Revista Portuguesa de Filosofia 68 (1-2):147-170 (2012)

Authors
Ricardo Barroso
Universidade Católica Portuguesa
Abstract
Resumo O presente artigo brota da verificação de que a metafísica mantém uma relação complicada com a ciência. Para compreender a natureza deste problemática o autor percorre a história da relação entre estas duas áreas de estudo, focando-se no ponto decisivo dessa história que foi o surgimento do neopositivismo. O autor argumenta que durante o processo de reabilitação e ascensão da metafísica, logo após a queda do neopositivismo, os metafísicos em vez de procurarem diminuir o hiato com a ciência, acabaram por adoptar uma abordagem ainda mais autónoma desta. O autor procura mostrar que esta viragem tem origem no cerne da própria metafísica analítica, pelo que neste artigo se revisita o processo de reabilitação da metafísica com Quine, passando para a ascensão da modalidade a posteriori com Kripke. Evidencia-se que é nesta última fase que reside subtilmente a parte da mesma filosofia que causou a queda da metafísica. O autor argumenta que os principais factores que motivaram um afastamento das comunidades metafísica e científica, e a consequente posição de autonomia daquela, resultaram do facto da metafísica analítica contemporânea manter implicitamente uma forma de teoria deflacionista da verdade e de não-factualismo, que conduziu a uma posição anti-realista com todas as suas consequências. Por último, o autor propõe um reposicionamento da metafísica, a partir do conceito de união em complementaridade suportado por um realismo e compromisso ôntico com a Verdade. Palavras-chave: Filosofia da Ciência, Metafísica, Metafísica Analítica Contemporânea, Modalidade, Papel da Metafísica na Ciência, Teoria da Verdade
Keywords Filosofia da Ciência  Metafísica  Metafísica Analítica Contemporânea  Modalidade  Papel da Metafísica na Ciência  Teoria da Verdade
Categories (categorize this paper)
DOI 10.17990/RPF/2012_68_1_0147
Options
Edit this record
Mark as duplicate
Export citation
Find it on Scholar
Request removal from index
Translate to english
Revision history

Download options

PhilArchive copy


Upload a copy of this paper     Check publisher's policy     Papers currently archived: 59,700
External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server
Configure custom proxy (use this if your affiliation does not provide a proxy)
Through your library

References found in this work BETA

No references found.

Add more references

Citations of this work BETA

No citations found.

Add more citations

Similar books and articles

La metafísica de Averroes.Rafael Ramón Guerrero - 1998 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 15:181-198.
Corrientes actuales de Filosofía de la religión.Juan Antonio Estada Díaz - 2010 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 50:43-54.
Metafisica analitica?Franca D'Agostini - 2008 - Giornale di Metafisica 30 (2):243-270.
¿cómo Hacer Metafísica Después De Heidegger Y Quine?Alfonso Marqués - 2008 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía:149-159.
Materiales para una crítica de la modernidad (Max Horkheimer y los orígenes de la «teoría crítica»).Jacobo Muñoz Veiga - 1987 - Logos. Anales Del Seminario de Metafísica [Universidad Complutense de Madrid, España] 22:13.
Ontologia analitica e metafisica classica.Enrico Berti - 2007 - Giornale di Metafisica 29 (2):305-316.
¿Cómo hacer metafísica después de Heidegger y Quine?Alfonso García Marqués - 2008 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía:149-159.

Analytics

Added to PP index
2013-11-27

Total views
8 ( #959,460 of 2,432,332 )

Recent downloads (6 months)
1 ( #466,190 of 2,432,332 )

How can I increase my downloads?

Downloads

My notes