Dispositivos de disciplinamento e controle na formação de professores / Disciplinary and control devices in teacher training

Conjectura: Filosofia E Educação 25:020008 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A formação docente pode ser analisada sob várias perspectivas. Neste artigo procura-se enfocar a formação docente como um instrumento político de manipulação e de controle das racionalidades e subjetividades dos sujeitos em formação. Procura-se entender essa dominação sobre seus alunos. Trata-se de um exercício estratégico de biopoder exercido por uma governamentalidade dominante. Este papel das formações parece ser um dos principais elementos motivadores das licenciaturas e das formações continuadas de docentes no Brasil. A mobilização das racionalidades e subjetividades esperada pela governamentalidade gera estratificações nas relações entre os atores envolvidos com educação, criando grupos definidos de cooperação e rompimentos entre os sujeitos. A formação como um espaço de manifestação dos dispositivos disciplinares e de poder são identificados nas ações de formação docente e correspondem à estratificação e à manutenção do biopoder de controle das racionalidades e das subjetividades do indivíduo. O objetivo deste trabalho é analisar as condições da existência do poder exercido sobre as formações docentes. Busca-se reconhecer três formas estratégicas através das quais estes dispositivos de disciplinamento são exercidos. A primeira se dá em relação ao posicionamento dos formadores e formandos em questões étnicas, sociais e religiosas que estabelecem padrões éticos e morais aceitáveis pela governamentalidade. A segunda, pelas formas de dominação exercidas nas formações docentes que tendem a separar os indivíduos de seus produtos intelectuais e subjetividades. A terceira, pelas formas de sujeição praticadas em relação ao indivíduo mobilizadas externamente pelas instituições ou internamente pelo próprio indivíduo submetido ao processo formativo, assegurando sua submissão ao biopoder dominante.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,219

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Ética e poder. A sujeição política, novo dilema ético.Castor Mari Martín Bartolomé Ruiz - 2008 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 53 (2):35-50.

Analytics

Added to PP
2020-04-08

Downloads
17 (#819,600)

6 months
7 (#350,235)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Robson Loureiro
Universidade Federal do Espírito Santo

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references