Uma Ideologia de Centro / A Center Ideology

Porto Alegre: Editora Fi (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O objetivo deste livro é propor uma reflexão sobre o ideário de centro, se perguntando se ele seria possível e como. Preferi chamar de “Uma Ideologia de Centro” em vez de “Ideário”, pois o termo “Ideologia” é instigante para um título. Entretanto tenho a noção de que essa palavra é bastante carregada de significados teóricos. No modelo marxista, grosso modo, a ideologia é um conjunto de crenças, construído pela parcela dominante da sociedade, para naturalizar a dominação. Não é nesse sentido que utilizo o termo “ideologia”. Gostaria de um significado mais neutro para ele, tal como um conjunto de crenças, valores e/ou ações que respeita um conjunto de princípios. Nesse sentido, podemos pensar em uma ideologia para a direita política, para a esquerda política e para o centro político. Normalmente dividimos o espectro político de acordo com esses princípios; entretanto outras divisões são possíveis, ou ainda pode ser o caso que nenhuma divisão seja realmente objetiva. Como devemos, então, pensar essa divisão? Quais princípios subjazem as ações de diferentes atores políticos? Numa época de polarização política entre esquerda e direita, faz sentido refletirmos sobre posições mais moderadas? Qual conjunto de crenças, valores e ações poderia constituir moderação no cenário atual? Nosso livro tenta trazer uma reflexão sobre o ideário de centro, apresentando pensadores que refletem sobre a possibilidade de estabelecermos um centro, sobre a relação entre a ciência e o centro, sobre reformas centristas, entre outras coisas. Nossa intenção é que este livro promova uma reflexão inicial estimulante, e não a palavra final sobre as ideias apresentadas. Nesse sentido, este livro é ensaístico e tenta produzir algo original, ainda que incompleto. Nosso livro não têm uma unidade de visão; e acreditamos que isso é um mérito, pois não tenta estabelecer, em definitivo, se há e o que é o centro, mas nos leva a pensar sobre o conceito. A reflexão filosófica tem a característica de nos aprofundar nas questões investigadas. Podemos não chegar numa resposta final, mas nosso conhecimento sobre o problema e sobre as respostas para ele aprimoram nossa capacidade reflexiva. Pode-se acabar não concordando com nada do que aqui foi escrito. Maravilha! Se esse é o caso, o mais importante é saber por que não concordamos e construirmos nossa própria crítica argumentativa. Mas não paremos na crítica; construamos também uma teoria positiva, uma visão de mundo. É a partir do processo de criação, crítica, destruição e reconstrução, que tornamos mais fortes as nossas visões de mundo. Parafraseando a maior celebridade filosófica de todos os tempos, Sócrates: a vida só vale realmente a pena, se refletida.

Links

PhilArchive

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O que é ser uma pessoa de centro em política?Sagid Salles - 2020 - In Rodrigo Reis Lastra Cid (ed.), Uma Ideologia de Centro. Porto Alegre, RS, Brasil: pp. 58-73.
Retórica forense e ideologia nel giovane D'Andrea.Vitor Ivo Comparato - forthcoming - Bollettino Del Centro di Studi Vichiani. Nápoles, Nº Vi.
Immaginari a confronto. Quando il femminismo incontra l'ideologia.Paola Persano - 2012 - Scienza and Politica. Per Una Storia Delle Dottrine 24 (47).
Pierro Piovani e il Centro di studi vichiani.Fabrizio Lomonaco - 2000 - Bollettino Del Centro di Studi Vichiani 30:153-176.
Ideologi prima dell'ideologia. Linguet e i paradossi sociali della politica.Maurizio Ricciardi - 2012 - Scienza and Politica. Per Una Storia Delle Dottrine 24 (47).
Dall'ideologia linguistica all'ideologia semiotica. Riflessioni sulla smentita.Massimo Leone - 2011 - Eidos: Revista de Filosofía de la Universidad Del Norte 14:236-249.
Pietro Piovani y el Centro di Studi Vichiani.Fabrizio Lomonaco - 2001 - Cuadernos Sobre Vico 13 (14):139-153.
Sobre el reclutamiento de los individuos como sujetos en la ideología.Pedro Karczmarczyk - 2010 - Actas de Las VI Jornadas de Sociología de la UNLP.

Analytics

Added to PP
2020-10-09

Downloads
258 (#75,770)

6 months
49 (#83,411)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Rodrigo Cid
Universidade Federal Do Amapá

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

The history of utilitarianism.Julia Driver - 2010 - Stanford Encyclopedia of Philosophy.
O Problema da Vagueza.Sagid Salles - 2016 - Fundamento: Revista de Pesquisa Em Filosofia 1 (12):139-174.
Citizenship education and youth participation in democracy.Murray Print - 2007 - British Journal of Educational Studies 55 (3):325-345.

View all 6 references / Add more references