Abstract
O presente artigo nasce a partir do diálogo entre três pesquisadoras que têm dedicado parte expressiva de suas carreiras acadêmicas a olhar para a prática da leitura, em especial, a literária como possibilidade de uma participação pessoal e social mais crítica. Todavia, em um país que livro ainda custa caro e que a maioria das pessoas não têm poder aquisitivo para comprá-lo é inegável que a descontinuidade de políticas públicas de leitura venha no processo contrário a formação de leitores literários. Ademais, esse rompimento, como será apresentando no corpo do artigo, atrasa as conquistas que foram alcançadas a curtos passos em nosso país, em especial, no final do século XX e início do século XXI. Desse modo, é importante olhar para a suspensão de importantes políticas públicas de leitura e as que estão sendo engendradas na contemporaneidade, uma vez que estamos vivendo um momento inverso ao que mostra a historicidade da leitura literária, pois com a perda da literatura nos documentos oficiais, como, por exemplo, não haver um componente específico na Base Nacional Comum Curricular - BNCC, e a não obrigatoriedade da literatura enquanto disciplina. Em contrapartida, existe um movimento não escolarizado sendo divulgado por amigos, por editoras, por clubes de livros e bibliotecas -, conhecido como os clubes de leituras que apesar de não ser uma prática recente, ganhou uma expressividade nos últimos seis anos no que corresponde ao Brasil e vem se fortalecendo no momento social que estamos atravessando em decorrência da pandemia.
Keywords BNCC  Clubes de Leitura  Contemporary Readings  Leitura na contemporaneidade  Literatura  Literature  Políticas Públicas de Leitura.  Public Readings Policies.  Readings Clubs
Categories No categories specified
(categorize this paper)
DOI 10.18226/21784612.v27.e022006
Options
Edit this record
Mark as duplicate
Export citation
Find it on Scholar
Request removal from index
Translate to english
Revision history

Download options

PhilArchive copy


Upload a copy of this paper     Check publisher's policy     Papers currently archived: 70,079
External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server
Configure custom proxy (use this if your affiliation does not provide a proxy)
Through your library

References found in this work BETA

No references found.

Add more references

Citations of this work BETA

No citations found.

Add more citations

Similar books and articles

A Leitura Da Antiguidade Clássica Por Michel Foucault.André Yazbek - 2007 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 19:106-115.

Analytics

Added to PP index
2022-04-05

Total views
1 ( #1,545,157 of 2,506,032 )

Recent downloads (6 months)
1 ( #416,828 of 2,506,032 )

How can I increase my downloads?

Downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.

My notes