As consequências políticas E sociais do conceito de totalitarismo arendtiano

Cadernos Do Pet Filosofia 9 (17) (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A análise Arendtiana relaciona os contextos sociais e econômicos ao surgimento dos elementos que constituem a novidade do Totalitarismo como fenômeno político. O conceito de Totalitarismo mostra-se como um valioso recurso de identificação das estruturas políticas e sociais que antecedem a subida de governos totalitários. O objetivo deste trabalho é investigar o conceito de Totalitarismo na Obra Origens do Totalitarismo e no pensamento de Hannah Arendt. Com este propósito, seleciona-se a obra da autora como referência e realiza-se um levantamento bibliográfico da literatura política como estratégia de estudo. Os resultados apontam que a fragmentação da vida política na modernidade e a emergência das massas atomizadas são fatores preponderantes para eclosão do Totalitarismo como forma de governo. Ao mesmo tempo em que as condições socioeconômicas constituem o fundamento ideológico da propaganda dos líderes e movimentos totalitários anteriores à sua ascensão, é evidente que a mentalidade totalitária se aproveita dos antagonismos sociais para instalar um estado de domínio total e controlar todas as dimensões da vida humana. O conceito de Totalitarismo de Arendt revela-se relevante para a compreensão dos eventos totalitários como destruidor do espaço sociopolítico e da despolitização do sujeito. O enfrentamento ao avanço do estado totalitário mostra-se possível através da ação não-violenta, da liberdade de expressão e pensamento. A organização política colegiada apresenta-se como uma alternativa democrática ao processo de destruição da vida política e dos ideais de felicidade pública.F

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,349

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Interpretações do totalitarismo: Hannah Arendt e Friedrich-Brzezinski.Acríssio Luiz Gonçalves - 2017 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 4 (1-2):68-83.
Totalitarismo e Desmundanização Liberal.Rodrigo Ribeiro Alves Neto - 2018 - Pensando: Revista de Filosofia 9 (17):156-173.
Veracidade E Propaganda Em Hannah Arendt.Odilio Aquiar - 2007 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 10:7-16.
Modernidad, filosofía y totalitarismo en Hannah Arendt.Anabella Di Pego - 2010 - Páginas de Filosofía (Universidad Nacional del Comahue) 11 (13):35-57.
Hannah Arendt - Filosofia e Política.Eduardo Jardim De Moraes - 1999 - Philósophos - Revista de Filosofia 4 (2):49-66.

Analytics

Added to PP
2019-04-05

Downloads
18 (#811,325)

6 months
3 (#992,474)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references