Ética nos esportes: revisitando a questão do doping à luz do debate sobre aprimoramento humano

Prometeus: Filosofia em Revista 9 (20) (2016)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O uso de certas drogas e de certos procedimentos para fins de melhoramento do desempenho nos esportes é banido pelas autoridades esportivas. Mas como pretendo mostrar neste artigo, alguns dos principais argumentos contra o uso de tecnologias para aprimoramento nos esportes são problemáticos. Autores como, por exemplo, Michael Sandel se comprometem com uma concepção metafísica de natureza humana na defesa da manutenção das regras que proíbem o uso de doping. Essa concepção de natureza humana, como procuro mostrar no artigo, é incompatível com a ideia corrente segundo a qual seres humanos, tal como os conhecemos hoje, resultam de um gradual processo de evolução por seleção natural. Disso não se segue, porém, como procuro mostrar na última sessão do artigo, que nenhuma das regras que proíbem o uso de tecnologias para fins de aprimoramento nos esportes seja moralmente justificada. O artigo argumenta em prol de uma liberação moderada de algumas drogas e procedimentos para fins de melhoramento do desempenho nos esportes.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 76,168

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

What Is Reality? Meaning, Sociality, and Morals.Massimo Vittorio - 2016 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 4 (1):56-64.

Analytics

Added to PP
2019-07-27

Downloads
4 (#1,238,862)

6 months
1 (#448,551)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Marcelo De Araujo
Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Enhancement in Sport, and Enhancement outside Sport.Thomas Douglas - 2007 - Studies in Ethics, Law, and Technology 1 (1).

Add more references