8 found

Year:

  1. Uma Visão Dialética Em Antígona, de Sófocles.Dulcileide V. Do Nascimento Braga - 2021 - Principia 41.
    Este artigo desenvolve algumas reflexões sobre a linguagem feminina atribuída às mulheres, usando como exemplo trechos do texto Antígona, de Sófocles. A análise observa as técnicas dialéticas descritas nos Tópicos de Aristóteles, salientando a importância das mesmas serem utilizadas, também, como reflexo da situação sócio-política vigente no século V a.C.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  1
    O Grafema Das Escritas Não-Fonéticas: Hieroglifo, Pictograma, Logograma, Ideograma?Elisa Figueira de Souza Corrêa - 2021 - Principia 41.
    Este artigo examina quatro termos diferentes comumente utilizados para se referir aos grafemas de escritas não-fonéticas: pictograma, hieroglifo, logograma e ideograma. Faz-se a revisão das definições mais comuns a fim de estabelecer diferenças e semelhanças entre os termos e, na fixação de limites, defende-se a continuação da terminologia “ideograma” para os caracteres chineses em uso, mormente, na China e Japão, para marcar suas próprias peculiaridades.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Tradução Do Texto de Cibo Et Potu Brasiliensium de Jorge Marcgrave.Francisco De Assis Florêncio - 2021 - Principia 41.
    Primeira obra sobre a flora, a fauna e a etnologia brasileiras, a Historia Naturalis Brasiliae notabilizou e imortalizou o célebre naturalista alemão Jorge Marcgrave. Publicada quatro anos após a morte do autor, a obra recebeu alguns ajustes daquele que ficou responsável por fazer a sua revisão e, por fim, a sua publicação, Johannes de Laet. O livro VIII – de onde saiu o trecho que traduziremos - trata especificamente da etnologia dos indígenas brasileiros e chilenos. A parte que nos dispusemos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  1
    The Use of Active Strategies for Teaching Latin Syntax: A Case Study of a Brazilian Classroom Experience.Fábio Fortes - 2021 - Principia 41.
    In this paper, by showing a case study of a Latin teaching experience in Brazil, we discuss the relevance and usefulness of incorporating active strategies into the teaching of Latin syntax in a Brazilian university context. We mean here by active strategies any language practise consisting of producing language output, either orally or through writing, as a means of creating texts in this language to respond to classroom tasks. Our point is that through the development of task-based lessons with active (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. A “Dormição da Mãe de Deus”, a Festa da Ortodoxia E a Representação Pós-Bizantina Através da Iconografia de Theophanis, o Cretense, E da Descrição de Dionísio de Furna.Fernanda Lemos de Lima - 2021 - Principia 41.
    O presente trabalho visa estudar como a representação da passagem de “A dormição da Mãe de Deus”, no contexto da ortodoxia grega por meio da comparação entre a iconografia realizada por Theophanis, o Cretense, no monastério de Stavronikita, em 1546; e do modo como o livro Interpretação da técnica de pintura bizantina, escrito entre 1730 e 1734, por Dionísio de Furna, descreve os elementos que deveriam aparecer na cena da “dormição dda Mãe de Deus”. Tal estudo comparativo visa observar como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Comentários da Narrativa de Atos 13. 14-41; 14. 14-18; 17. 22-34; 22. 1-24 Pela Perspectiva Teórica de Gérard Genette.Luciene De Lima Oliveira - 2021 - Principia 41.
    Gérard Genette conceitua a narrativa como a representação de um acontecimento ou de vários acontecimentos, considerados reais ou fictícios, por meio da linguagem e, principalmente, da linguagem escrita. A estrutura da narrativa, em Genette, é analisada tendo por referências três categorias, que são fundamentadas no: tempo, modo e voz. Assim é que o presente artigo tem por escopo tecer comentários de alguns excertos do livro de Atos dos Apóstolos pelo viés teórico de Gérard Genette.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  2
    Eruv: A Heterotopia Judaica.Isabel Arco Verde Santos - 2021 - Principia 41.
    O Eruv é uma forma de ampliação do espaço de circulação com transporte de objetos durante as leis de Shabat, que determinam a necessidade do descanso e de não haver trabalho neste tempo. Foucault nos ajuda a entender a sua dimensão dessa ideia, com o desenvolvimento do conceito de heterotopia.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Fedra E Hipólito Na Visão Ovidiana.Márcia Regina de Faria da Silva - 2021 - Principia 41.
    No presente artigo, traduziremos a carta IV, de Fedra a Hipólito, das Heroides de Ovídio e observaremos os aspectos miticos incorporados e reelaborados a partir da visão elegíaca ovidiana a respeito da tradição mítica anterior, especialmente, a trágica clássica que tem como tema as personagens Fedra e Hipólito.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
 Previous issues
  
Next issues