    Resenha do livro "Marilena Chaui: pensamento, afetos e análise da obra", de Daysi Bregantini (Org.).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  2
    Misérias de um rei deposto.Camila Lima de Oliveira - 2024 - Cadernos Espinosanos 51:145-161.
    Pascal compara a condição humana à situação de um “rei deposto” (_un roi dépossédé_), um soberano que perdeu seu reino, do qual carrega apenas a reminiscência que revela a dualidade de sua natureza, simultaneamente grande e miserável. Nesse estado paradoxal, em que grandeza e miséria se entrelaçam, a reminiscência de um passado satisfatório e perfeito colide com imperfeições e frustrações do presente, colocando o ser humano em um dilema: a incapacidade de não desejar a verdade e a felicidade e a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Notícias.Cadernos Espinosanos - 2024 - Cadernos Espinosanos 51:227-231.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. O governo das paixões.Daniela Mordoch - 2024 - Cadernos Espinosanos 51:189-218.
    O objetivo deste artigo é explicitar alguns pontos de aproximação e divergência entre Descartes e Espinosa no que diz respeito ao governo das paixões. Para tanto, utilizaremos alguns artigos do _Tratado das paixões_, que fundamentarão a análise cartesiana de império da vontade sobre as paixões a partir da condução da razão. Como contraponto, trataremos principalmente das proposições 7, 8 e 14 da parte IV da _Ética_ de Espinosa, na medida em que propõem uma moderação da força dos afetos baseada na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Labor e libido.Leon Farhi Neto - 2024 - Cadernos Espinosanos 51:89-122.
    Neste artigo, operamos metodologicamente dentro de uma paisagem mental spinozista, isto é, a partir das ideias de Spinoza, mas provocadas por ideias de outros pensadores. Nossa reflexão parte do questionamento da fórmula latina, retomada por Spinoza, segundo a qual os humanos tendem a fugir do labor para se entregar à libido. Nossa intenção é mostrar que essa tendência não é absoluta, mas relativa aos processos de valoração que, a partir do desejo, se estabelecem como experiência coletiva. Para tanto, investigamos os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Lei e educação.Lucas Santos Pessoa - 2024 - Cadernos Espinosanos 51.
    O presente artigo visa argumentar que a lei e a educação, em John Locke, em alguma medida se complementam para ceifar a possibilidade de opressão, objetivando garantir a liberdade política dos indivíduos contra a dominação. Para efetivar esse objetivo, duas obras serão fundamentais: o _Segundo tratado sobre o govern_o e _Alguns pensamentos sobre a educação_. Com base na primeira, buscaremos analisar as circunstâncias que resultaram na renúncia da liberdade por parte dos indivíduos, para associarem-se em sociedade sob a proteção da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Usos schmittianos de conceitos spinozanos.Maurício de Albuquerque Rocha & Francisco de Guimaraens - 2024 - Cadernos Espinosanos 51:15-36.
    Este trabalho envolve a análise da presença de Spinoza nas obras de Carl Schmitt. Os objetivos do texto são os seguintes: a) identificar as razões de Schmitt ao sustentar seu discurso político em noções spinozanas; b) esclarecer as contradições entre as diferentes imagens de Spinoza que Schmitt projeta em seus escritos. Para alcançar tais objetivos, a investigação realizada neste texto abordou tanto o contraditório personagem Spinoza criado por Schmitt (filósofo antimecanicista, crítico do racionalismo, liberal, pensador da individualidade concreta) quanto os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Servidão e organizações.Marcus Vinicius Siqueira - 2024 - Cadernos Espinosanos 51:61-87.
    O objetivo deste artigo é o de aproximar o pensamento espinosano dos estudos organizacionais críticos, tendo como fio condutor a servidão nas organizações. Para tanto, analisamos o pensamento de Espinosa e discutimos o entrelaçamento de sua ontologia e de sua abordagem política para se compreender temas caros aos estudos críticos, como a liberdade e a servidão. O artigo, além de problematizar o voluntário do oximoro da servidão voluntária, realiza uma ancoragem no pensamento espinosano para compreender criticamente a relação indivíduo-empresa nas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Poderia o riso emendar a tristeza?José Marcelo Siviero - 2024 - Cadernos Espinosanos 51:123-143.
    Trata-se de pensar o riso (enquanto expressão da hilaritas) como uma possível maneira de operar a emendatio espinosana, no sentido de dispor o corpo e a mente, por um treino e instrução propiciados a partir de uma articulação de afetos alegres, ao fortalecimento e manutenção crescentes de sua potência de agir. No entanto, por que escolhemos o riso, aparentemente uma manifestação mais física da hilaridade, como o ponto privilegiado de análise? Tal escolha se justifica através da interpretação fornecida por Henri (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  14
    A modernidade cartesiana: um caminho em aberto?Abel dos Santos Beserra - 2024 - Cadernos Espinosanos 50:111-138.
