Visão Crítica da Biotecnologia

Santo André, Brasil: NTE - UFABC (2016)
  Copy   BIBTEX

Abstract

As ciências médicas, biomédicas, humanas e sociais têm avançado de forma frenética nos últimos anos. Com isso, se faz cada vez mais necessário o debate ético que visa contemplar o respeito à dignidade humana, animal e ao meio ambiente. A bioética se dedica a esse debate e se propõe a estendê-lo a setores não acadêmicos, como sociedades de proteção dos animais, dos direitos humanos e até grupos religiosos. Essa diversidade de opiniões não só é interessante, mas necessária, uma vez que os valores praticados em uma sociedade provêm de uma construção social cujos blocos fundamentais têm origem na família e nos diversos grupos sociais nos quais os indivíduos estão inseridos desde o seu nascimento. A proposta deste livro é fomentar esse debate, fornecendo conceitos e visões sobre temas selecionados da pesquisa e da prática médica, biotecnológica e de áreas correlatas. Em um contexto mundial de intolerância política, social, étnica e de gênero, oportunidades de debate também possuem um papel social de auxiliar no desenvolvimento consciente da cidadania e do respeito ao próximo. Sobretudo, o debate nos faz enxergar o outro como parelho, ainda que cada um possua as suas especificidades, opiniões e histórias de vida.

Links

PhilArchive

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A ética no Direito.José Henrique Rodrigues Torres - 2011 - Filosofia E Educação 3 (1):p - 37.
Bioética y biojurídica.César Samperio & María Barrachina - 2007 - Medicina y Ética 18:53-70.
Bioética y derechos humanos.Laura Palazzani - 2007 - In Jesús Ballesteros & Encarna Fernández (eds.), Biotecnología y Posthumanismo. Editorial Aranzadi. pp. 383--404.
Naturaleza humana y biotecnología.Angela Aparisi Miralles - 2007 - In Jesús Ballesteros & Encarna Fernández (eds.), Biotecnología y Posthumanismo. Editorial Aranzadi.
Aspectos bioéticos de la inmigración.Raquel Fernández García - 2003 - El Catoblepas: Revista Crítica Del Presente.
Da angústia do conhecimento à serenidade do pensar.Dax Moraes - 2008 - In Ricardo Timm de Souza & Nythamar Fernandes de Oliveira (eds.), Fenomenologia Hoje: Bioética, Biotecnologia, Biopolítica. Edipucrs. pp. 203--145.

Analytics

Added to PP
2017-06-10

Downloads
5,571 (#892)

6 months
450 (#3,442)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references