A Crítica à Psicologia em História da Loucura

Dissertation, Universidade Federal Do Paraná (2005)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Essa dissertação é resultado de um projeto maior, intitulado “Sobre a Morte do Homem e a Psicologia, em Michel Foucault”. Esse projeto busca analisar as diversas nuances argumentativas empregadas por Foucault nas críticas às “antropologias”, figuradas em seus livros ditos “arqueológicos”. Para isso, parte-se de uma dupla problematização: a autocrítica feita pelo próprio Foucault a seus escritos dos anos 50, tributários de querelas epistemológicas e de fundação da psicologia e das ciências humanas; e a descrição mesma dessas querelas, tomando como base problemas históricos e epistemológicos da fundação da psicologia (no caso, questões relativas à sua unidade, especificidade e objetividade). Evidenciando a “mudança de nível” ocorrida nas pesquisas foucaultianas entre seus escritos dos anos 50 e 60 (de uma postura contestatória de certas correntes da psicologia e sugestão de alternativas fundacionistas, à denúncia das ciências humanas pelo seu modo de constituição histórica), o presente trabalho busca descrever como um todo a argumentação da primeira arqueologia foucaultiana, priorizando a descrição dos diversos níveis da crítica que História da Loucura empreende ao que se chama nesse livro de “círculo antropológico”. Dois são os enfoques principais da análise do livro: a questão do “sono psicológico”, enunciada por Foucault de passagem, mas que diz respeito ao mesmo tempo à constituição dos conhecimentos modernos e suas relações com outras formas históricas; e a questão da alteridade, realçada pelo próprio Foucault em trabalhos posteriores, cuja radicalização diz respeito não mais a uma crítica à racionalidade moderna, mas a toda racionalidade

Links

PhilArchive

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O Problema Antropologico em Michel Foucault.Marcio Miotto - 2011 - Dissertation, Universidade Federal de São Carlos
O louco como um outro interditado: Arqueologia E biopoder.Georgia Amitrano - 2011 - Philósophos - Revista de Filosofia 16 (2):10-5216.
História da loucura de Michel Foucault como uma “história do outro”.Rafael Haddock-Lobo - 2008 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 53 (2):51-72.
La Gubernamentalidad En Michel Foucault.Marta Teresa Loubriel Morales - 2003 - Dissertation, University of Puerto Rico, Rio Piedras (Puerto Rico)
Déraison.Ian Hacking - 2011 - History of the Human Sciences 24 (4):13-23.
Foucault: an introduction.Salma Muchail - 1980 - Trans/Form/Ação 3:127-140.

Analytics

Added to PP
2016-11-01

Downloads
527 (#36,413)

6 months
71 (#71,344)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Marcio Miotto
Universidade Federal Fluminense

Citations of this work

Add more citations

References found in this work

The Principles of Psychology.William James - 1890 - London, England: Dover Publications.
Histoire de la folie à l''ge classique.Michel Foucault - 1961 - Revue Philosophique de la France Et de l'Etranger 155:111-113.
Outlines of Psychology.W. Wundt - 1903 - The Monist 13:320.

Add more references