Pensando: Revista de Filosofia 6 (11):31-48 (2015)

Authors
Jeffery Nicholas
Providence College
Abstract
Neste artigo lanço três tradições umas contra as outras para levantar algumas questões de pesquisa futura sobre a natureza da razão e a razão da natureza. Max Horkheimer e Theodor Adorno, da Escola de Frankfurt, sustentavam que a razão tende a dominar a natureza e que a dominação é parte da essência da razão. Dirijo-me, então, para examinar Aristóteles e aristotélicos contemporâneos, mais precisamente Mary Midgley e Alasdair MacIntyre, para mostar um recurso possível na tradição da filosofia ocidental na qual a razão emerge da natureza. Usando modernos estudos de animais, Midgley e MacIntyre ampliam a visão aristotélica sobre a natureza da razão como parte de nossa natureza animal. Por fim, discuto os Lakotas, Primeina Nação dos povos da América do Norte, que tem uma visão da razão que é o espelho oposto daquela encontrada na modernidade. Essa comparação sugere que dominar a natureza não é essencial à razão.
Keywords Neste artigo lanço três tradições umas contra as outras para levantar algumas questões de pesquisa futura sobre a natureza da razão e a razão da natureza   Max Horkheimer e Theodor Adorno   da Escola de Frankfurt   sustentavam que a razão tende a dominar a natureza e que a dominação é parte da essência da razão   Dirijo-me   então   para examinar Aristóteles e aristotélicos contemporâneos   mais precisamente Mary Midgley e Alasdair MacIntyre   para mostar um recurso possível na tradição da filosofia ocidental na qual a razão emerge da natureza   Usando modernos estudos de animais   Midgley e MacIntyre ampliam a visão aristotélica sobre a natureza da razão como parte de nossa natureza animal   Por fim   discuto os Lakotas   Primeina Nação dos povos da América do Norte   que tem uma visão da razão que é o espelho oposto daquela encontrada na modernidade   Essa comparação sugere que dominar a natureza não é essencial à razão
Categories No categories specified
(categorize this paper)
ISBN(s)
Options
Edit this record
Mark as duplicate
Export citation
Find it on Scholar
Request removal from index
Translate to english
Revision history

Download options

PhilArchive copy


Upload a copy of this paper     Check publisher's policy     Papers currently archived: 53,742
External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server
Configure custom proxy (use this if your affiliation does not provide a proxy)
Through your library

References found in this work BETA

No references found.

Add more references

Citations of this work BETA

No citations found.

Add more citations

Similar books and articles

Beast and man: the roots of human nature. [REVIEW]Regina Andres Rebollo - 2011 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 10 (1):185-201.
O “Caso De Necessidade” Na Ordem Política.Diogo Aurélio - 2002 - Cadernos de História E Filosofia da Ciência 12 (1/2).
A soberania da reta razão.João Batista Valverde - 2002 - Philósophos - Revista de Filosofia 7 (1).
Reason And Nature In Critique Of Judgement.Heiner Klemme - 2009 - Trans/Form/Ação 32 (1):55-72.
Poder e limites da razão em Agostinho.Mariana Paolozzi Sérvulo da Cunha - 2013 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 58 (3):598-609.
Crença e razão na fenomenologia de Husserl.Martina Korelc - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 3 (2):33-52.

Analytics

Added to PP index
2019-01-27

Total views
20 ( #495,141 of 2,349,898 )

Recent downloads (6 months)
7 ( #99,915 of 2,349,898 )

How can I increase my downloads?

Downloads

My notes