O Lógos Filosófico e o Lógos Poético: ao doce mago da floresta amazônica

REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 3 (5):23 (2021)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Entre nós, o filósofo Benedito Nunes talvez tenha sido um dos primeiros a remeter o pensamento sobre as perguntas, os desafios, a desorientação, que emerge da crise da razão em suas dimensões práticas e especulativas, à necessidade de reflexão profunda sobre a experiência do tempo, que corresponde à modernidade - um tempo histórico do qual, como pretendia Kant, a Aufklärung se constitui num signo diagnóstico, rememorativo e prospectivo. E uma vez que o historicismo integra essencialmente o programa crítico da Aufklärung, também ele contribuiu de maneira decisiva para a formação da moderna consciência histórica. Este artigo pretende continuar nessas sendas abertas por Benedito Nunes para se interrogar, a partir de Heidegger, acerca das relações entre o logos filosófico e o logos poético.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 94,593

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Notas sobre o procedimento hermenêutico de Benedito Nunes.Fábio Fonseca de Castro - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 3 (5):87.
A Hora de Max Martins: a temporalidade do artista no poema O tempo o homem.Ricardo Evandro Santos Martins - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 3 (5):105.
Benedito Nunes, leitor de Oswald de Andrade.Imaculada Kangussu - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 3 (5):77.
Benedito Nunes: um esteta nos trópicos amazônicos.José Denis de Oliveira Bezerra - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 3 (5):129.
Aspectos educacionais do ensino de Filosofia.Marcos Von Zuben - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 1.

Analytics

Added to PP
2023-01-17

Downloads
5 (#1,583,462)

6 months
5 (#882,313)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references