Pensando a ética na perspectiva das formas simbólicas de Ernst Cassirer

Conjectura: Filosofia E Educação 17 (3):107-129 (2012)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo visa a contribuir para a reflexão ética a partir da filosofia de Cassirer. Trata-se de analisar se a denominada "ampliação" que Cassirer realizou da epistemologia kantiana pode ser estendida à esfera moral. Ou seja, se há um paralelo entre o problema epistemológico e a moral em Kant,  e se Cassirer explora o problema epistemológico por outra perspectiva e que consequências isso acarreta para o âmbito moral. Embora Cassirer, em sua produção intelectual, não tenha explorado sistematicamente a questão ética, os problemas com os quais se preocupou, no decorrer de sua  produção filosófica, fornecem subsídios importantes para uma reflexão nesse sentido. Para Cassirer, o ser humano é um animal symbolicum, um ser que cria signos e símbolos e, dessa forma, constrói a realidade. Tal fato implica, para ele, a coexistência de diferentes formas de compreensão do mundo igualmente válidas, diferentes formas simbólicas, como ele denomina, por exemplo, o mito, a religião, a ciência. Pensar a ética na perspectiva da Filosofia das formas simbólicas implica considerar a coexistência de tais construções simbólicas, bem como a tolerância ante a consequente diversidade epistemológica e axiológica, destacando-se o fundamental papel da filosofia nesse processo

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,386

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Sobre a distinção argumentativa entre a área da lógica e a ética.Itamar Soares Veiga - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (3):147-162.
Kierkegaardian Ethics: Explorations of a Strange Yet Familiar Terrain.Edward F. Mooney - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (2/4):859 - 878.

Analytics

Added to PP
2013-04-19

Downloads
49 (#317,389)

6 months
2 (#1,232,442)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Add more references