Religião, Ética e Psicanálise: um diálogo possível?

Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):181-206 (2018)

Abstract
Resumo : Constatando, na atualidade, uma espécie de vazio ético, e, tendo presente que a religião deixou de ser fonte articuladora e aglutinadora de sentido, a partir das críticas descerradas por Freud à religião, e, também, a evidência do declínio da representatividade da lei paterna e de autoridade, este artigo tem o objetivo de apresentar, por um lado, uma possível conexão entre vazio ético e existencial com o campo religioso nos dias atuais, podendo, por exemplo, o trânsito religioso ser visto como um comportamento sintomático e revelador do fenômeno religioso como mais uma ideia ou produto de consumo no vasto campo das culturas consumistas. Por outro lado, sustenta-se a tese de que, não obstante terem sido apresentadas e defendidas tantas teses acerca da superação e negação da religião, constata-se na atualidade uma espécie de retorno ao sagrado. Este, por sua vez, não se dá mais nos moldes da religião tradicionalmente herdada, mas, antes, a partir de um caráter ambivalente e paradoxal, que contrasta tanto com as antigas, como também com as novas formas de “ser religioso”, acabando por converter-se tal modo de ser em um risco iminente de tornar a religião um recurso de busca ao enfrentamento das neuroses e angústias da contemporaneidade mais do que o exercício de uma religiosidade esclarecida e como uma das formas capaz de articular e aglutinar a busca transcendental de sentido à existência. Palavras-chave: Fenômeno Religioso. Trânsito Religioso. Ética. Psicanálise. Função Paterna.
Keywords No keywords specified (fix it)
Categories No categories specified
(categorize this paper)
DOI 10.18226/21784612.v23.especial.8
Options
Edit this record
Mark as duplicate
Export citation
Find it on Scholar
Request removal from index
Translate to english
Revision history

Download options

Our Archive


Upload a copy of this paper     Check publisher's policy     Papers currently archived: 48,824
External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server
Configure custom proxy (use this if your affiliation does not provide a proxy)
Through your library

References found in this work BETA

No references found.

Add more references

Citations of this work BETA

No citations found.

Add more citations

Similar books and articles

Turismo religioso e identidade nacional.Edin Sued Abumanssur - 2018 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 16 (49):88-106.
Tempo do espírito e espírito do tempo: algumas observações mais ou menos intempestivas.Léa Freitas Perez - 2018 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 16 (49):356-378.

Analytics

Added to PP index
2018-12-19

Total views
5 ( #1,082,295 of 2,309,335 )

Recent downloads (6 months)
1 ( #761,345 of 2,309,335 )

How can I increase my downloads?

Downloads

My notes

Sign in to use this feature