Compêndio em Linha de Problemas de Filosofia Analítica

Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (2013)

Abstract

Compêndio em Linha de Problemas de Filosofia Analítica FCT Project PTDC/FIL-FIL/121209/2010 O objectivo do projecto é produzir um volume intitulado Compêndio de Problemas de Filosofia Analítica, escrito em língua portuguesa e a publicar e disponibilizar gratuitamente na internet. A edição em linha será dinâmica, podendo o material ser objecto de actualizações sucessivas. O volume consiste em ensaios especializados sobre questões pertencentes a áreas nucleares da Filosofia Analítica actual. A ênfase é colocada em áreas que tratam da natureza da linguagem, mente e cognição. O projecto é desenvolvido à volta de 3 grandes domínios: Mente e Cognição (Epistemologia, Filosofia da Mente, Ciência Cognitiva, etc); Lógica e Linguagem (Filosofia da Linguagem, Lógica Filosófica, Filosofia da Matemática, etc); e Metafísica (Ontologia, Filosofia da Ciência, etc). Para cada um destes domínios, é isolado um conjunto de tópicos determinados pela sua saliência na discussão filosófica actual. Cada artigo é um ensaio de estado da arte, original e opinativo, sobre um desses tópicos: formula e caracteriza o tópico segundo o estado corrente da sua discussão; introduz as concepções principais e os argumentos associados acerca do tópico; e examina criticamente os prós e os contras de cada uma dessas concepções e argumentos. Eis alguns exemplos de artigos: Significado (Lógica e Linguagem); Objectos Abstractos (Metafísica): Intencionalidade (Mente e Cognição). O comprimento médio de um ensaio é de 15 páginas e uma estimativa provisória do total de artigos é de 60. O nível da exposição é avançado, i.e. destinado a estudantes pós-graduados, especialistas e investigadores. O projecto e o material resultante irão satisfazer uma importante necessidade na comunidade de estudiosos de Filosofia Analítica de língua portuguesa, a de material de alta qualidade escrito em Português que cubra as áreas centrais da Filosofia Analítica. O material será extremamente útil para centenas de estudantes da pós-graduação em departamentos de Filosofia e disciplinas relacionadas nas Universidades do Brasil, Portugal e outros países de língua portuguesa; será igualmente útil para professores nesses departamentos, bem como para especialistas.

Download options

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 72,660

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Analytics

Added to PP
2014-07-31

Downloads
309 (#35,440)

6 months
3 (#198,972)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Similar books and articles

Entidades Ficcionais.Fiora Salis - 2014 - Compêndio Em Linha de Problemas de Filosofia Analítica.
Hegel e Filosofia Analítica.Robert B. Brandom - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (1):78-94.
acerca da expressão 'Das Nichts nichter' (Uma leitura analítica).Julio Cabrera - 1998 - Philósophos - Revista de Filosofia 3 (2):61-96.
Corrientes actuales de Filosofía de la religión.Juan Antonio Estada Díaz - 2010 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 50:43-54.
A Filosofia Analítica e Kant.Henrique Jales Ribeiro - 2005 - Revista Portuguesa de Filosofia 61 (3):883-899.
Nomes Vazios.Teresa Marques & Manuel García-Carpintero - 2014 - Compêndio Em Linha de Problemas de Filosofia Analítica.
Logical Foundations: Lonergan and Analytical Philosophy.Andrew Beards - 2007 - Revista Portuguesa de Filosofia 63 (4):919 - 939.

Author Profiles

João Branquinho
Universidade de Lisboa
Ricardo Santos
Universidade de Lisboa

References found in this work

The Reference Book.John Hawthorne & David Manley - 2012 - Oxford University Press.

Add more references

Citations of this work

No citations found.

Add more citations