    O presente artigo retoma uma discussão apresentada por Marilena Chaui, em _Um anacronismo interessante_, para refletirmos sobre a herança cartesiana e sua apropriação, sobretudo, pelo idealismo alemão, a exemplo de Kant e Hegel. Nossa hipótese é a de que existe uma leitura equívoca de Descartes a qual o estabelece como o precursor do conceito de _sujeito_ como _subjetividade_, que surgiria desde então como condição de possibilidade para o fazer da filosofia ou para sua interpretação. Essa chave de leitura permite então (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  12
    História em Espinosa pela confrontação de seis leituras.Glauber Klein - 2024 - Cadernos Espinosanos 50:81-109.
    Para abordar o tema da História em Espinosa, confrontamos seis leituras, definindo conveniências, diferenças e oposições entre elas, de maneira a explicitar a pertinência, o alcance e as dificuldades desta temática. Observamos que a relação entre metafísica e história é a base comum das leituras consideradas, com suas diferenças recíprocas a se medir desde as distintas concepções desta relação. Por este critério, dividimos os autores em dois grupos: Cassirer, Strauss e Gueroult separaram metafísica e história em Espinosa; Matheron, Althusser e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  15
    Editar os Pensamentos de Pascal: considerações históricas e análise da edição de Alain Cantillon.Flavio Fontenelle Loque - 2024 - Cadernos Espinosanos 50:33-53.
    A descoberta póstuma de escritos de Blaise Pascal tratando da religião cristã colocou um desafio a seus familiares e amigos: como editá-los? O presente artigo pretende realizar um estudo desse desafio e elaborar um quadro amplo das principais edições realizadas desde o século XVII, incluindo-se a edição de Allain Cantillon publicada em 2023. O propósito do presente artigo se subdivide, portanto, nos seguintes passos: (I) considerações históricas sobre a tarefa de editar os _Pensamentos_, (II) panorama das principais edições e, por (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  11
    Pascal e a aposta: tradução do fragmento "Infinito Nada" e de alguns fragmentos correlatos.Flavio Fontenelle Loque - 2024 - Cadernos Espinosanos 50:199-232.
    Tradução do fragmento "Infinito Nada" e de alguns fragmentos correlatos dos Pensamentos de Pascal.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  14
    Lei divina e lei humana no Tratado Teológico-político de Espinosa.Luís César Guimarães Oliva - 2024 - Cadernos Espinosanos 50:55-79.
    Este artigo pretende examinar os primeiros parágrafos do capítulo 4 do _ Tratado teológico-político _ de Espinosa para compreender o conceito espinosano de Lei, com especial interesse nas noções de lei divina e lei humana. A análise parte do sentido absoluto de lei, como determinação necessária, que se divide em leis dependentes da necessidade da natureza da coisa e leis dependentes da decisão humana, e mostrará como o segundo tipo de lei é ontologicamente absorvido pelo primeiro, ao mesmo tempo em (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  25
    O que fazer do que somos?Homero Santiago - 2024 - Cadernos Espinosanos 50:233-235.
    Resenha de: Luís César Guimarães Oliva, _Natureza e graça em Blaise Pascal_, São Paulo, Paulus, 2023.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  12
    O Leibniz dionisíaco de Gilles Deleuze.Maria Luiza Lima Seabra - 2024 - Cadernos Espinosanos 50:169-198.
    A interpretação deleuziana de Leibniz, mais conhecida pelo seu comentário a este em _A Dobra _(1995), tem suas principais premissas já delineadas em _Diferença e Repetição _(1968). Visando constituir uma filosofia da diferença, Deleuze questiona a fundamentação do Princípio de Razão Suficiente sobre o Princípio de Identidade. Isso leva a uma interpretação bastante heterodoxa de Leibniz que aparenta este a Nietzsche. Leibniz aparece como o pensador dionisíaco e obscuro de um racionalismo _sui generis_. Visamos explicar essa interpretação a partir da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  14
    Espinosa e o céu.Diego Tatián - 2024 - Cadernos Espinosanos 50:15-31.
    O texto discorre sobre algumas referências feitas por Espinosa aos fenômenos astronômicos, a partir de vínculos ontológicos efetuados por certos historiadores e estudiosos (desde Bayle a Jacobi) entre o pensamento espinosano e o de Giordano Bruno – em particular os elementos que se referem à questão do panteísmo. O pensamento de Espinosa, assim como a ótica, postula que o infinito não é uma harmonia e que a substância infinita (potência infinita de produzir infinitas coisas em infinitos modos) abrigaria um mundo (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  8
    Espinosa e Blyenbergh: entre a sem'ntica da amizade e a sem'ntica do mal.Douglas Nunes Vieira - 2024 - Cadernos Espinosanos 50:139-168.
    Nascida como um promissor início de amizade entre dois amantes da verdade, a correspondência entre Espinosa e Blyenbergh revelou-se uma verdadeira desilusão. Por conhecerem a verdade por caminhos diversos, nas línguas de Espinosa e de Blyenbergh, as palavras _Deus_ e _mal_, que sustentam toda a problemática da correspondência, só poderiam significar coisas completamente diferentes. Apesar de ambos concordarem que Deus é sumamente perfeito e a causa de todas as coisas, enquanto um concebia que homens e mulheres poderiam contrariá-lo, entristecendo-o a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues