Vida, vulnerabilidade, animalidade e virtudes em Jonas e MacIntyre: Conversação torno de uma ética para a sociedade tecnológica

Dissertatio 47 (S7):23-38 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Proponho aqui uma conversação inicial entre uma ética da responsabilidade, de matriz jonasiana, com uma ética das virtudes, de matriz macintyriana, como passos fundamentais para se poder pensar uma ética para uma sociedade tecnológica a partir das categorias de “vida”, “animalidade”, “vulnerabilidade” e “virtudes”. Parto da premissa macintyriana de que as tradições de pesquisa moral, por mais diferentes que sejam seus pressupostos e fundamentos, tem como um de seus deveres a conversação filosófica com as demais, de modo que se torne possível construir alguma validação racional desses mesmos pressupostos e fundamentos. Nesse sentido, vamos como que pensar junto com Jonas, mas para além de Jonas, com MacIntyre e, também, para além de MacIntyre, em torno de uma ética para a sociedade tecnológica.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,386

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Comunidade moral e política na ética das virtudes de Alasdair MacIntyre.Helder Buenos Aires Carvalho - 2007 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 6 (3):17-30.

Analytics

Added to PP
2019-06-29

Downloads
11 (#1,113,583)

6 months
1 (#1,516,429)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations