Ideias do século das luzes

Filosofia E Educação 14 (2):73-95 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O artigo elenca os elementos que demarcaram o iluminismo e suas influências na educação a partir do século XVIII. O estudo visa responder: o que foi o século das luzes e quais as suas contribuições para a educação? Como instrumento da coleta de dados priorizou-se o uso de textos em três momentos, a saber: primeiro - dos tipos “resposta à pergunta o que é o Esclarecimento?; segundo - análises sobre o pensamento rousseauniano a partir dos textos “Emílio ou da educação” e “Projeto de Educação” nas abordagens de Rousseau para suscitar debates sobre a educação humanista fundamentada na vivência do Contrato Social e nos fundamentos de uma educação para a sensibilidade do sujeito moderno; terceiro - discutir o legado das ideias iluministas no processo educacional na realidade brasileira.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,349

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Idéias Filosóficas E Políticas Em Minas Gerais No Século Xix.José Carlos Rodrigues - 1986 - Editora Itatiaia Editora da Universidade de São Paulo.
A filosofia da mec'nica qu'ntica de Gaston Bachelard.David Velanes - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):229-242.

Analytics

Added to PP
2022-09-13

Downloads
17 (#843,162)

6 months
6 (#522,885)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references