Hermenêutica Fenomenológica: A Investigação Filosófica de Husserl Sobre o que Afinal Acontece Quando Ocorre Compreensão /Phenomenological Hermeneutics: Husserl’s philosophical investigation of what then happ

Pensando: Revista de Filosofia 7 (13):5-22 (2016)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este ensaio examina a explicação de Husserl sobre o que afinal acontece quando ocorre a compreensão. Os tópicos de sua Primeira Investigação Lógica são familiares ao ponto de serem menosprezadas: distinções essenciais envolvendo atos conferidores de significação e preenchedores de significação e seus conteúdos, caracterizações dos atos conferidores de significação, a flutuação dos significados das palavras e a idealidade das unidades de significação, e os conteúdos fenomenológico e ideal das vivências de significação. Uma vez feitas as distinções essenciais, a investigação abre um caminho direto. Ela conduz dos atos psiquicamente reais de significação e seus conteúdos subjetivamente flutuantes às significações logicamente ideais e seus conteúdos objetivamente constantes. Dado que aparentemente a estratégia de Husserl para lidar com expressões essencialmente ocasionais e suas significações aparentemente flutuantes pode funcionar para a Lógica pura, com sua necessidade de rigor de identidade e determinação de sentido, mas não, entretanto, para o discurso ordinário, parece que a Primeira Investigação Lógica não pode prover uma explicação sobre a compreensão. Contudo, este ensaio tenta mostrar que Husserl apresenta uma hermenêutica fundamental na Primeira Investigação Lógica e que ela se volta da linguística para a ontologia, ou de ‘meras palavras’ para as ‘coisas elas mesmas’.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,202

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Seria a redução fenomenológica husserliana tão radical?Ronaldo Manzi Filho - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 3 (1):143-157.
Filosofia hermenêutica E ética.Viviane Magalhães Pereira - 2017 - Cadernos Do Pet Filosofia 8 (15):48-58.
La hermenéutica fenomenológica desde América.Graciela Maturo - 2012 - Utopía y Praxis Latinoamericana 17 (56):95-100.
Paul Ricoeur leitor de Husserl.Marcos Nalli - 2006 - Trans/Form/Ação 29 (2):155-180.
Números y significaciones. La idealidad en la fenomenología incipiente de Husserl.José Manuel Chillón - 2017 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 34 (1):163-184.

Analytics

Added to PP
2019-01-27

Downloads
1 (#1,866,476)

6 months
1 (#1,459,555)

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?