O que nos faz agir? Discussões filosóficas sobre os fundamentos dos direitos humanos

Prometeus: Filosofia em Revista 7 (16) (2014)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A discussão acerca dos direitos humanos parece-me uma importante contribuição que aqueles que se dedicam à filosofia política podem dar ao mundo contemporâneo globalizado e interdependente. Analisando idéias e concepções que parecem óbvias ou irretorquíveis e por meio do diálogo acadêmico interdisciplinar e com as pessoas em geral, podemos buscar maior clareza acerca dos fundamentos da ação humana. Não se trata de oferecer respostas, mas de pensar e falar publicamente sobre a inserção e a responsabilidade das pessoas no mundo. Eis, portanto, o propósito de minha exposição: tendo como base a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, convido-os para conversarmos sobre o que nos faz agir. Ou, mais precisamente, sobre o agir em comum – uns com os outros – de modo que todos possam participar integrando-se à comunidade. Iniciarei investigando alguns artigos da Declaração, buscando discernir o que deve nortear as ações de cada pessoa e das instituições civis e políticas. Em seguida, evidenciando a necessidade – reconhecida pela própria Declaração – de um esforço de ensino e educação para efetivação de ações baseadas no respeito aos seus princípios, passaremos a discutir o tipo de esforço solicitado. Finalmente buscaremos compreender o sentido de que ensino e educação ganham no âmbito da Declaração discutindo acerca da possibilidade de ajustes entre princípios e ação. Contudo, este parece-me o nó górdio da efetivação dos direitos humanos no mundo contemporâneo. Não há uma resposta, penso que se trata de uma construção a ser feita pela discussão pública, com a participação de todos. Pois bem, é para essa discussão que os convido.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,122

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Direitos humanos na educação: superar os desafios.Karen Franklin - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (3):125-144.
O fundacionalismo filosófico em direitos humanos.Rodolfo de Freitas Jacarandá - 2018 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 17 (1):99-124.
A dignidade humana da Pessoa com autismo.Thyeles Borcarte Strelhow - 2012 - Revista de Teologia 6 (10):p. 44-60.
Preconditions of an Intercultural Dialogue on Human Rights.Marek Hrubec - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (1):183-205.
Direitos Humanos em Kant e Habermas. [REVIEW]Alessandro Pinzani - 2011 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 10 (1):179-184.

Analytics

Added to PP
2019-07-27

Downloads
4 (#1,517,814)

6 months
2 (#1,015,942)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references