Authors
Abstract
Neste artigo, mostrarei alguns argumentos que reforçam a ideia de que o Parmênides foi considerado um diálogo lógico durante o médio platonismo. Vou considerar o que alguns autores dizem, embora em diferentes épocas, sobre como o Parmênides de Platão foi lido. Meu objetivo é também mostrar que eles estiveram em um acordo geral: na verdade, dadas essas concordâncias, a probabilidade de que esta obra tenha sido classificada entre os diálogos lógicos se torna muito mais plausível. A principal fonte para estabelecer isso é representada por Proclo, que, em seu Comentário sobre o Parmênides de Platão, discute as tradições de interpretação relacionadas a este diálogo, propondo uma classificação na qual também está incluído o ‘modo lógico’. Com base na análise de algumas passagens do Didaskalikos de Alcino e de algumas referências presentes na Vitae Philosophorum de Diógenes Laércio, e com algumas indicações em Albino, é possível supor com certo grau de verdade que o Parmênides, para alguns médios platonistas, em alguns aspectos, e mais geralmente para o médio platonismo, representava um ‘diálogo explicativo’ ou ‘diálogo expositivo’ que continha as indicações para aprender o método lógico, fornecendo ao mesmo tempo um exemplo de como se exercitar para aprendê-lo.
Keywords No keywords specified (fix it)
Categories No categories specified
(categorize this paper)
DOI 10.5902/2179378643317
Options
Edit this record
Mark as duplicate
Export citation
Find it on Scholar
Request removal from index
Translate to english
Revision history

Download options

Our Archive


Upload a copy of this paper     Check publisher's policy     Papers currently archived: 50,391
External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server
Configure custom proxy (use this if your affiliation does not provide a proxy)
Through your library

References found in this work BETA

No references found.

Add more references

Citations of this work BETA

No citations found.

Add more citations

Similar books and articles

O "Parmênides" de Platão Revisitado.Samuel Rickless - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (1):8.
Comentários Ao Diálogo "Parmênides" de Platão.Miguel Spinelli - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (1):34.
O "Parménides" Como Diálogo Aporético.José Gabriel Trindade Santos - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (1):22.
O Percurso Argumentativo Do Lísis de Platão.Helena Andrade Maronna - 2015 - Prometeus: Filosofia em Revista 8 (17).
Uma Reflexão Sobre a Temporalidade No "Parmênides" de Platão.Gérson Pereira Filho - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (1):86.
A Tradição Do Discurso Apofático Na Filosofia Grega.Bernardo dos Santos Lins Brandão - 2007 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 18:90-97.
O "Parmênides" E as Doutrinas Não-Escritas de Platão: O Uno E o Outro.Dennys Garcia Xavier - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (1):100.
Os sentidos da Eleuthería na República de Platão.Anastácio Borges de Araújo Júnior - forthcoming - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental.

Analytics

Added to PP index
2020-05-01

Total views
5 ( #1,093,580 of 2,326,153 )

Recent downloads (6 months)
5 ( #164,573 of 2,326,153 )

How can I increase my downloads?

Downloads

My notes