Autenticidade e insolência perante a impessoalidade: um estudo heideggeriano

Aufklärung 5 (1):77-88 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Aborda a questão do impessoal como um modo de ser-com os outros, e que se apresenta imbuído, necessariamente, em uma seara de interpretação inautêntica do Dasein. Objetiva, de modo mais amplo e genérico, desenvolver um estudo que localize a prevalência ditatorial desse modo de ser coletivo e como ele promove o decaimento do Dasein na sua cotidianidade inautêntica. Tem por objetivo, especificamente, propor um modo de interpretação autêntico para o modo de ser-com os outros a partir de um posicionamento calcado na insolência perante o impessoal, um modo existencialmente autêntico, que ainda assim seja capaz de se inserir dentro da coletividade postulada nos moldes heideggerianos. Metodologicamente, atêm-se as premissas existenciais de Heidegger contidas em Ser e Tempo e almeja dar o desenvolvimento adequado a partir da formulação desse modo de ser autêntico na coletividade. Resulta que a insolência é um modo de ser-com os outros que suplanta a prevalência do impessoal e supera as amarras da inautenticidade. Conclui que a insolência é capaz de indicar originariamente alternativas existencialmente válidas ao Dasein, ainda que não seja, como os demais modos existenciais apresentados, algo prevalente.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,322

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O entretenimento no caminho do impessoal à cura do ser do dasein.Rafael Duarte Oliveira Venancio - 2007 - Revista Morpheus - Estudos Interdisciplinares Em Memória Social 6 (10):sd-sd.
Poder-ser próprio: angústia e morte em Ser e tempo de Heidegger.Cezar Seibt - 2009 - Philosophica -- Revista Do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa 35:181-97.
Os momentos constitutivos do Cuidado e o Dasein como ser de relações.Evandro Bilibio - 2013 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 12 (2):272-288.
Cuidado e responsabilidade.Evandro Bilibio - 2010 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 9 (3):55-67.

Analytics

Added to PP
2018-11-03

Downloads
9 (#1,214,023)

6 months
1 (#1,520,257)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?