Monismo social ou moral? Dos pressupostos teórico- sociais da teoria do reconhecimento de Axel Honneth

Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 15 (1):169-190 (2016)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo visa compreender o estatuto do monismo do reconhecimento proposto por Axel Honneth, por meio de uma análise da relação estabelecida por ele entre reconstrução normativa e descrição social. Tendo esse objetivo, procuraremos inicialmente mostrar que, para reabrir o domínio do social e identificar um interesse mais realista à emancipação na sociedade, Honneth enfatiza a importância dos padrões institucionalizados do reconhecimento e das lutas morais no interior de todos os processos de reprodução social. Retomando, em seguida, algumas das críticas dirigidas a ele dessa perspectiva, argumentaremos que, nos momentos em que afirma que o funcionamento da economia pode ser compreendido a partir da teoria do reconhecimento, Honneth ignora a especificidade dos mecanismos econômicos de reprodução. Estendendo esse argumento às várias dimensões da reprodução social, mobilizaremos então diferentes autores para mostrar que, nas passagens em que defende que o desenvolvimento da sociedade está ancorado nos três padrões normativos de reconhecimento, Honneth parece fundir o nível da reconstrução normativa com o da descrição social, negligenciando com isso as relações de poder que permeiam a realidade social. Explicitando, por fim, a estratégia negativa de reconstrução utilizada por Honneth, concluímos o artigo mostrando como, ao partir das experiências de desrespeito, ele recusa as acusações de que o monismo do reconhecimento possui pretensões descritivas e lhe atribui um estatuto moral.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,386

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Intersubjetividade e ontologia social nas revisões da teoria do reconhecimento de Axel Honneth.Luiz Philipe de Caux - 2017 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 16 (1):35-62.
Contorno e limites do conceito do social em Axel Honneth.Luiz Philipe de Caux - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 3 (1):28-48.
Não-reconhecimento e cidadania.Paulo Rangel Araújo Ferreira - 2017 - Revista Opinião Filosófica 8 (1):379-391.
Axel Honneth e a virada afetiva na teoria crítica.Campello Filipe - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (Espec):104-126.
Conflitos sociais, moralidade e justiça.Príscila Carvalho - 2015 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 14 (1):13-35.
Reificação e reconhecimento: um estudo a partir da teoria crítica da sociedade de Axel Honneth.Rúrion Melo - 2010 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 9 (2):231-245.
Gadamer e Honneth.José Wilson Rodrigues de Brito - 2017 - Revista Opinião Filosófica 8 (1):334-356.

Analytics

Added to PP
2019-07-06

Downloads
3 (#1,690,426)

6 months
1 (#1,516,429)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references