In Bruno Cunha & Charles Feldhaus (eds.), Lições de Ética - Immanuel Kant. São Paulo, SP, Brasil: pp. p.7-53 (2018)

Authors
Bruno Cunha
Federal University of São João Del Rei
Abstract
No centro da filosofia moral de Kant está sem dúvida sua doutrina do imperativo categórico. Por esse motivo não é de se surpreender que a Fundamentação da Metafísica dos Costumes (1785), na qual Kant explica, em detalhes, essa doutrina pela primeira vez, tenha sido o foco da atenção por décadas. Mas há alguns anos é observável uma significativa mudança na literatura que é univocamente bem vinda: ao lado da pesquisa das Doutrinas da Virtude e do Direito publicadas por Kant nos anos noventa do século 18, agora também são intensamente estudadas suas perspectivas filosófico-morais desenvolvidas antes de 1781. Nesse sentido assume uma posição de destaque o manuscrito estudantil de uma lição de ética ministrada no meio dos anos 70, que é publicada aqui, em língua portuguesa, pela primeira vez em uma tradução comentada. Ainda hoje, esta lição serve como uma introdução à ética de Kant, muito embora pareça divergir, em alguns aspectos, da doutrina crítica do imperativo categórico. As Lições de Ética são um „trabalho em andamento“. Por um lado, somos capazes de assistir Kant "pensando" e compreender como ele se reporta ao livro de Alexander Baumgarten sobre os Príncípios da Metafísica Prática (Initia philosophiae practicae primae, 1760). E, por outro lado, somos capazes de vivenciar como ele desenvolve suas próprias perspectivas filosófico-morais em contraste a Baumgarten. Para todos que se interessam pela filosofia moral de Kant e pela história da ética na época da Aufklärung, o estudo desse manuscrito é indispensável. Heiner F. Klemme (Martin Luther Universität - Halle-Wittenberg)
Keywords ética, moral, metafísica, razão prática
Categories (categorize this paper)
Buy the book Find it on Amazon.com
Options
Edit this record
Mark as duplicate
Export citation
Find it on Scholar
Request removal from index
Translate to english
Revision history

Download options

PhilArchive copy

 PhilArchive page | Other versions
External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server
Configure custom proxy (use this if your affiliation does not provide a proxy)
Through your library

References found in this work BETA

No references found.

Add more references

Citations of this work BETA

No citations found.

Add more citations

Similar books and articles

Dever e inclinação em Kant e Schiller.Charles Feldhaus - 2015 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 14 (3):395-414.
Grandeza E Limites da Filosofia Prática de Kant.Vittorio Hösle - 2003 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (1):99.
A Dignidade da Humanidade E Os Deveres Em Kant.Milene Consenso Tonetto - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (35):265.
Sobre a moralidade do direito em Kant.Joãosinho Beckenkamp - 2009 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 8 (1):63-83.
Ética E ontologia em Kant E Tugendhat.Daniel Christino - 2001 - Philósophos - Revista de Filosofia 6 (1/2).
Virtude, Dever, Matéria E Forma.Cléia Aparecida Martins - 2003 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (1):137.
A dignidade da humanidade e os deveres em Kant1.Milene Consenso Tonetto - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (34):265.

Analytics

Added to PP index
2019-09-13

Total views
139 ( #71,367 of 2,421,806 )

Recent downloads (6 months)
45 ( #18,100 of 2,421,806 )

How can I increase my downloads?

Downloads

My notes