Educaçãoo Superior em espaços híbridos: a presença e a copresença no processo de cooperação // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.4 [Book Review]

Conjectura: Filosofia E Educação 22 (3):458-481 (2017)

Abstract
Os seres humanos configuram o espaço de convivência com o outro e em congruência com o meio. Estar presente e compartilhar essa presença com o outro, copresente, implica laços afetivos e sentimentos de pertencimento ao grupo, mas, principalmente, de agir juntos. Este artigo apresenta um recorte da pesquisa “Os espaços híbridos nos processos de ensinar e de aprender: a presença e a copresença no viver e conviver”. A natureza exploratória da pesquisa, por meio da metodologia estudo de caso, se justifica por buscar explorar vários espaços à formação do educador, que se configura em diferentes contextos, através da presença e da copresença, proporcionada pelo hibridismo. Os dados empíricos de natureza qualitativa se referem à participação dos estudantes de graduação e pós-graduação em diferentes situações de aprendizagem. No processo de cooperação, observa-se o agir juntos num hibridismo complexo entre espaço geográfico e espaço digital-virtual. Para ampliar a compreensão acerca da construção do conhecimento em espaços digitais virtuais, precisase viver e conviver com os estudantes. Ou seja, configurar em espaços digital virtuais uma convivência com o outro, que ocorre por meio das diversas formas de interação, comunicação e representação, estabelecendo uma relação dialética, na qual professor e estudante tornam-se coensinantes e coaprendentes do processo formativo. Assim, se torna fundamental ressignificar a concepção de sala de aula, como um espaço de convivência, de produção cultural, que se configura na coexistência e no imbricamento desses espaços, proporcionados pelo uso das Tecnologias Digitais no contexto do hibridismo tecnológico-digital. Palavras-chave: Tecnologia digital. Presença. Copresença. Aprendizagem. Cooperação.
Keywords No keywords specified (fix it)
Categories No categories specified
(categorize this paper)
Options
Edit this record
Mark as duplicate
Export citation
Find it on Scholar
Request removal from index
Translate to english
Revision history

Download options

Our Archive


Upload a copy of this paper     Check publisher's policy     Papers currently archived: 47,395
External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server
Configure custom proxy (use this if your affiliation does not provide a proxy)
Through your library

References found in this work BETA

Add more references

Citations of this work BETA

No citations found.

Add more citations

Similar books and articles

A cultura emergente na convivência em MDV3D.Luciana Backes - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2):99-117.
A ubiqüidade da informação digital no espaço urbano.Julieta Leite - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (2):104-116.
Poéticas contemporâneas.Franciscu Sedda - 2012 - Logos: Comuniação e Univerisdade 19 (1).

Analytics

Added to PP index
2017-12-23

Total views
28 ( #337,099 of 2,291,344 )

Recent downloads (6 months)
4 ( #300,550 of 2,291,344 )

How can I increase my downloads?

Downloads

My notes

Sign in to use this feature