2ª. Conferência: Parrhesia nas tragédias de Eurípides

Prometeus: Filosofia em Revista 6 (14) (2013)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Hoje eu gostaria de começar analisando as primeiras ocorrências da palavra parrhesia na literatura grega, como a palavra aparece nas seguintes seis tragédias de Eurípides: Fenícias; Hipólito; As Bacantes; Electra; Íon; Orestes. Nas primeiras quatro peças, a parrhesia não constitui um tópico importante ou tema; mas a própria palavra geralmente ocorre num contexto preciso que nos ajuda no entendimento de seu significado. Nas últimas duas peças – Íon e Orestes – a parrhesia assume um papel muito importante. De fato, eu penso que Íon é inteiramente consagrado ao problema da parrhesia, uma vez que investiga a questão: Quem tem o direito, o dever e a coragem de falar a verdade? Esse problema parrhesiástico em Íon é levantado na estrutura das relações entre os deuses e os seres humanos. Em Orestes – que foi escrito dez anos mais tarde e, por essa razão, é uma das últimas peças de Eurípides – o papel da parrhesia não é nem de longe tão significativo. E ainda assim a peça contém uma cena parrhesiástica que garante a atenção na medida em que é diretamente relacionada a questões políticas que os atenienses estavam então levantando. Aqui, nessa cena parrhesiástica, há uma transição concernente à questão da parrhesia tal como ela ocorre no contexto das instituições humanas. Especificamente, a parrhesia é vista como uma questão tanto política quanto filosófica.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,202

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

1ª. Conferência: O Significado da palavra parrhesia.Michel Foucault - 2013 - Prometeus: Filosofia em Revista 6 (14).
4ª. Conferência: A prática da parrhesia.Michel Foucault - 2013 - Prometeus: Filosofia em Revista 6 (14).
Parrhesia as Tragic Structure in Euripides’ Bacchae.Kalliopi Nikolopoulou - 2011 - Epoché: A Journal for the History of Philosophy 15 (2):249-261.
Not Everyone Can Tell the Truth. Foucault, Parresia and Populism.Sebastian Barros - 2017 - Las Torres de Lucca. International Journal of Political Philosophy 6 (11):251-282.

Analytics

Added to PP
2019-07-27

Downloads
7 (#1,310,999)

6 months
2 (#1,136,865)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references