A vivência ético-política-afetiva na comunidade

Cadernos Espinosanos 31:81 (2015)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente artigo propõe refletir sobre a vivência ético-política-afetiva na comunidade. Discute-se três pontos principais: 1. Como se dá a ética, a política e os afetos em uma comunidade a partir da Filosofia de Espinosa. 2. Partindo-se da compreensão da dinâmica dos afetos como se pode compreender a liberdade e a servidão na vivência comunitária. Como a comunidade age ou não de tal forma que a liberdade ou a servidão, respectivamente, passam a ser vivenciadas no ambiente comunitário? O que poderá favorecer a liberdade ou a servidão? 3. Proposta de uma ação compartilhada dos profissionais. O objetivo dessa análise é revisitar a reflexão sobre ética, política e afetos na comunidade e, a partir de Baruch de Espinosa, proporcionar uma análise que reatualize o que seja comunidade na perspectiva essa revisitação. O conceito de comunidade que esse artigo se refere diz respeito ao conjunto de pessoas que convivem no mesmo território ou no mesmo bairro e que, no quotidiano, vivenciam diversas experiências. Tem-se como reflexões principais que, mediante a compreensão da dinâmica instável dos afetos, os profissionais que ‘atuam’ em comunidades, poderão ter uma visão mais ampla sobre suas práticas e se as mesmas fomentam ou aumentam estados de servidão ou se, ao contrário, contribuem para a liberdade da comunidade e dos indivíduos.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,164

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Aristóteles e o sentido político da comunidade ante o liberalismo.Cesar Augusto Ramos - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (129):61-77.
Para todo mal, a cura.Maria Borges - 2014 - Con-Textos Kantianos 1:10-22.
Comunidade moral e política na ética das virtudes de Alasdair MacIntyre.Helder Buenos Aires Carvalho - 2007 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 6 (3):17-30.
A crítica à política em Marx.Eduardo F. Chagas - 2014 - Revista Dialectus 5 (1).
Maurice Blanchot:Pensar a comunidade.Francisco Guerrero Miranda - 1998 - Philósophos - Revista de Filosofia 3 (1):1-2.

Analytics

Added to PP
2020-12-22

Downloads
14 (#930,021)

6 months
7 (#339,156)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references