Por uma poética do olhar: dos dilemas da imagem na fenomenologia da obra de arte

Doispontos 15 (2) (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este trabalho examina a questão do olhar na obra de arte a partir da fenomenologia. Investiga, a princípio, os pressupostos que, desde Platão, tornaram a imagem um elemento filosófico por excelência. A abordagem se separa da filosofia platônica e da noção de olhar como epistême e leva a discussão para o âmbito da fenomenologia de Merleau-Ponty, que pensa e compreende a realidade pelo olhar num duplo significado, que vê a si mesmo e também é visto por ele. A obra de arte, nesse âmbito, não é apenas um objeto que revela algo a ser contemplado, mas entrevê e cria o próprio mundo no qual o homem ganha sentido. O artigo se divide em três tópicos: o primeiro trata brevemente da importância do olhar na mitologia grega; o segundo, expõe a concepção clássica do olhar na filosofia e o terceiro, discute a possibilidade de um olhar fenomenológico evocado pela arte.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,202

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Os territórios da subjetividade artística a partir do olhar da modernidade.Ursula Rosa da Silva - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (2):407-415.
O uso da arte como um recurso moralizante da hélade.Adriana Clementino de Medeiros - 2009 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (18):45-52.
Arte y acción política: El intempestivo Carl Einstein.José Gomes Pinto - 2013 - Azafea: Revista de Filosofia 15:189-200.
Entre Fenomenologia e Hermenêutica: A medicina como uma arte ética.Luiz Rohden - 2017 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 16 (2):243-266.

Analytics

Added to PP
2019-12-18

Downloads
9 (#1,181,695)

6 months
3 (#880,460)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references