O Debate Taylor-Kuhn sobre a distinção entre as ciências naturais e sociais

Sofia 14 (1):14146480-14146480 (2025)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo tem por objetivo esclarecer os pontos relevantes no debate contemporâneo da distinção entre as ciências naturais e ciências humanas realizado por Charles Taylor e Thomas S. Kuhn. Inicialmente, procuramos elucidar relações entre a Antropologia Filosófica e o esforço de definição das denominadas Ciências da Natureza e Ciências do Espírito desenvolvidas na obra de Wilhelm Dilthey, base para Taylor em seu artigo _Interpretation and the Sciences of Man_. Assim, Kuhn discutirá o capítulo de Taylor em _As ciências naturais e as ciências humanas_ que envolvem críticas sobre a natureza e objetivo das ciências incluindo a participação do sujeito, da comunidade científica e da hermenêutica estabelecida dentro do paradigma de tal área na constituição de sua interpretação. São feitos esclarecimentos de caráter filosófico e genealógico destas obras, bem como a análise sobre pontos convergentes e divergentes na distinção entre os tipos de ciências. Ao final, comentários críticos por parte de Hugh Lacey dos tópicos abordados no debate são implementados, em conjunto com interpretações de escritos tardios do próprio Kuhn, ampliando a discussão a partir de sua própria filosofia e dos valores epistêmicos presentes no empreendimento científico atual.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 105,925

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A Simbiose Entre Filosofia E Ciência: as possibilidades em Arthur Schopenhauer.Ramonn Alves - 2022 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 4 (7):23.
COVID-19: entre a ciência da natureza e a ciência do “espírito”.Thiago Barros Gomes - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e36.
As ciências humanas E o racionalismo científico.Roberto Gomes - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (157):79-86.

Analytics

Added to PP
2025-03-12

Downloads
1 (#1,964,423)

6 months
1 (#1,599,047)

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Bismarck Bório De De Medeiros
Federal University of Santa Maria

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references