Filosofia, tragédia e ensino do homem grego

Conjectura: Filosofia E Educação 24:019014 (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O nosso intuito é problematizar o ensino da filosofia como uma disciplina a ser aprendida. Pretendemos desta forma, trazer questões que possam auxiliar a nossa investigação para uma solução coerente e satisfatória. Para isso, retomaremos alguns conceitos gregos de educação, focando-nos no séc. V a.C. através da tragédia e da sofística para demonstrar a influência destas dentro daquilo que chamamos educação. Se tomarmos o mestre como o artífice e o discípulo como objeto deste ensino, devemos ter em mente que a arte de ensinar é conveniente ao discípulo e não ao mestre. O mestre, portanto, é instrumento para que se possa ensinar tal arte ao discípulo. O objetivo deste trabalho é refletir o ensino, seu instrumento e seu objeto com o intuito de repensar o caminho da filosofia na educação. Para isso, iremos nos apoiar nos conceitos paidéuticos na formação do homem grego da Grécia Clássica. Palavras-chave: Educação. Filosofia. Educação. Tragédia. Sofística. Homem Grego.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,202

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Como ensinar filosofia?: uma proposta platônica.Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (3):477-491.
Os refugiados sob o olhar da filosofia e da educação.Darcísio Natal Muraro - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (1):82-98.
Docência Em Filosofia: PENSANDO NA PRÁTICA.Wilson Correia - 2013 - Educação E Filosofia 27 (54).

Analytics

Added to PP
2019-12-20

Downloads
11 (#1,070,627)

6 months
4 (#678,769)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

References found in this work

No references found.

Add more references