Esclarecimento, educação e autonomia em Kant

Conjectura: Filosofia E Educação 16 (1):133-167 (2011)

Abstract
Este trabalho tem como objetivo abordar os conceitos esclarecimento, educação e autonomia na concepção do filósofo Immanuel Kant. Para tanto, no primeiro momento, faz-se a leitura do Opúsculo Kantiano de 1783, Resposta à pergunta: que é esclarecimento?, com o propósito de analisar o conceito esclarecimento, a fim de compreender de que modo, em Kant, se dá a passagem do homem de seu estado de menoridade à maioridade. Num segundo momento, a partir da leitura da obra publicada em 1803, Sobre a pedagogia, ainda que haja dúvidas se, de fato, essa obra tenha sido escrita por Kant ou, mais provavelmente, por seu aluno, Theodor Rink, busca-se evidenciar a tese kantiana de que a emancipação do homem não se dá sem a educação. E, por fim, num terceiro momento, à luz da análise feita dos dois conceitos-base deste trabalho, esclarecimento e educação, investiga-se a conexão entre ambos, na obra sobre filosofia moral kantiana de 1785, Fundamentação da metafísica dos costumes, tentando sustentar a tese de que esclarecimento e educação estão conectados com a autonomia moral, terceiro conceito-base desta investigação. A partir desses três momentos, salienta-se, por conseguinte, que a educação, segundo a proposta de Kant, possibilita ao homem desenvolver, aprimorar cada vez mais a capacidade e a coragem de sair do estado de menoridade e alcançar a maioridade, tornando-se, progressivamente, um sujeito esclarecido, autônomo e, consequentemente, moral
Keywords No keywords specified (fix it)
Categories (categorize this paper)
Options
Edit this record
Mark as duplicate
Export citation
Find it on Scholar
Request removal from index
Translate to english
Revision history

Download options

Our Archive


Upload a copy of this paper     Check publisher's policy     Papers currently archived: 49,017
External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server
Configure custom proxy (use this if your affiliation does not provide a proxy)
Through your library

References found in this work BETA

No references found.

Add more references

Citations of this work BETA

No citations found.

Add more citations

Similar books and articles

Direitos humanos na educação: superar os desafios.Karen Franklin - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (3):125-144.
Nietzsche E Habermas no tecido da dialética do esclarecimento.Barbara Lucchesi Ramacciotti - 2011 - Philósophos - Revista de Filosofia 16 (2):10-5216.
Educação - Pedagogia e Metafísica em Delfim Santos.Manuel Guedes da Silva Miranda - 1993 - Revista Portuguesa de Filosofia 49 (1/2):149 - 169.

Analytics

Added to PP index
2013-11-23

Total views
68 ( #133,145 of 2,310,674 )

Recent downloads (6 months)
2 ( #518,176 of 2,310,674 )

How can I increase my downloads?

Downloads

My notes

Sign in to use this feature