O sujeito anímico e o sujeito espiritual em Ideias II

Revista de Abordagem Gestáltica 27 (3):339-347 (2021)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Neste artigo pretendo evidenciar como a relação entre sujeito anímico e sujeito espiritual é fundamental para a compreensão da intersubjetividade e do mundo da vida (Lebenswelt). Em Ideias II, Husserl explica como, a partir do eu, sujeito e objeto são constituídos no mundo: natureza, alma e espírito. Estes três estratos do sendo são conhecidos a partir da atitude teorética e da atitude espiritual e, no processo, se dá a explicitação do eu. Numa atitude teorética, temos constituição da natureza, para o que o corpo (Körper/Leib) é fundamental. Em seguida, a constituição de objetos de natureza anímica, humana ou animal, incluindo a autopercepção. Assumindo a atitude espiritual, o outro é percebido (Urpräsenz), inicialmente, como corpo junto às coisas e, ao lado desta percepção, há uma apercepção (Appräsenz) dos horizontes co-dados. Há uma identidade entre o corpo alheio e o meu, é o momento da empatia (Einfühlung). O mundo constituído a partir de uma atitude naturalista ou teórica é uma redução do mundo circundante (Umwelt), mas o mundo cotidiano da atitude personalista ou espiritual lhe antecede, o mundo vital (Lebenswelt). É, portanto, através da atitude personalista ou espiritual, que se constitui uma comunidade de sujeitos espirituais.

Links

PhilArchive

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A ética como conatus de espinosa.Ana Pedro - 2013 - Cadernos Espinosanos 29.
A polissemia do sujeito cartesiano.Benes Alencar Sales - 2007 - Princípios 14 (22):79-92.
Construindo o sujeito neoliberal a partir de Foucault.Marta Nunes da Costa - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (2):354-376.
Protágoras: do indivíduo ao sujeito.Eliane De Souza - 2010 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 24:93-109.
Em que ainda somos niilistas.Silvia Pimenta Velloso Rocha - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 16 (2):45-53.

Analytics

Added to PP
2021-10-15

Downloads
233 (#82,757)

6 months
55 (#74,954)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Nathalie de la Cadena
Universidade Federal de Juiz de Fora

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Investigações lógicas.Edmund Husserl - 2005 - [Lisboa]: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Edited by Elmar Holenstein.
Life and the life-world.Toru Tani - 1986 - Husserl Studies 3 (1):57-78.

Add more references