Ética e Estética, problemas de fronteiras: O diálogo entre a filosofia e a literatura/Ethics and Aesthetics, boundary problems: dialogue between philosophy and literature

Pensando: Revista de Filosofia 5 (9):124-145 (2014)

Authors
Luizir De Oliveira
Universidade de São Paulo
Abstract
A proposta deste texto é oferecer alguns aportes acerca da investigação dos problemas ético-estéticos por meio de uma análise teórico-conceitual que privilegia as interseções entre a Filosofia e a Literatura. O objetivo central é o de trabalhar a partir de autores filiados ao movimento romântico-idealista alemão destacando, em suas produções, a presença, direta ou inspirada, dos filósofos antigos, especialmente aqueles filiados à corrente estoica. Isto nos permite ampliar a discussão acerca das valorações morais por meio do resgate do conceito de “representação” a fim de propô-lo como um operador conceitual chave para as respostas acerca dos problemas éticos e estéticos contemporâneos. Para tanto, acredito ser possível uma investigação que aborde sempre uma dupla leitura, tematicamente bem recortada, mas que partirá de um referencial teórico-conceitual filosófico e uma obra literária afim, no intuito de mostrar como um estudo cuidadoso dessas “fronteiras” entre o discurso filosófico e o literário pode oferecer um mapeamento dos problemas relacionados ao debate Ética-Estética. O ponto de apoio fundamental desta proposta é o resgate da concepção “unicista” greco-romana entre as questões estéticas e as filosófico-morais com vistas à pergunta acerca de como seres humanos deveriam viver, o que nos leva a demonstrar como a compatibilização entre os campos de investigação ético e estético oferecem uma visão de mundo mais esclarecedora e ampliada da realidade.
Keywords Estoicismo   Idealismo Alemão   Romantismo   Filosofia e Literatura   Representação   Filosofia Trágica
Categories No categories specified
(categorize this paper)
ISBN(s)
Options
Edit this record
Mark as duplicate
Export citation
Find it on Scholar
Request removal from index
Translate to english
Revision history

Download options

Our Archive


Upload a copy of this paper     Check publisher's policy     Papers currently archived: 47,350
External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server
Configure custom proxy (use this if your affiliation does not provide a proxy)
Through your library

References found in this work BETA

No references found.

Add more references

Citations of this work BETA

No citations found.

Add more citations

Similar books and articles

Filosofía y literatura.Héctor A. Zagal - 1997 - Tópicos: Revista de Filosofía 13:9-13.
O Texto Como Obra de Arte: Gadamer E o Caso da Literatura.Gustavo Silvano Batista - 2017 - Pensando: Revista de Filosofia 8 (16):152-163.
La filosofía como literatura y la literatura como filosofía en lengua española.Ilia Galán - 2007 - Logos. Anales Del Seminario de Metafísica [Universidad Complutense de Madrid, España] 11:91-99.
Sobre o conceito de amorosidade em Paulo Freire.Amorim Filipi Vieira & Calloni Humberto - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (2):380-392.
On the Role of Philosophy in Theology-Science Dialogue.Nancey Murphy - 2007 - Revista Portuguesa de Filosofia 63 (1/3):489 - 505.

Analytics

Added to PP index
2019-01-27

Total views
4 ( #1,148,772 of 2,291,118 )

Recent downloads (6 months)
3 ( #399,576 of 2,291,118 )

How can I increase my downloads?

Downloads

My notes

Sign in to use this feature