A mão de Deus: Diego Maradona e a natureza divina da trapaça na antiguidade clássica

Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 14:11-19 (2015)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A trapaça heroica está entre as memórias mais persistentes da Copa do Mundo de Futebol de 1986. Enquanto o brilhante segundo gol de Diego Maradona contra a Inglaterra foi apelidada por jornalistas desportivos de todos os lugares de “o gol do século”, o seu primeiro, de mão, é diferentemente lembrado pelos jornalistas e outros escritores em Londres e em Buenos Aires. A trapaça de Maradona, testemunhada por milhões em todo o mundo, não foi observada nem pelo árbitro tunisiano e tampouco por seus assistentes durante o jogo. Na corrida dos jogos fúnebres de Pátroclo descrita na Ilíada, há até mesmo uma trapaça divina: a deusa Atena intervém, em resposta à oração de Odisseu, lançando Ajax, rosto ao chão, nos restos imundos dos sacrifícios de touros para impedi-lo de ganhar e assim, dar a vitória a Odisseu. Se os deuses trapaceiam para ajudar aos seus humanos favoritos, pode a própria trapaça ser totalmente inaceitável, mesmo em uma ocasião solene, que homenageia um guerreiro morto? Quando Ajax percebe o papel de Atena em sua derrota e reclama com seus companheiros, eles apenas riem dele. Este artigo analisa a representação da trapaça nas artes e nas poesias gregas e romanas e conclui que a “ mano de dios ” de Maradona é comparativamente trivial

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,386

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A performance do belo corpo de odisseu se mostra: De.Alessandra Serra Viegas - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (24):27-34.
Aquiles X Odisseu: A Ilíada à luz do hípias menor.André Malta - 2009 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 23:278-289.
Libertad divina, posibilidad y contingencia en Duns Escoto.Antonio Pérez-Estévez - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (3):85-93.
Experiência e Natureza: a Teoria da Gestalt entre a ciência e a fenomenologia.Jonas Cholfe - 2009 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 19 (2).
A Kléos Heróica Como Mecanismo De Individuação Do Homem Grego.Cristiane Azevedo - 2011 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 27:327-335.
Ciência E fé: Dádivas de deus.Dr Josiney A. Souza - 2012 - Revista de Teologia 6 (9):18-27.

Analytics

Added to PP
2015-04-09

Downloads
9 (#1,228,347)

6 months
1 (#1,516,429)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

The hand of God: Diego Maradona and the divine nature of cheating in Classical Antiquity.Frederick Ahl - 2015 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 14:11-19.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references