Cultural relativity, ethical relativism and the immutability of the human nature: Some considerations on philosophical anthropology

Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 3 (1):43-66 (2023)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Alfred Stein, em memória de quem esse artigo é dedicado, mantinha, enquanto filósofo da história, a crença em valores absolutos como obsoletos bem como, enquanto filósofo da ética, o convencimento sobre a aleatoriedade relativista-cultural na valoração moral da ação humana. De uma tal valoração aparece indicado reconstruir a ação adequadamente, ou seja, compreendê-la intencionalmente e explicá-la por meio da causalidade. No decorrer desse compreender e desse explicar, se deve fazer uma referência a isso que Stern com, entre outros, Blaise Pascal, chama de “a condição humana” (la condition humaine): o fato de que o humano é um ser consciente de si mesmo, de que ele é determinado por uma vontade de autopreservação, de que ele ama e odeia, de que ele sofre, busca escapar do sofrimento, de que ele sabe de sua mortalidade e, por fim, morre. De maneira semelhante à anthropéia physis de Thukydides, essas condições variantes resultam decorrer de ação bem diferentes e padrões de comportamento, de acordo com as especificidades da situação histórica – parecido com como um balão sobe, sob o efeito da mesma lei da gravidade, uma pedra, entretanto, cai ao chão. Seguindo essa construção compreensivo-explicativa da ação, vêm a sua valoração moral. Esta é, com Stein, guiada pelo princípio da liberdade como de um ser-livre de pressão e pelo princípio da maior minimização possível do sofrimento humano.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,907

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Ethical relativism.John Ladd - 1973 - Belmont, Calif.,: Wadsworth Pub. Co..
Cultural Relativism and the Theory of Relativity.Seungbae Park - 2014 - Filosofija. Sociologija 25 (1):44-51.
Cultural Relativism.John J. Tilley - 2000 - Human Rights Quarterly 22 (2):501–547.
Defence of Cultural Relativism.Seungbae Park - 2011 - Cultura 8 (1):159-170.
An Outline of Ethical Relativism and Ethical Absolutism.Robert E. Frederick - 1999 - In Robert Frederick (ed.), A companion to business ethics. Malden, Mass.: Blackwell. pp. 65–80.
Relativity and Relativism.Andrei Cornea - 2012 - Cultura 9 (1):29-42.
Essais sur le relativisme et la tolérance.Fernand Ouellet - 2000 - [Sainte-Foy, Québec]: Presses de l'Université Laval. Edited by Susan Khin Zaw.

Analytics

Added to PP
2023-07-27

Downloads
11 (#1,161,724)

6 months
4 (#854,689)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references