Museu é lugar de criança sim senhor! a conson'ncia entre a educação patrimonial e o ensino de história a partir de uma experiência do programa residência pedagógica da Unisc, em Santa Cruz do Sul/RS

Ágora – Revista de História e Geografia 21 (2):94-105 (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este trabalho discorre considerações acerca das relações entre a educação patrimonial e o ensino de história - dentro de uma perspectiva transversal, a partir de uma ação educativa com alunos e alunas da educação básica no Museu do Colégio Mauá, situado em Santa Cruz do Sul. Amostra desta pesquisa, uma turma de sexto ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás composta por 25 alunos e alunas apresentou, previamente, suas expectativas quanto à visitação do espaço museal. Realizada a visita ao museu, estes alunos e alunas apresentaram suas considerações acerca da experiência pedagógica vivenciada. A análise das prévias concepções e dos relatos posteriores à visitação são objeto das discussões deste trabalho. Tal atividade propiciou a materialização dos conceitos teóricos trabalhados previamente em sala de aula e reflexões acerca de aspectos históricos constitutivos da região a partir das seleções das peças expostas.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,202

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Os refugiados sob o olhar da filosofia e da educação.Darcísio Natal Muraro - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (1):82-98.

Analytics

Added to PP
2020-09-17

Downloads
9 (#1,181,695)

6 months
3 (#880,460)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references