Contratualismo, Consentimento e Autoridade Política na Filosofia de Hobbes/Contractualism, consent and political authority in the political philosophy of Hobbes

Pensando: Revista de Filosofia 5 (9):167-194 (2014)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A discussão acerca da constituição da autoridade política descrita no Leviathan, especificamente, no contexto do Cap. XVI, configura-se como uma das questões mais proeminentes referente às pesquisas da problemática filosófica e política de Hobbes na atualidade. Relacionado diretamente com a teoria da representação, o fundamento da autoridade evidencia nitidamente uma articulação entre o processo representativo da pessoa artificial com as exigências do argumento contratualista hobbesiano, cuja consequência direta está na configuração da convergência entre a vontade do poder soberano com a vontade particular daqueles que o instituíram. Diante desse pressuposto teórico, propõe-se examinar o processo intrínseco pelo qual a vontade soberana reverte-se de autoridade suficiente para agir em conformidade com a vontade e poder de ação daqueles que consentidamente a autorizaram a este fim. Para tanto, torna-se imprescindível analisar o processo argumentativo pelo qual o filósofo explica a aquisição do direito e consentimento para agir no lugar daquele a quem pertencia tal direito de praticá-la na consecução de uma “ação ou efeito comum” como consequência do processo de representação política, assim como a natureza e determinação da figura teórica da pessoa fictícia ou artificial portadora da unidade das vontades. Baseado nesses elementos torna-se, portanto, possível determinar o fundamento da autoridade, tal como Hobbes pressupõe no Leviathan, tarefa ao qual a presente comunicação objetiva essencialmente a demonstrar.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,386

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Hobbes as a sociobiologist. Rethinking the state of nature.Darat G. Nicole - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (136):163-183.
Hannah Arendt - Filosofia e Política.Eduardo Jardim De Moraes - 1999 - Philósophos - Revista de Filosofia 4 (2):49-66.
Poder, autoridade e tradição.José N. Heck - 2007 - Princípios 14 (21):05-38.
A Vontade Como Princípio Do Direito Em Hobbes.Maria Limongi - 2002 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 12 (1/2).
Kant e o conceito conservador de contrato social.Keberson Bresolin - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (1):39-64.
Francisco Suárez acerca do consentimento e da obrigação política.Daniel Schwartz - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (1):376-401.
Hobbes e a questão da dissolução e manutenção do Estado.Cláudio Roberto Leivas - 2011 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 10 (2):323-340.

Analytics

Added to PP
2019-01-27

Downloads
6 (#1,430,516)

6 months
2 (#1,232,442)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references