A estudante E a professora fugitiva... Um encontro necessário

Childhood and Philosophy 8 (16):459-476 (2012)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A palavra-chave é encontro, ou, talvez sua estranha intenção: a impossibilidade de expressar uma experiência que certos modos de classificação, ou uma tradição, impedem de ver o que é. Experiência que resiste ao acabado e inicia um processo de reconhecimento para dar lugar à expressão de seus vazios. Como criar esse percurso que se apodera de singularidades que a constituem? Deparamos-nos com a expressão de um ser em potência: toda vez que se tenta apreendê-lo, ele se deixa unir novamente por aquilo que não tinha nada em comum, impelindo-me à criação. Expressa a necessidade de compreender os caminhos pelos quais alcancei a revelação dos pensamentos indizíveis que permitiram apreender como se engendram em nossa experiência. Descolando-se do plano da educação, seus procedimentos dirigem-se ao externo, em direção a outros planos, além do humano, passando por um plano de experiências interiores; recolhem vestígios atemporais da nossa experiência e os agrupa de tal maneira que se explicam por meios pouco confessáveis, complicando-se na expressão. Dado o desenvolvimento singular da revelação que surge com a necessidade da expressão, só mais tarde é que pude entender: o que parecia falta de sentido era justamente o sentido. É complexo descrever o que nos aconteceu. Mas foi justamente na frustração de tentar capturar o aprendizado que conseguimos de alguma forma compreendê-lo, embora não soubéssemos inicialmente traduzir essa compreensão em palavras: aí nasceram os pensamentos indizíveis. Tenho sempre comigo a sensação de que sua concepção está comprometida, donde surge um tal de desconforto, cada vez que tentamos enquadrá-los em uma explicação. Embora toda explicação exista neles e deles dependa de tal maneira que não pode ser concebida sem eles, contanto que venha depois. No instante em que surge a necessidade de dar a conhecer, esta se constitui em si mesma em um objetivo concreto. Deixo aqui palavras inspiradas em experiências mal sucedidas e encontros subseqüentes

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,349

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Something like ability.Paul Noordhof - 2003 - Australian Journal of Philosophy 81 (1):21-40.
Self-expression.Mitchell S. Green - 2007 - New York: Oxford University Press.
Art and emotion.Derek Matravers - 1998 - New York: Oxford University Press.
Adorno and Heidegger on language and the inexpressible.Roger Foster - 2007 - Continental Philosophy Review 40 (2):187-204.
The analysis of 'experience'.F. H. Heinemann - 1941 - Philosophical Review 50 (November):561-584.
Transparency and the unity of experience.John O'Dea - 2008 - In E. Wright (ed.), The Case for Qualia. MIT Press. pp. 299.
Impaired embodiment and intersubjectivity.Jonathan Cole - 2009 - Phenomenology and the Cognitive Sciences 8 (3):343-360.

Analytics

Added to PP
2013-03-27

Downloads
7 (#1,356,784)

6 months
2 (#1,232,442)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references