A estrutura das revoluções científicas de Kuhn: uma breve exposição

Griot : Revista de Filosofia 20 (1):173-192 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Como ocorre o progresso científico? Existem critérios para a escolha de teorias científicas? Qual o impacto de valores cognitivos e extra-cognitivos sobre as comunidades científicas? Para tratar de questões como estas, o filósofo da ciência Thomas Kuhn adota uma perspectiva estruturalista com embasamento histórico. Apresentamos a estrutura das revoluções científicas proposta por este pensador. Tratamos, inicialmente, da noção de paradigma, conceito chave da sua explicação do funcionamento da ciência e do progresso científico. Em seguida, expomos as fases pelas quais uma área de pesquisa comumente passa ao longo de sua trajetória: pré-ciência, ciência normal, crise e revolução. Finalizamos o artigo traçando alguns paralelos da posição deste pensador com outras perspectivas epistemológicas do século passado.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 100,448

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Reflexões Acerca da Natureza da Ciência: Comparações Entre Kuhn, Popper e Empirismo Lógico.Marcos Antonio Alves - 2013 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 5 (10):193-211.
O estatuto científico da ciência cognitiva em sua fase inicial.Marcos Alves - 2021 - Marília, SP, Brasil: Cultura Acadêmica/Oficina Univeritária.
A gênese do paradigma espectral.Antonio Lai - 2007 - Discurso 37:407-440.
Filosofia da Ciência e Filosofia da Ciência do Direito.Henrique Napoleão Alves - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e33607.

Analytics

Added to PP
2021-04-24

Downloads
23 (#928,602)

6 months
6 (#825,551)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references