Schopenhauer e a fome

Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (1):e86368 (2023)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A partir de algumas considerações de Max Horkheimer sobre o potencial crítico do pessimismo schopenhaueriano, o artigo visa mostrar em que medida o sofrimento específico da fome, em especial quando esta é registrada em contextos de pobreza, miséria e escravidão na obra de Schopenhauer, elucida empiricamente o pessimismo metafísico em forma de pessimismo crítico-social. Para tanto, descrevemos algumas presenças dos termos fome (Hunger) e pobreza (Armut) na obra do pensador da vontade para, em seguida, problematizarmos alguns de seus significados. Apesar de não reconhecer um expediente ativo do Estado ou a necessidade de mudanças sociais estruturais em vista de seu combate, a fome enquanto dor ou sofrimento social de todos os tempos ganha em Schopenhauer um olhar crítico muito específico - em relação a outras críticas filosóficas -, que se soma às variadas condenações sociológicas, econômicas etc., a saber, como uma das expressões mais flagrantes das perversidades e mazelas de um mundo que não poderia ser justificado.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 99,210

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Analytics

Added to PP
2024-03-24

Downloads
11 (#1,355,618)

6 months
5 (#949,858)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author Profiles

Vilmar Debona
Federal University of Santa Catarina

Citations of this work

Add more citations

References found in this work

A esquerda schopenhaueriana no Brasil.Felipe Durante - 2018 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 9 (1):137.
A atualidade de Schopenhauer, de Max Horkheimer.Lucas Lazarini - 2018 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 9 (2):190.
A grande e a pequena ética de Schopenhauer.Vilmar Debona - 2015 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 14 (1):36-56.

Add more references