O místico no Tractatus de Wittgenstein

Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 3 (2):84-102 (2016)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Pretende-se com este ensaio criar um lugar de esclarecimento para apresentar um outro Wittgenstein, isto é, para apresentar no quadro da filosofia da linguagem presente na obra maior, o Tractatus Logico-Philosophicus, a possibilidade de uma outra linguagem. Não pretendemos expor o Wittgenstein dito lógico, o prelector agressivo de deduções espontâneas mas sim, mas um Wittgenstein pensador do mundo e da linguagem que diz esse mesmo mundo. Ora, no mundo humano o místico ocupa um lugar no conjunto de crenças, o que implica por sua vez uma linguagem para o dizer ou para o permitir mostrar. Assim, Wittgenstein encontra no místico o lugar de eleição de uma linguagem que o situa fora do contexto pragmático do Tractatus e mesmo dos jogos da linguagem, e é sobre esse místico e sobre o alcance que obtém na filosofia da linguagem que este ensaio se debruça.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 97,060

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Jogos de Linguagem, Imagem Agostiniana e Ostensão.Daiane Lemes Pereira - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (38):55-83.
A Ontopotencialidade da Linguagem em Heidegger.Paulo Alexandre E. Castro - 2004 - In Isabel Matos Dias & Irene Brges Duarte (eds.), Colóquios. Centro de Filosofia Univ.Lisboa. pp. 405-416.

Analytics

Added to PP
2019-02-08

Downloads
4 (#1,785,819)

6 months
4 (#1,480,510)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Paulo Alexandre e Castro
Universidade de Coimbra

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

The mysticism of the tractatus.B. F. McGuinness - 1966 - Philosophical Review 75 (3):305-328.
Wittgenstein on religious belief.Stephen Mulhall - 2011 - In Oskari Kuusela & Marie McGinn (eds.), The Oxford Handbook of Wittgenstein. Oxford, England: Oxford University Press.

Add more references